10 chefs de cozinha que também lançaram as suas próprias bebidas

Alguns nomes estrelados da cozinha brasileira reforçam a própria identidade culinária ao entrar no universo das bebidas como forma de experimentar e expandir a sua criatividade para além dos pratos. Desde espumantes até cafés ou cervejas, esses lançamentos atuam como uma extensão natural dos restaurantes e, muitas vezes, são pensados para harmonizar com menus específicos. Confira alguns deles:
Leia mais
1. Gordon Ramsay
O chef e personalidade televisiva britânico, Gordon Ramsay, criou a sua própria linha de vinhos em parceria com a Benchmark Drinks
Instagram/@benchmarkdrinks/Reprodução
O chef tem a sua própria linha de vinhos, que foi feita em colaboração com a Benchmark Drinks, em 2021. Apresenta oito versões diferentes: um rosé, três brancos e quatro tintos. O profissional também lançou uma linha de gin em parceria com a destilaria escocesa Eden Mil.
2. Massimo Bottura
O chef Massimo Bottura elaborou blends de cafés exclusivos para a marca italiana illycaffè
Instagram/@clubeilly/Reprodução
O chef italiano, da Osteria Francescana, co-criou blends exclusivos para a marca de café illycaffè, em 2023. Bottura trabalhou com os nove ingredientes para desenvolver um café único, adaptado às suas preferências sensoriais. Além disso, ele desenvolveu o The Dalmore L’Anima 49 anos, um single-malt elaborado com uísques raros.
3. Alex Atala
O chef brasileiro realizou uma parceria com o Grupo 3corações, do qual é embaixador, e assinou a linha de cápsulas de café espresso ID Coffee em 2019. Os grãos Arábica apresentam notas florais, frutadas e achocolatadas.
4. Erick Jacquin
O chef e jurado do Masterchef Brasil, Erick Jacquin, lançou um espumante em colaboração com a Vinícola Casa Perini
Instagram/@casaperini/Reprodução
O chef lançou um espumante em parceria com a Vinícola Casa Perini, em 2024, e também criou alguns drinques autorais para o Bar do Vaticano.
5. Henrique Fogaça
O chef tem a sua própria linha de cervejas artesanais, desde 2014, produzida em parceria com a Cervejaria Dortmund, de Serra Negra, SP. Entre as cervejas artesanais, estão a Fogaça Pale Ale (com lúpulo Summit, aromas cítricos/frutados) e a Fogaça Witbier (cítrica, condimentada).
6. Renata Vanzetto
A chef Renata Vanzetto desenvolveu uma linha de três chás com a Talchá, nomeada RêCombina
Instagram/@atalcha/Reprodução
A chef desenvolveu a linha RêCombina, de três chás exclusivos em colaboração com a Talchá, em 2024. A coleção mistura ingredientes inusitados oferecendo os blends exclusivos Rêanima (gengibre, maçã, tília), Rêaliza (hibisco, hortelã-brava, mel de manuka) e Rêlaxa (melissa, capim-limão, amora).
7. Evandro Magno
O chef de cozinha lançou uma marca de licores especiais nomeada Sonatta Licores, em 2020, em parceria com o administrador de empresas Iuri Paulino. Entre os sabores da linha estão o de Maracujá com especiarias e o de Hibisco com framboesa.
8. Claude Troisgros
O chef Claude Troisgros lançou um negroni engarrafado que leva gin, vermute e Campari
Eduardo Borges/Divulgação
O chef francês lançou uma versão do clássico drinque Negroni engarrafado em 2024 para celebrar o aniversário de quatro anos do Le Quartier.
9. Olivier Anquier
O chef e empresário Olivier Anquier lançou um espumante que compõe o cardápio do restaurante L’Entrecôte d’Olivier
Bendita Filmes/Divulgação
O chef e empresário lançou o Espumante Anquier, em 2009, presente no cardápio do Restaurante L’Entrecôte d’Olivier. O rótulo nacional tem propriedade Brut e usa as uvas Chardonnay e Pinot Noir.
Leia mais
10. Lênin Palhano
O chef Lênin Palhano assinou uma cerveja em parceria com a Maniacs Brewing Co.
Instagram/@leninpalhano/Reprodução
O profissional assinou a Maniacs by Lênin Palhano, uma cerveja do estilo Tripel em parceria com a Maniacs Brewing Co, em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima