10 plantas para banheiro que farão de você um especialista em decoração

Plantas no banheiro sempre transformam o espaço, dando a impressão de que ele saiu da capa de uma revista. Banheiros de bom gosto e bem iluminados são comuns, mas adicionar elementos decorativos pode ser a diferença entre um espaço sem graça e um que seja convidativo e mantenha o mesmo esmero que o restante da sua casa.
Além de um tapete que contraste com o resto das cores, cestos de tecidos, como linho, e luminárias aconchegantes que proporcionem uma atmosfera relaxante, seu banheiro precisa de um toque de verde para acrescentar naturalidade e vida. Mas, não basta qualquer planta. Antes de escolher plantas para o banheiro, você deve se assegurar de que elas cumpram duas condições: ser resistentes à umidade e necessitar de pouca luz. Conheça estas plantas ideais para o banheiro e dê um toque definitivo de vitalidade a um espaço inesperado.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
O que significa ter uma planta no banheiro?
Plantas no banheiro são uma maneira infalível de manter a energia positiva em casa
MART PRODUCTION/Pexels
O Feng Shui nos diz que ter plantas no banheiro são uma opção infalível para a permanência da boa energia no lar. Nesse caso, como o espaço costuma ter pouquíssima iluminação natural, é comum que as más vibrações se sintam confortáveis e decidam permanecer ali. Ainda que você cumpra com o restante das recomendações do Feng Shui em toda a sua casa, esse pequeno detalhe desequilibra o fluxo de energia e dificulta seu processo rumo à prosperidade. Então, o que se pode fazer em relação ao Feng Shui no banheiro? Como sempre, belas plantas são a solução!
Quando você coloca plantas no banheiro, você conecta a energia positiva de todo o lar com esse espaço. É como se você fizesse uma limpeza profunda. Com essa ação, garantirá abundância, afastará qualquer má energia que queira se infiltrar em sua vida e ajudará a manter estabilidade financeira. Além disso, não se esqueça de que as plantas, onde quer que estejam, sempre trazem alegria e amor.
Benefícios de ter plantas no banheiro
Além de serem decorativas, as plantas de banheiro têm outros benefícios muito úteis
Carlos Montelara/Pexels
Fora as vantagens energéticas que as plantas oferecem ao banheiro, é possível aproveitar outros benefícios se você incluí-las em um espaço que muitas pessoas não consideram como ideal para vegetação. Para começar, as únicas plantas que podem sobreviver aqui são aquelas que absorvem umidade; ao fazê-lo, elas purificam o ar e isso é perfeito para manter o banheiro muito mais limpo. Sem excesso de umidade, você também terá menos bactérias e, se tiver alergias, estas também poderão diminuir significativamente.
Outro benefício comprovado das plantas é sua capacidade de reduzir o estresse, já que sua presença ajuda a controlar os níveis de cortisol. Inclusive, a rotina de cuidados das plantas no banheiro é tão prática que ajuda a tranquilizar a mente e deixar os pensamentos negativos fora do lar. E uma vida sem estresse é uma vida harmônica.
As plantas ajudam a reduzir os odores do banheiro?
Adicionar plantas ajuda a controlar odores no banheiro
Yaroslav Shuraev/Pexels
O banheiro, por mais que se tente mantê-lo livre de aromas, às vezes precisa de uma ajuda extra para cheirar bem. A presença de plantas resolve esse problema, pois, além de serem uma decoração natural que nunca sai de moda, também controlam odores desagradáveis. Para elas, o excesso de umidade é como alimento; ao absorvê-lo, não apenas crescem melhor, mas também reduzem as chances do mofo se instalar no ambiente e, com ele, o mau cheiro.
É comum que plantas no banheiro neutralizem odores, embora também possam perfumar o espaço. Por exemplo, se você colocar um vaso com hortelã ou babosa, perceberá aromas frescos e mentolados depois de cada banho. As flores também podem ser uma opção útil para perfumar o banheiro. Contudo, o mais recomendável é colocá-las na entrada ou do lado de fora da porta, pois não são muito resistentes à umidade e ao vapor.
1. Bambu
O bambu será seu melhor amigo se você o posicionar corretamente no seu banheiro
Ata Ebem/Pexels
Uma das plantas para o banheiro por excelência é o bambu ou bambusoideae. Essa espécie pode crescer em água, terra ou esferas de gel, e não requer mais cuidados além de se manter úmida e receber algumas horas de luz indireta durante o dia; o banheiro oferece as condições perfeitas para esses dois últimos aspectos. Tenha cuidado com a rega dessa espécie, pois o banheiro manterá a terra do vaso úmida e talvez você precise reduzir a frequência de regas. Porém, se em vez de vaso, você tiver o bambu na água, então preste atenção para que o recipiente não acumule algas e troque o líquido com cuidado especial para que não contenha cloro. Em relação ao Feng Shui, o bambu está associado à prosperidade e à energia positiva, tornando-se uma excelente escolha se você deseja uma planta bonita que atraia abundância.
Os caules da família Bambusoideae, embora finos, são muito resistentes, além de ocos; de fato, nas espécies mais silvestres, são utilizados na construção e até como matéria-prima têxtil. As características variam conforme a espécie, assim como as possibilidades de onde colocá-lo. O bambu da sorte, por exemplo, pode ter formas onduladas, retas ou quase circulares: se tiver ramos altos, um vaso de cristal em um canto pode contê-lo e ficará original; porém, se seu tamanho for menor, a melhor ideia pode ser colocá-lo na pia ou na bancada.
2. Samambaia
A samambaia crescerá lindamente se você a colocar no banheiro
Göksu Taymaz/Pexels
A samambaia comum é um arbusto muito resistente que se adapta perfeitamente às condições de qualquer espaço, mas especialmente ao banheiro. A Nephrolepis exaltata adora umidade, quanto mais úmidas suas folhas tiverem, melhor, por isso ela prospera nesse ambiente. Lembre-se de que essa planta é originária de zonas tropicais, onde cresce formando uma touceira abundante de até 2 metros e com folhas verdes muito chamativas. Ela prefere lugares com meia-sombra e não gosta de muita luz, outra característica ideal para colocá-la no banheiro. Entretanto, embora a samambaia prefira a umidade, não encharque seu vaso com água em excesso, porque as raízes podem apodrecer.
Apesar de tão comum, trata-se de uma planta cada vez mais procurada pelos amantes de plantas que pretendem dar um toque silvestre a uma banheira, alegrar as prateleiras ou combinar com acabamentos que incluam metais, como em um banheiro de estilo industrial, ou madeiras, em banheiros rústicos. É uma planta pendente que dá muita personalidade a qualquer espaço, então será uma surpresa para seus convidados se suas folhas caírem em cascata do teto do seu banheiro.
3. Jiboia
A jiboia é ideal se você deseja uma planta suspensa no seu banheiro
Taryn Elliott/Pexels
Sem dúvida, o que torna a jiboia especial são suas folhas em formato de coração. Se sua decoração tende ao estilo boho e você gosta que a vegetação seja a protagonista, ter um par dessas plantas no seu banheiro dará aquele toque verde que você está buscando sem perder o estilo. A jiboia requer rega constante para crescer e um ambiente extremamente úmido, embora, ao contrário das plantas que apresentamos até agora, essa espécie precise receber bastante luz, sendo uma boa opção para banheiros com janelas maiores ou até para jardins úmidos que acompanham alguns chuveiros com iluminação zenital.
A Epipremnum aureum, também conhecida como pothos ou potus, adora ficar em vasos pendentes e também possui características trepadeiras, então é muito provável que comece a guiar seus ramos pelas paredes, molduras, portas de correr e até espelhos do seu banheiro. Em alguns meses, você terá uma longa trepadeira com folhas em forma de coração que produzirá oxigênio e purificará o ar.
4. Clorofito (mala mãe)
Não pense duas vezes: coloque uma planta-aranha no seu banheiro se quiser folhagem exuberante
Mathias Reding/Pexels
Com suas folhas longas e de um tom vede-claro que às vezes pode incluir uma linha branca ao redor, a planta aranha (Chlorophytum comosum) é uma planta sofisticada que cresce de maneira uniforme e não requer grandes cuidados, o que a torna ideal para iniciantes no mundo da jardinagem e perfeita para colocar em um banheiro. Essa espécie vem da África e também é conhecida como gravatinha, laço de amor ou planta-aranha, embora o apelido principal de “mala mãe” tenha surgido pela forma como cresce, em que os brotos nascem separados da planta principal.
A planta é muito querida porque purifica o ar e o ambiente; além disso, adora espaços muito úmidos e, embora necessite de muito sol, não gosta que a luz incida diretamente, preferindo a luz indireta. Coloque-a em um lugar alto ou em uma prateleira, de forma que suas folhas caiam. Vasos de vime são ideais para contrastar com suas folhas e darão vida a qualquer cantinho do seu banheiro. De preferência, procure direções onde o sol não bata diretamente: a luz do norte e do leste são as melhores para esta planta.
5. Aloe vera
Embora possa não parecer, a babosa é perfeita para o banheiro
Jessica Lewis/Pexels
Além de suas múltiplas propriedades para o cuidado da pele, o aloe vera é uma planta pouco comum, mas muito atraente, para o seu banheiro. Seu nome comum é babosa, e muitos desconhecem que seu nome científico (aloe vera) também se tornou o nome popular. Entre suas propriedades medicinais, é perfeita como agente antibacteriana, mas seus benefícios não se limitam à saúde, já que também elimina bactérias do ambiente e o purifica.
O mais importante nos cuidados com a espécie é um vaso com a melhor drenagem possível, pois a umidade excessiva pode matá-la: se você notar que suas folhas estão ficando moles, é sinal de que ela precisa de um ambiente um pouco mais seco. Com isso em mente, lembre-se de reduzir a rega quando colocá-la no banheiro. Se você tiver uma babosa grande, cubra a superfície do vaso com pedras de rio que combinem com a decoração; se tiver uma versão menor, um vaso hexagonal dará um estilo único. Como conselho final, recomendamos colocá-la longe da banheira e do chuveiro, pois o vapor pode estragar suas raízes e provocar o aparecimento de manchas marrons que enfraquecerão suas folhas. Ao lado da pia ou perto do closet serão os lugares perfeitos para sua babosa.
6. Palmeira
Opte por uma palmeira se quiser um toque tropical no seu banheiro
Getty Images
A palmeira-amarela (também conhecida como areca) é uma planta cheia de personalidade que pode ser a protagonista de qualquer banheiro sem necessidade de muita decoração. A palmeira cresce em climas tropicais e requer umidade relativamente alta para se manter verde, então posicioná-la ao lado da banheira, ou do box, será perfeito. Sua folhagem é tão abundante que também funciona como uma barreira natural, então, caso você tenha um banheiro ao ar livre ou com um grande janelão ao estilo contemporâneo, poderá criar limites visuais com essa bela planta.
Combine-a com um vaso minimalista e mantenha regas regulares: embora necessite de muita umidade, tanto na terra quanto no ambiente, não deve ser regada em excesso para não colocar suas raízes em risco. É amante da luz indireta e não exigirá muitas horas de sol ao dia, mas também não gosta de lugares sombreados. Se você fizer tudo corretamente, terá uma areca espetacular que preencherá seu banheiro de verde — e não se esqueça, ela pode crescer até 9 metros de altura! Leve isso em conta junto com as dimensões do seu banheiro.
7. Orelha-de-elefante
A planta orelha-de-elefante está entre as melhores opções para o banheiro, pois suas folhas são ornamentais
Getty Images
O nome científico da orelha-de-elefante é um dos mais bonitos do mundo vegetal: Alocasia odora. Assim como a monstera, essa planta é puramente ornamental e decora com muita personalidade qualquer espaço. Por sorte, devido à sua necessidade de ambientes úmidos e luz indireta, é ideal para colocá-la em um banheiro ao qual se queira dar um design único. Pode alcançar até 2 metros de altura em interiores, mas na natureza chega a 10 metros. Também é chamada de lírio da nite ou taro asiático e, pela forma como cresce, tanto horizontal quanto verticalmente, precisa de vasos grandes e muito espaço.
Como alerta, considere que a orelha-de-elefante é tóxica tanto para humanos quanto para pets, então só escolha essa espécie se não houver crianças pequenas na casa ou se for possível manter os animais afastados do banheiro. Se atender a esses requisitos, prepare-se para decorar o espaço como um especialista, visto que poucas plantas têm formas e tamanhos tão esplêndidos. Sempre preste atenção à quantidade de luz que ela recebe, porque sol demais, infelizmente, pode alterar a coloração de suas folhas tão emblemáticas.
8. Peperômia
Suas folhas são pequenas, mas a peperômia é perfeita para decorar seu banheiro com estilo
Getty Images
Seu nome comum e científico são o mesmo: peperômia. Essa plantinha é preciosa por suas folhas ovais e sulcadas, em um verde que transita pelos tons acinzentados; também apresenta muitas texturas e bastante volume pela forma como cresce. Costuma florescer com brotos brancos e pequenos, embora esse processo nem sempre ocorra e seja bastante incomum; ainda assim, seu principal atrativo é a planta em si.
A peperômia pode ser colocada no banheiro porque absorve entre 40% e 60% da umidade; é mais versátil do que parece, já que também pode sobreviver em ambientes secos. Se o seu banheiro tiver ou não chuveiro, não importa, porque a peperômia se adapta perfeitamente. Para um visual realmente sofisticado, você pode colocá-la junto a outras espécies da lista e assim criar um microecossistema no seu banheiro e purificar melhor o ambiente. Dessa maneira, você terá alturas, cores e texturas diferentes.
9. Planta-jarro
Também é chamada de planta-jarrinha ou copo-de-macaco e se trata de uma planta carnívora
Iman Taufik/Pexels
Do grego, nepenthes significa “a que dissipa a dor”. Também é chamada de planta-jarrinha ou copo-de-macaco e se trata de uma planta carnívora. Já que se alimenta dos insetos ao redor, tem uma forma muito peculiar, mas ao mesmo tempo extremamente bonita e perfeita para decorar o interior do seu banheiro. Suas folhas são bulbos avermelhados com uma ou outra folha convencional que coroa o jarro; com muita paciência e ajuda da Mãe Natureza, a planta-jarro consegue sua própria comida.
Ela precisa de muita umidade no ambiente, mas é preciso ter muito cuidado ao regá-la, já que a água da torneira a prejudica. Na realidade, ela precisa de água destilada para crescer corretamente. Por isso mesmo, é uma opção para colocar no banheiro, mas unicamente para quem deseja se comprometer com cuidados muito específicos e um tanto especializados. A luz de que necessita é regular, embora você também possa optar por uma lâmpada especial para essa espécie que lhe fornecerá o necessário. Como parte de sua dieta, moscas, formigas, mosquitos, aranhas e mariposas lhe proporcionam nutrientes suficientes.
10. Figueira-lira (Ficus lyrata)
A figueira-lira dará um toque de elegância ao design do seu banheiro
Getty Images
Essa pequena planta é mais conhecida por seu nome científico do que pelo coloquial. É provável que Ficus lyrata soe mais familiar que figueira-lira, mas trata-se da mesma espécie. Seu principal atrativo são suas folhas ovais que nascem do tronco ao longo de toda a altura. Na verdade, é uma árvore ornamental, mas sua beleza era tanta que logo descobriram uma forma de transformá-la em planta de interior e é uma excelente opção para nossa lista de plantas para o banheiro.
A rega recomendada é moderada e apenas quando você perceber que a camada superficial da terra está seca, mas leve em conta que ela necessita de mais umidade no ambiente para suas folhas se desenvolverem bem. No inverno, por exemplo, talvez seja necessário colocar um umidificador para mantê-la em bom estado. Infelizmente, a versão de interior não dá frutos, mas essa é a única desvantagem da espécie.
Destas dez opções de plantas para o banheiro, qual foi sua favorita e a que você escolheu para decorar o espaço?
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima