10 livros com casas mal-assombradas para entrar no clima do Halloween

Com o clima de mistério e suspense do Halloween, outubro é o mês ideal para renovar a lista de livros do gênero na sua estante. Nesta seleção, reunimos 10 indicações de títulos de terror e mistério que possuem casas como peça chave do enredo. Confira as dicas:
Leia mais
1. Casas Estranhas – Uketsu
O livro Casas Estranhas foi escrito pelo autor Uketsu, cuja identidade verdadeira é desconhecida do público
Intrínseca/Reprodução
Fenômeno da literatura japonesa, esta narrativa apresenta residências com cômodos misteriosos. Um casal em busca de um novo lar acredita ter encontrado a moradia perfeita — até perceber algo estranho: no térreo, entre a cozinha e a sala, há um espaço que não deveria existir.
Intrigados, eles recorrem a um escritor fascinado por ocultismo e a um especialista em arquitetura para analisar a planta baixa da casa. A investigação revela que o imóvel esconde outros pontos ainda mais bizarros, mergulhando os personagens em uma atmosfera de suspense e desconcerto. Dica: leia a versão física do livro para acompanhar os desenhos das plantas junto com o texto — isso torna a experiência mais imersiva.
2. Suicidas – Raphael Montes
Suicidas, primeiro livro do aclamado autor brasileiro Raphael Montes, é chocante e viciante
Companhia das Letras/Reprodução
No primeiro livro do autor brasileiro Raphael Montes, toda a história se desenrola na casa chamada de Cyrille’s House, no interior do Rio de Janeiro, quando nove jovens da elite carioca são encontrados mortos no porão, em condições misteriosas que indicam que participaram de um jogo de roleta russa.
3. Uma Família Feliz – Raphael Montes
O enredo de Uma Família Feliz aborda temas como maternidade e infância de modo surpreendente e brutal
Companhia das Letras/Reprodução
Em outra obra, Raphael Montes mergulha na intimidade de uma família aparentemente “perfeita” para mostrar que é impossível saber o que se esconde por trás das aparências. Na trama de Uma Família Feliz, conhecemos o Blue Paradise, um condomínio fechado de classe média-alta na Barra da Tijuca, onde vivem Eva, seu marido e os dois filhos. Tudo parece correr bem — até que a mulher descobre uma nova gravidez, e a rotina começa a se desfazer, revelando segredos inquietantes.
Neste livro, o autor explora temas delicados como saúde mental e violência doméstica. A narrativa se destaca por sua construção inusitada: a história começa pelo desfecho e, a partir daí, retrocede no tempo para revelar os acontecimentos que levaram até aquele ponto.
4. O Massacre da Família Hope – Riley Sager
Marcado por reviravoltas surpreendentes, o livro O Massacre da Família Hope conta a história do assassinato de uma família 40 anos após a tragédia que chocou uma pequena cidade no Maine, nos Estados Unidos
Intrínseca/Reprodução
Uma mansão isolada no alto de um penhasco carrega as marcas de uma tragédia: a misteriosa morte de uma família inteira. A única sobrevivente foi Lenora Hope, uma das filhas, considerada suspeita do crime — embora jamais tenha sido condenada.
Décadas depois, já idosa, ela ainda vive na casa. A história acompanha Kit, uma enfermeira que, movida pela curiosidade, começa a investigar os segredos enterrados naquele lugar, determinada a desvendar o passado sombrio que assombra a propriedade.
5. O Iluminado – Stephen Kin
O livro O Iluminado, que deu origem ao filme homônimo de Stanley Kubrick, é clássico do gênero de terror
Companhia das Letras/Reprodução
Em O Iluminado, clássico do terror, Stephen King conta a história de Jack Torrance, escritor e ex-professor alcoolista que aceita um emprego como zelador durante o inverno no isolado Hotel Overlook, nas Montanhas Rochosas do Colorado.
6. A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson
A obra A Assombração da Casa da Colina inspirou diversas adaptações, é considerado o melhor e mais completo livro sobre casas mal assombradas
Alfaguara/Reprodução
O livro que inspirou a série A Maldição da Residência Hill, da Netflix, foi escrito por Shirley Jackson, considerada a rainha do terror por Stephen King. Na trama, três personalidades são convidadas para passar um tempo na Casa da Colina, conhecida por suas manifestações fantasmagóricas. Com o tempo na estadia, fica cada vez mais claro que a sanidade ― e a vida ― de todos está em risco.
7. A Casa Torta – Agatha Christie
Clássico do gênero de terror e suspense, A Casa Torta foi escrito pela aclamada escritora Agatha Christie
HarperCollins/Reprodução
Da Rainha do Crime, Agatha Christie, A Casa Torta se passa nos arredores de Londres, em uma mansão com uma característica peculiar: sua estrutura é torta, refletindo as distorções da própria família que ali vive.
Leia mais
O milionário octogenário Aristide Leonides mora no local com seus parentes, até que sua morte por envenenamento transforma todos os habitantes em suspeitos. A partir daí, a discórdia se instala entre os membros da família, e a residência passa a abrigar não apenas os segredos de diversas gerações, mas também pistas ocultas sobre o verdadeiro assassino.
8. Hell House – A Casa Do Inferno – Richard Matheson
A Mansão Belasco ,da trama Hell House – A Casa Do Inferno, é considerada uma das casas mais mortais e imponentes da literatura de terror e suspense
Darkside/Reprodução
Inspirado por clássicos do gênero, como A Queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe, e A Assombração da Casa na Colina, de Shirley Jackson, a obra de Richard Matheson conta sobre um milionário que, à beira da morte, convoca uma equipe investigativa para a diabólica mansão, dispostos a desvendar seus mistérios e derrotar as presenças malignas que assombram o local.
9. O Apartamento de Paris – Lucy Foley
Sucesso das redes socais, o livro O Apartamento de Paris, de Lucy Foley, é rápido de ler e cheio de reviravoltas
Intrínseca/Reprodução
No livro, uma jovem inglesa vai a Paris em busca de recomeço, mas se vê no centro de um mistério ao descobrir o súbito desaparecimento do meio-irmão, Ben. Sozinha em um prédio onde nada é o que parece, ela enfrenta o silêncio de vizinhos hostis e uma rede de segredos que a envolve cada vez mais. Enquanto tenta descobrir o que aconteceu, percebe que todos têm algo a esconder, inclusive seu irmão e as circunstâncias sobre seu sumiço.
10. A Empregada – Freida McFadde
Recomendado para os fãs de A Mulher na Janela e A Garota no Trem, o livro de Freida McFadden já vendeu mais de três milhões de exemplares em todo o mundo
Editora Arqueiro/Reprodução
Na história, a empregada Millie parece viver à sombra da família Winchester: limpa a casa, cuida da filha, prepara refeições, e, ao fim do dia, recolhe-se sozinha a um quarto apertado no sótão. Mesmo diante das humilhações de Nina, a patroa instável, e do sofrimento silencioso de Andrew, o marido perfeito, Millie se mantém em silêncio, descobrindo os segredos da família. Mas à medida que os abusos se intensificam, Nina e Andrew descobrem que Millie também guarda seus segredos.
O livro será adaptado para os cinemas, com lançamento previsto para 2026, estrelado pelas atrizes Sydney Sweeney e Amanda Seyfried.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima