10 bibliotecas impressionantes com as arquiteturas mais belas do mundo

Algumas das bibliotecas mais bonitas do planeta são verdadeiros marcos arquitetônicos que unem design e vastos acervos de conhecimento. Cada uma delas se destaca não apenas pelo conteúdo que abriga, mas também pela sua arquitetura única, que torna a visitação inesquecível. Confira 10 das bibliotecas mais impressionantes que encantam tanto pela estética quanto pela importância cultural.
Leia mais
1. Biblioteca Real de Copenhague – Copenhague, Dinamarca
Biblioteca Real de Copenhague, na capital da Dinamarca
Flickr/Christian Córdova/Creative Commons
Inaugurado em 1999, o edifício da Biblioteca Real de Copenhague, também conhecido como “The Black Diamond” (O Diamante Negro, em português), é uma obra-prima da arquitetura moderna. Projetada pelos arquitetos do escritório Schmidt Hammer Lassen, a estrutura é revestida de granito preto e ocupa 21 mil m², oferecendo vista deslumbrante do porto da cidade.
2. Snohetta Beijing Library – Pequim, China
Biblioteca de Pequim, na China
Instagram/@snohetta/Reprodução
A Estrutura Municipal de Pequim, inaugurada em 2023, é um exemplo impressionante de design contemporâneo. Projetado pelo escritório norueguês Snøhetta, o prédio tem sistema de vidro autoportante de 75 mil m² e capacidade para oito milhões de livros. A biblioteca é um dos maiores centros culturais de Pequim, além de oferecer um dos maiores espaços de leitura climatizados do mundo.
3. Biblioteca Admont Abbey – Admont, Áustria
Biblioteca Admont Abbey – Admont, Áustria
Jorge Royan/Wikimedia Commons
Construída entre 1774 e 1776, a Biblioteca do Mosteiro de Admont é a maior estrutura monástica do planeta. Projetada por Josef Hueber, apresenta estantes ornamentadas e um teto abobadado, sob o qual abriga cerca de 200 mil livros, incluindo manuscritos medievais raros. O interior da construção, com impressionante beleza barroca, foi projetado para ser um espaço de contemplação e conhecimento.
4. Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil
Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil
Donatas Dabravolskas/Wikimedia Commons
Inaugurado em 1887, o Real Gabinete Português de Leitura é um verdadeiro tesouro da literatura lusófona. Projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva Castro, o edifício abriga a maior coleção de literatura portuguesa fora de Portugal. Além de seu valor histórico e cultural, a instituição se tornou um ponto turístico de destaque no Rio de Janeiro, com seu interior ornamentado sendo um cenário comum para filmes e produções fotográficas.
5. Bibliotheca Alexandrina – Alexandria, Egito
Bibliotheca Alexandrina – Alexandria, Egito
Flickr/Elias Rovielo/Creative Commons
Inaugurada em 2002, a Bibliotheca Alexandrina é uma homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, um dos maiores centros de conhecimento da Antiguidade. Projetada pelo escritório norueguês Snøhetta, a construção apresenta uma fachada de granito e vidro, com capacidade para oito milhões de livros. Além de abrigar uma vasta coleção de documentos e manuscritos, tem um centro de estudos e um grande auditório que sedia eventos culturais.
6. Biblioteca Central – Seattle, EUA
Biblioteca Central – Seattle, EUA
Flickr/Maciek Lulko/Creative Commons
Inaugurado em 2004, o edifício da Central Library de Seattle é um exemplo de arquitetura contemporânea. Projetado por Rem Koolhaas e LMN Architects, o prédio de 11 andares tem capacidade para 1,5 milhão de livros.
7. Biblioteca da Trinity College – Dublin, Irlanda
Biblioteca daa Trinity College – Dublin, Irlanda
Diliff/Wikimedia Commons
Fundada em 1592, a Trinity College é a maior instituição de pesquisa da Irlanda. A biblioteca, com seu teto abobadado e estantes de madeira, abriga cerca de 200 mil obras, incluindo o “Livro de Kells”, famoso manuscrito medieval. A biblioteca não é apenas um ponto de estudo e pesquisa, mas também um destino turístico popular.
Leia mais
8. Biblioteca Municipal de Stuttgart – Stuttgart, Alemanha
Biblioteca Municipal de Stuttgart – Stuttgart, Alemanha
Instagram/@chryxc/Reprodução
Inaugurada em 2011, a Biblioteca Municipal de Stuttgart é exemplo de design minimalista. Projetado pelo arquiteto Eun Young Yi, o prédio de nove andares tem fachada iluminada e átrio central que se assemelha a um templo.
9. Biblioteca do Convento de Mafra – Mafra, Portugal
Biblioteca do Convento de Mafra – Mafra, Portugal
Flickr/Bosc d’Anjou/Creative Commons
Construída no século 18, a Biblioteca do Convento de Mafra é um dos maiores tesouros bibliográficos de Portugal. Projetada por João Frederico Ludovice, a edificação barroca abriga cerca de 36 mil volumes, incluindo obras raras e manuscritos. A biblioteca tem valor histórico imenso e é considerada um dos maiores exemplos de arquitetura barroca do país.
Leia mais
10. Biblioteca Nacional da França – Paris, França
Biblioteca Nacional da França – Paris, França
Flickr/Jean-Pierre Dalbéra/Creative Commons
Inaugurada em 1995, a Biblioteca Nacional da França é um dos maiores centros de pesquisa do mundo. Projetada por Dominique Perrault, é composta por quatro torres em forma de livros abertos, sendo um símbolo de conhecimento e modernidade. A estrutura abriga uma vasta coleção de obras, manuscritos e mapas, além de ser um local importante para o desenvolvimento cultural e acadêmico da França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima