10 chás para melhorar a saúde do fígado e os benefícios de cada infusão

O fígado tem papel central no metabolismo, com funções biológicas essenciais. Dentre elas, estão a síntese de proteínas, o armazenamento de vitaminas, a desintoxicação do organismo e a digestão dos alimentos. Por isso, cuidar da saúde hepática é fundamental — e os chás podem ser grandes aliados nesse processo. A seguir, conheça infusões naturais que contribuem com a saúde do órgão.
Leia mais
“O fígado funciona como um banco de energia, armazenando glicogênio e liberando glicose conforme o corpo precisa”, explica Gabriel Moliterne, nutricionista do Hospital Albert Sabin de São Paulo. “É responsável pela produção de proteínas essenciais, como a albumina e os fatores de coagulação. Também atua como uma potente máquina de limpeza, realizando o processo de desintoxicação 24 horas por dia por meio de sistemas enzimáticos complexos. E, por fim, produz a bile, substância fundamental para a digestão adequada das gorduras.”
O fígado é o único órgão interno capaz de se regenerar por completo. Multifuncional, ele filtra, transforma, limpa e organiza tudo o que ingerimos — e até o que sentimos. Por estar conectado a quase todos os sistemas do corpo, qualquer descuido com sua saúde pode refletir diretamente na pele, na digestão e até no humor.
O desenvolvimento de hábitos saudáveis é essencial para cuidar do fígado
Freepik/Creative Commons
“O fígado não precisa de detox externo. Esse é um dos maiores mitos da nutrição moderna, porque o fígado já tem os sistemas naturais de detox. Ele não acumula toxinas como uma esponja suja que precisa ser limpa. Ele processa e elimina substâncias nocivas continuamente. Muitos produtos vendidos como detox podem, na verdade, prejudicar o fígado”, completa o nutricionista.
O acúmulo de gordura no fígado pode levar à esteatose hepática, condição cada vez mais comum e silenciosa. Ela costuma estar associada a fatores como sobrepeso, hipertensão, distúrbios metabólicos, diabetes tipo 2, colesterol elevado e outros desequilíbrios que comprometem o funcionamento do órgão.
E para cuidar da saúde do fígado, os procedimentos não se limitam à restrição de álcool e comidas gordurosas. A inclusão de chás é uma estratégia natural e simples que pode contribuir para a proteção do órgão. Algumas ervas possuem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e desintoxicantes que auxiliam no bom funcionamento hepático e ajudam a prevenir o acúmulo de toxinas. Saiba mais a seguir.
1. Chá-verde
O chá-verde apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória, além de remover o excesso de gordura no fígado
Freepik/Creative Commons
O chá-verde ajuda a remover o excesso de gordura no fígado ao regular o metabolismo lipídico. Também oferece ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo a membrana hepática contra danos causados por radicais livres.
Para prepará-lo, basta misturar 1 colher (chá) de folhas frescas ou extrato seco de chá-verde com 200 ml de água fervente, deixando em infusão por, pelo menos, 5 minutos.
Há risco de toxicidade para crianças, gestantes, lactantes e pacientes com alterações na tireoide, úlcera gástrica, gastrite ou anemia.
2. Chá de gengibre
O chá de gengibre contém efeitos capazes de reduzir danos sofridos pela membrana hepática
Freepik/jcomp/Creative Commons
O gengibre contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e efeitos hipolipidêmicos capazes de reduzir danos sofridos pela membrana hepática.
O preparo é simples: 1 colher (chá) de gengibre fresco picado ou 2g de extrato em pó para cada xícara de água fervente.
Deixe os ingredientes em infusão por 5 minutos e adoce com mel, açúcar ou adoçante.
3. Chá de cúrcuma
O chá de cúrcuma auxilia na desintoxicação e desinflamação do fígado, além de estimular a regeneração das células hepáticas
Freepik/Creative Commons
Tendo como principal componente ativo a curcumina, antioxidante que contribui para a desintoxicação e redução na inflamação do fígado, ela também ajuda a aumentar a produção de enzimas e estimula a regeneração das células hepáticas.
Para consumo, acrescente 1 colher (chá) de cúrcuma em pó a uma xícara de água fervente.
Deixe em infusão por 5 minutos, coe e beba.
4. Chá de carqueja
O chá de carqueja contribui para a digestão e o controle do colesterol e da glicemia
Freepik/Creative Commons
As folhas e caules da carqueja são ricos em flavonoides e saponinas, substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória. Também apresenta efeitos hepatoprotetores e auxilia na desintoxicação e na digestão, além de contribuir no controle do colesterol e da glicemia. O chá é especialmente eficaz para problemas digestivos, ajudando a aliviar má digestão, gases e azia.
Para prepará-lo, ferva 1colher (sopa) de folhas secas em 500 ml de água por 10 minutos.
Em seguida, coe e transfira para uma xícara.
5. Chá de hortelã
O chá de hortelã estimula a produção de bile, garantindo o bom funcionamento do fígado
Freepik/jcomp/Creative Commons
A hortelã estimula a produção de bile, substância essencial para a digestão de gorduras e o bom funcionamento do fígado.
Lave algumas folhas da erva e coloque-as em uma panela com água até ferver. Coe e beba.
A bebida não deve ser consumida por crianças menores de dois anos, por lactantes e em casos de inflamações no estômago.
6. Chá de alecrim
O chá de alecrim ajuda a desintoxicar o fígado e a regular os níveis de açúcar no sangue
Freepik/jcomp/Creative Commons
O alecrim apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, facilitando a digestão, a desintoxicação do fígado e estimulando a produção de bile. Além disso, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Para reproduzir, ferva 250 ml de água e adicione 1 colher (sopa) de folhas de alecrim.
Deixe em infusão por 10 minutos e transfira para uma xícara.
7. Chá de cardo-mariano
O chá de cardo-mariano ajuda na proteção do fígado e na desintoxicação do organismo
Pexels/Erick González González/Creative Commons
O cardo-mariano contém a silimarina como principal composto ativo, uma substância antioxidante e hepatoprotetora que estimula a capacidade de regeneração das células do fígado, permitindo o reparo de danos na membrana hepática e o controle de inflamações e intoxicações.
Presente nas sementes da planta, a silimarina protege o fígado de danos causados por toxinas, álcool e medicamentos, e é eficaz no tratamento de condições como hepatite, cirrose e gordura no fígado.
Misture 1 colher (chá) de sementes esmagadas do cardo-mariano em 200 ml de água quente.
Deixe em infusão por, no mínimo, 10 minutos e coe.
8. Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão elimina toxinas acumuladas no organismo e apresenta efeito diurético
Pexels/cajko/Creative Commons
O chá de dente-de-leão auxilia na limpeza do fígado e na melhora da função hepática ao estimular a produção de bile e eliminar toxinas acumuladas no organismo. Outro ponto de destaque está no efeito diurético, responsável por eliminar líquidos e impurezas.
Ferva 250 ml de água e adicione 1 colher (sopa) das folhas de dente-de-leão.
Deixe em infusão por 10 minutos e transfira para uma xícara.
9. Chá de alcachofra
O chá de alcachofra contém antioxidantes que protegem as células hepáticas contra danos causados por radicais livres
Freepik/Creative Commons
A alcachofra é rica em cinarina, composto que estimula a produção de bile, facilita a digestão de gorduras e auxilia na desintoxicação do fígado. Ela também apresenta antioxidantes que protegem as células contra danos e inflamações, reduzem o colesterol ruim (LDL) e melhoram a saúde cardiovascular.
Outro benefício está no controle da glicemia, sendo útil para pessoas com diabetes. As propriedades diuréticas permitem a eliminação de líquidos e toxinas, combatendo o inchaço.
Em uma chaleira, coloque 250 ml de água e leve ao fogo médio até ferver. Depois, adicione 1 colher (sopa) de folhas secas de alcachofra e deixe por 10 minutos. Coe e beba.
O chá não é indicado para crianças menores de 12 anos, lactantes, pessoas com entupimento da vesícula biliar ou com doenças graves no fígado.
10. Chá de boldo
O chá de boldo auxilia na digestão das gorduras e estimula a produção da bile
Freepik/Creative Commons
O chá de boldo contém lactona, substância que auxilia na digestão das gorduras. Além disso, a bebida apresenta propriedades antioxidantes e desintoxicantes, contribuindo para a limpeza do fígado. A boldina, composto presente no boldo, estimula a produção da bile.
Misture 1 colher (chá) de folhas de boldo em 200 ml de água quente. Aguarde 10 minutos em infusão e coe.
O boldo não deve ser ingerido por crianças, gestantes e lactantes. Também não é recomendado para pessoas com pressão alta, com problemas na vesícula, hepatites ou doenças renais.
Os chás realmente ajudam na “limpeza” do fígado?
No sentido literal, não. Os chás apenas apoiam as funções naturais por meio de ações antioxidantes.
“Alguns chás podem interferir na metabolização de algumas medicações pelo fígado, ou seja, pode potencializar ou até diminuir o efeito da medicação. Quem usa antidepressivo, anticoncepcional, anticoagulante, faz tratamento contínuo, por exemplo, precisa conversar sempre com o médico”, pontua Esthela Oliveira, nutróloga e integrante do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.
Qual é a diferença entre tomar o chá fresco, em sachê ou em cápsulas?
A primeira opção é a mais indicada, pois costuma ter uma concentração maior e mais rica dos compostos ativos.
Os chás auxiliam o fígado a desempenhar melhor as suas funções, atuando como suporte diário
Freepik/Creative Commons
Os sachês, por sua vez, são mais práticos, mas preservam menos os princípios ativos, atuando como uma alternativa para quem busca praticidade.
Leia mais
As cápsulas apresentam ação controlada e padronizada, fator importante para resultados constantes de pessoas que exigem doses específicas.
O verdadeiro cuidado hepático está na alimentação equilibrada, exercício regular, redução do álcool, sono adequado e controle de estresse
Unsplash/Nigel Msipa/Creative Commons
Quais são as restrições para o consumo desses chás?
Crianças, gestantes, lactantes e idosos exigem atenção especial pois, nessas fases, o corpo tem um metabolismo mais sensível, exigindo orientação médica e atenção redobrada.
Quais hábitos ajudam na saúde do fígado?
Apesar de os chás serem aliados na rotina, eles não substituem os tratamentos médicos e não garantem a cura para problemas hepáticos. É necessário ter uma alimentação equilibrada, beber água adequadamente, sono de qualidade e praticar exercícios físicos.
“E lembrar que o fígado também sente o emocional. O cuidado da mente, das emoções, da respiração. Tudo isso é parte fundamental no tratamento integrativo”, finaliza a nutróloga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima