As plantas que absorvem umidade são capazes de manter a sua casa segura e livre dos efeitos do mofo. Além de decorarem o ambiente, as espécies que listamos a seguir protegem o ambiente, purificam o ar e regulam a temperatura.
O mofo e o bolor gerados pela umidade são um verdadeiro perigo para você e toda a sua família, inclusive para os seus animais de estimação. Felizmente, algumas plantas são tão poderosas que vão ajudar a preveni-lo ou até a diminui-lo caso ele já exista em casa.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Por que o mofo surge dentro da sua casa?
As melhores plantas para absorver umidade são muito comuns
Vadim Kaipov/Unsplash
O mofo está presente tanto em ambientes internos quanto ao ar livre, mas entra na sua casa por meio das janelas, portas, grades de ventilação e até pelos sistemas de aquecimento e ar-condicionado. Quando é excessivo, pode aderir às roupas e aos seus animais de estimação, o que pode ser prejudicial para a sua saúde.
Os esporos do mofo crescem, sobretudo, em lugares com umidade excessiva. Além disso, muitos materiais de construção — especialmente aqueles que contêm celulose úmida, como papel, papelão, painéis de forro e madeira, e até tinta, papéis de parede, materiais isolantes, gesso, carpetes ou estofados — contribuem para esse processo, pois estimulam sua reprodução. O controle do mofo e da umidade, portanto, é uma tarefa que você não deve adiar em sua casa.
Belas plantas que absorvem a umidade em sua casa
Não fique na dúvida, nós lhe diremos quais plantas absorvem umidade
Ceyda Çiftci/Unsplash
Felizmente, a natureza está sempre pronta para ajudar em qualquer tarefa doméstica. De fato, há algumas espécies que auxiliam no controle do mofo e da umidade. A seguir, apresentamos plantas desumidificadoras de todos os tipos: ornamentais, com flores, espécies pendentes; as opções são infinitas.
1. Samambaia
Se você deseja eliminar toxinas, não hesite em ter uma samambaia em casa
Getty Images
Com a samambaia, começamos nossa lista de plantas para diminuir a umidade e o mofo. Também conhecida como Nephrolepis exaltata, é uma das espécies que mais necessita de umidade para crescer. Inclusive, como cuidado básico, requer que você borrife água em suas folhas. Com um índice de absorção tão elevado, não é de se surpreender que encabece este repertório de plantas para eliminar o mofo.
Seu poder de purificar o ar e absorver a umidade do ambiente ajudará a salvar sua casa do mofo e de suas consequências, pois suas folhas têm pequenos poros em sua superfície que podem absorver a água do ar, a qual, por sua vez, é liberada em forma de vapor. É ideal para combater a alta umidade em banheiros e cozinhas.
Além disso, a samambaia filtra toxinas e contaminantes comuns presentes em ambientes internos, tornando-se uma ótima opção para manter seu espaço saudável. Uma recomendação que não podemos deixar de mencionar é sua posição: trata-se de uma planta muito volumosa, por isso é melhor colocá-la pendente ou em áreas altas. Dessa forma, suas folhas cairão abundantemente, criando uma estética belíssima.
2. Lírio-da-paz
As grandes folhas do lírio são responsáveis por absorver a umidade
Getty Images
Com nome científico Spathiphyllum wallisii, esta planta apresenta uma ampla variedade, pois existem mais de 30 espécies diferentes, mas todas têm algo em comum: é uma planta de interior e muito comum em climas quentes. Apesar de não tolerar ambientes frios, também não aprecia exposição prolongada à luz solar.
Além de elegante e belo, o lírio-da-paz está entre as melhores plantas para diminuir a umidade e o mofo. Por quê? Seu poder se deve ao fato de filtrar toxinas e manter a umidade em níveis ideais.
Essa planta possui folhas grandes com uma constituição densa, o que a transforma em uma grande superfície para a transpiração; quanto maior for sua folhagem, maior será sua capacidade de absorver e liberar água em forma de vapor, contribuindo positivamente para reduzir a umidade da sua casa. Por isso, não necessita de regas frequentes.
O lírio-da-paz é considerado uma das plantas mais bonitas e, ao mesmo tempo em que purifica o ambiente, suas flores brancas e folhas de um verde intenso chamarão a atenção onde quer que você o coloque.
3. Jiboia
A capacidade de transpiração da planta pothos é o que a ajuda a absorver toda a umidade
Gryffyn M/Unsplash
Quer você a chame de jiboia, potus ou pothos, essa espécie é uma das plantas desumidificadoras mais eficazes do mundo. A Epipremnum aureum necessita de muita luz para criar suas trepadeiras tão características do teto ao chão e prefere climas amenos. Embora seja originária da Ásia, é muito comum na América Latina, sobretudo sendo utilizada como planta trepadeira.
Uma de suas características mais apreciadas é que é bastante resistente e de baixa manutenção, perfeita para ser colocada em um vaso suspenso. Com uma preferência inquestionável por climas tropicais, essa espécie pode absorver a umidade do ar graças à sua capacidade de transpiração e de filtrar contaminantes do ar.
Assim como as samambaias, essas plantinhas possuem estômatos que ajudam a criar um ambiente confortável e evitam o aparecimento de fungos e mofo. No entanto, por ser amante dessas atmosferas tropicais, não costuma sobreviver em climas secos e com baixo grau de umidade.
4. Crisântemo
Os crisântemos são eficazes porque você pode colocar vários buquês em diferentes partes da sua casa e, assim, absorver mais umidade
Getty Images
O crisântemo enche a decoração da sua casa de cores. Mas esse não é seu único superpoder, já que pode regular a umidade e se adapta com grande facilidade a diferentes condições de luz. A espécie migrou da Europa e da Ásia para se tornar símbolo global de cores encantadoras. O melhor de tudo é que, quando as flores do verão se despedem, o crisântemo chega para colorir o outono, pois é nessa estação que floresce. Necessita de muita luz indireta e rega regular.
Precisa de plantas para eliminar o mofo? Não procure mais, pois o crisântemo adora ambientes com umidade entre 60% e 70%. Com essa planta, você obtém um benefício duplo: menos umidade em sua casa e uma decoração natural invejável.
Dica: se você o colocar em grupo com outros da mesma espécie, a absorção será mais eficaz. Além disso, melhora o estado de ânimo graças à sua beleza, cor e aroma. O crisântemo equilibra energias e purifica o ambiente; o que mais se pode pedir?
5. Palmeira-bambu
A palmeira-bambu, além de ornamental, é também uma das melhores plantas para absorver umidade
Getty Images
A palmeira-bambu, também conhecida como Chamaedorea seifrizii, dará um toque tropical à sua casa e absorverá a umidade do ar por meio de suas raízes, liberando-a em forma de vapor de água ao longo de suas folhas.
No entanto, é muito importante que, para que sua planta mostre todo o potencial, você a coloque em um local onde receba luz indireta; isso ajudará a ter um crescimento ideal e a absorver a umidade do ar. E, como crescimento ideal, nos referimos aos 3 metros que costuma alcançar com bons cuidados.
É claro que, para evitar que suas pontas sequem, a palmeira necessita de muita umidade no ambiente, sendo perfeita para evitar o mofo em sua casa. Mas, atenção: aranhas se sentem atraídas por essa planta, então tenha cuidado se você tem crianças ou animais de estimação em casa.
6. Fita
A densidade da fita é perfeita para eliminar qualquer vestígio de umidade em sua casa
Cami Kaos/Unsplash
Entre as plantas para eliminar o mofo está o Chlorophytum comosum. Trata-se de uma planta pendente que não pode faltar nos lares. Também conhecida como planta-aranha, essa espécie é caracterizada por sua abundante “cabeleira”, embora um dado um pouco menos conhecido seja que pertence à família das agaves. Uma vantagem adicional é que suporta faixas de temperatura muito amplas, ou seja, esteja a -2 °C ou a 30 °C, ela se manterá vistosa, embora exija bastante luz indireta.
Quanto ao seu grau de absorção de umidade, a fita é formidável, pois também purifica o ar de monóxido de carbono, formaldeído e xileno. Suas qualidades impressionantes vêm de suas origens na selva africana. Em banheiros e cozinhas, funciona de forma excepcional e condensa a água em suas folhas como uma especialista.
7. Hera
A hera de interior é excelente para absorver umidade
Getty Images
Com suas folhas estreladas e uma capacidade insuperável de escalar paredes ou árvores, a hera é um encanto dentro de qualquer lar. A Hedera helix é elegante, requer sol constante e rega moderada e… o resultado? Uma bela decoração natural. Como se não bastasse tanto charme, é perfeita para manter o equilíbrio ambiental, por exemplo, no controle do mofo e da umidade.
Se sua casa apresenta excesso de umidade e você não sabe o que fazer, corra para adquirir uma hera. Acredite, você notará uma melhora significativa nos níveis de umidade em casa, pois a hera adora ambientes com umidade média a alta; ela consegue condensar a umidade em suas folhas e, o melhor, ajuda a regular a temperatura. O combo perfeito!
8. Monstera deliciosa
A monstera é provavelmente a melhor planta de interior. E se disséssemos que ela também é excelente em absorver umidade?
Getty Images
A monstera dispensa apresentações. Todos a conhecem e a amam, o que não surpreende. Tem uma beleza cativante, uma cor escura que hipnotiza e uma silhueta única no mundo natural — por isso é chamada de “costela-de-adão”.
A Monstera deliciosa é uma espécie que, embora não pareça, é semitrepadeira, por isso é comum que necessite de alguns suportes durante seu crescimento. Ela prefere luz solar moderada, com tendência a locais sombreados, mas não escuros. O que ela realmente necessita — e em excesso — é de umidade.
E, como se pode imaginar, se necessita de umidade, então a absorve com excelência. Nosso conselho é que você seja muito cuidadoso ao limpar sua monstera, pois quanto mais limpas estiverem suas folhas, melhor será sua absorção de umidade.
Com essa planta, as regras mudam: se você deseja dar umidade a ambientes secos, então a condensação produzida pela monstera será perfeita para você. E, para completar, ela decora qualquer espaço como nenhuma outra planta.
9. Dracena
A dracena é uma planta pouco conhecida por suas qualidades de absorção de umidade
Getty Images
A dracena é uma planta que costuma ter uma touceira abundante com caules esbeltos e altos, o que a torna muito estética e chamativa para espaços maximalistas e cheios de personalidade. A espécie sente-se confortável em ambientes internos com muito sol e pouca rega, pois só necessita de água quando o solo está seco.
Sim, ela é muito fácil de cuidar. No entanto, considere que, se optar por uma dracena, deverá ter cuidado com a temperatura da sua casa, pois não suporta climas frios e, infelizmente, é tóxica para animais de estimação.
Entre as plantas desumidificadoras, a Dracaena marginata é a que prefere uma umidade controlada, de no máximo 60%, já que seus índices de absorção não são tão elevados. Ainda assim, é perfeita para controlar o ambiente em zonas temperadas.
10. Ficus
O ficus ajuda a regular o ambiente da sua casa; além disso, é uma decoração deslumbrante
Getty Images
As figueiras são as companheiras perfeitas para uma casa. Não se pode negar que suas folhas amplas e seus troncos contorcidos são perfeitos para decorar uma sala, um escritório ou um hall de entrada.
De beleza incomparável e um exemplar digno de estudo, o ficus requer alguns cuidados específicos, como uma temperatura em torno de 20 °C e uma quantidade considerável de luz. Quanto às regas, devem ser constantes: uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno.
A espécie mais comum é a Ficus benjamina, mas a lyrata é recomendada como uma das melhores plantas para diminuir a umidade e o mofo. O processo de transpiração é o que regula o ambiente por meio da absorção do excesso de umidade, graças às grandes folhas que o ficus possui.
Todos esses exemplos são belos e ficarão encantadores se você os incorporar à decoração da sua casa. Ao mesmo tempo, mantêm você em segurança, pois são infalíveis como plantas para eliminar o mofo.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
Revistas Newsletter
O mofo e o bolor gerados pela umidade são um verdadeiro perigo para você e toda a sua família, inclusive para os seus animais de estimação. Felizmente, algumas plantas são tão poderosas que vão ajudar a preveni-lo ou até a diminui-lo caso ele já exista em casa.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Por que o mofo surge dentro da sua casa?
As melhores plantas para absorver umidade são muito comuns
Vadim Kaipov/Unsplash
O mofo está presente tanto em ambientes internos quanto ao ar livre, mas entra na sua casa por meio das janelas, portas, grades de ventilação e até pelos sistemas de aquecimento e ar-condicionado. Quando é excessivo, pode aderir às roupas e aos seus animais de estimação, o que pode ser prejudicial para a sua saúde.
Os esporos do mofo crescem, sobretudo, em lugares com umidade excessiva. Além disso, muitos materiais de construção — especialmente aqueles que contêm celulose úmida, como papel, papelão, painéis de forro e madeira, e até tinta, papéis de parede, materiais isolantes, gesso, carpetes ou estofados — contribuem para esse processo, pois estimulam sua reprodução. O controle do mofo e da umidade, portanto, é uma tarefa que você não deve adiar em sua casa.
Belas plantas que absorvem a umidade em sua casa
Não fique na dúvida, nós lhe diremos quais plantas absorvem umidade
Ceyda Çiftci/Unsplash
Felizmente, a natureza está sempre pronta para ajudar em qualquer tarefa doméstica. De fato, há algumas espécies que auxiliam no controle do mofo e da umidade. A seguir, apresentamos plantas desumidificadoras de todos os tipos: ornamentais, com flores, espécies pendentes; as opções são infinitas.
1. Samambaia
Se você deseja eliminar toxinas, não hesite em ter uma samambaia em casa
Getty Images
Com a samambaia, começamos nossa lista de plantas para diminuir a umidade e o mofo. Também conhecida como Nephrolepis exaltata, é uma das espécies que mais necessita de umidade para crescer. Inclusive, como cuidado básico, requer que você borrife água em suas folhas. Com um índice de absorção tão elevado, não é de se surpreender que encabece este repertório de plantas para eliminar o mofo.
Seu poder de purificar o ar e absorver a umidade do ambiente ajudará a salvar sua casa do mofo e de suas consequências, pois suas folhas têm pequenos poros em sua superfície que podem absorver a água do ar, a qual, por sua vez, é liberada em forma de vapor. É ideal para combater a alta umidade em banheiros e cozinhas.
Além disso, a samambaia filtra toxinas e contaminantes comuns presentes em ambientes internos, tornando-se uma ótima opção para manter seu espaço saudável. Uma recomendação que não podemos deixar de mencionar é sua posição: trata-se de uma planta muito volumosa, por isso é melhor colocá-la pendente ou em áreas altas. Dessa forma, suas folhas cairão abundantemente, criando uma estética belíssima.
2. Lírio-da-paz
As grandes folhas do lírio são responsáveis por absorver a umidade
Getty Images
Com nome científico Spathiphyllum wallisii, esta planta apresenta uma ampla variedade, pois existem mais de 30 espécies diferentes, mas todas têm algo em comum: é uma planta de interior e muito comum em climas quentes. Apesar de não tolerar ambientes frios, também não aprecia exposição prolongada à luz solar.
Além de elegante e belo, o lírio-da-paz está entre as melhores plantas para diminuir a umidade e o mofo. Por quê? Seu poder se deve ao fato de filtrar toxinas e manter a umidade em níveis ideais.
Essa planta possui folhas grandes com uma constituição densa, o que a transforma em uma grande superfície para a transpiração; quanto maior for sua folhagem, maior será sua capacidade de absorver e liberar água em forma de vapor, contribuindo positivamente para reduzir a umidade da sua casa. Por isso, não necessita de regas frequentes.
O lírio-da-paz é considerado uma das plantas mais bonitas e, ao mesmo tempo em que purifica o ambiente, suas flores brancas e folhas de um verde intenso chamarão a atenção onde quer que você o coloque.
3. Jiboia
A capacidade de transpiração da planta pothos é o que a ajuda a absorver toda a umidade
Gryffyn M/Unsplash
Quer você a chame de jiboia, potus ou pothos, essa espécie é uma das plantas desumidificadoras mais eficazes do mundo. A Epipremnum aureum necessita de muita luz para criar suas trepadeiras tão características do teto ao chão e prefere climas amenos. Embora seja originária da Ásia, é muito comum na América Latina, sobretudo sendo utilizada como planta trepadeira.
Uma de suas características mais apreciadas é que é bastante resistente e de baixa manutenção, perfeita para ser colocada em um vaso suspenso. Com uma preferência inquestionável por climas tropicais, essa espécie pode absorver a umidade do ar graças à sua capacidade de transpiração e de filtrar contaminantes do ar.
Assim como as samambaias, essas plantinhas possuem estômatos que ajudam a criar um ambiente confortável e evitam o aparecimento de fungos e mofo. No entanto, por ser amante dessas atmosferas tropicais, não costuma sobreviver em climas secos e com baixo grau de umidade.
4. Crisântemo
Os crisântemos são eficazes porque você pode colocar vários buquês em diferentes partes da sua casa e, assim, absorver mais umidade
Getty Images
O crisântemo enche a decoração da sua casa de cores. Mas esse não é seu único superpoder, já que pode regular a umidade e se adapta com grande facilidade a diferentes condições de luz. A espécie migrou da Europa e da Ásia para se tornar símbolo global de cores encantadoras. O melhor de tudo é que, quando as flores do verão se despedem, o crisântemo chega para colorir o outono, pois é nessa estação que floresce. Necessita de muita luz indireta e rega regular.
Precisa de plantas para eliminar o mofo? Não procure mais, pois o crisântemo adora ambientes com umidade entre 60% e 70%. Com essa planta, você obtém um benefício duplo: menos umidade em sua casa e uma decoração natural invejável.
Dica: se você o colocar em grupo com outros da mesma espécie, a absorção será mais eficaz. Além disso, melhora o estado de ânimo graças à sua beleza, cor e aroma. O crisântemo equilibra energias e purifica o ambiente; o que mais se pode pedir?
5. Palmeira-bambu
A palmeira-bambu, além de ornamental, é também uma das melhores plantas para absorver umidade
Getty Images
A palmeira-bambu, também conhecida como Chamaedorea seifrizii, dará um toque tropical à sua casa e absorverá a umidade do ar por meio de suas raízes, liberando-a em forma de vapor de água ao longo de suas folhas.
No entanto, é muito importante que, para que sua planta mostre todo o potencial, você a coloque em um local onde receba luz indireta; isso ajudará a ter um crescimento ideal e a absorver a umidade do ar. E, como crescimento ideal, nos referimos aos 3 metros que costuma alcançar com bons cuidados.
É claro que, para evitar que suas pontas sequem, a palmeira necessita de muita umidade no ambiente, sendo perfeita para evitar o mofo em sua casa. Mas, atenção: aranhas se sentem atraídas por essa planta, então tenha cuidado se você tem crianças ou animais de estimação em casa.
6. Fita
A densidade da fita é perfeita para eliminar qualquer vestígio de umidade em sua casa
Cami Kaos/Unsplash
Entre as plantas para eliminar o mofo está o Chlorophytum comosum. Trata-se de uma planta pendente que não pode faltar nos lares. Também conhecida como planta-aranha, essa espécie é caracterizada por sua abundante “cabeleira”, embora um dado um pouco menos conhecido seja que pertence à família das agaves. Uma vantagem adicional é que suporta faixas de temperatura muito amplas, ou seja, esteja a -2 °C ou a 30 °C, ela se manterá vistosa, embora exija bastante luz indireta.
Quanto ao seu grau de absorção de umidade, a fita é formidável, pois também purifica o ar de monóxido de carbono, formaldeído e xileno. Suas qualidades impressionantes vêm de suas origens na selva africana. Em banheiros e cozinhas, funciona de forma excepcional e condensa a água em suas folhas como uma especialista.
7. Hera
A hera de interior é excelente para absorver umidade
Getty Images
Com suas folhas estreladas e uma capacidade insuperável de escalar paredes ou árvores, a hera é um encanto dentro de qualquer lar. A Hedera helix é elegante, requer sol constante e rega moderada e… o resultado? Uma bela decoração natural. Como se não bastasse tanto charme, é perfeita para manter o equilíbrio ambiental, por exemplo, no controle do mofo e da umidade.
Se sua casa apresenta excesso de umidade e você não sabe o que fazer, corra para adquirir uma hera. Acredite, você notará uma melhora significativa nos níveis de umidade em casa, pois a hera adora ambientes com umidade média a alta; ela consegue condensar a umidade em suas folhas e, o melhor, ajuda a regular a temperatura. O combo perfeito!
8. Monstera deliciosa
A monstera é provavelmente a melhor planta de interior. E se disséssemos que ela também é excelente em absorver umidade?
Getty Images
A monstera dispensa apresentações. Todos a conhecem e a amam, o que não surpreende. Tem uma beleza cativante, uma cor escura que hipnotiza e uma silhueta única no mundo natural — por isso é chamada de “costela-de-adão”.
A Monstera deliciosa é uma espécie que, embora não pareça, é semitrepadeira, por isso é comum que necessite de alguns suportes durante seu crescimento. Ela prefere luz solar moderada, com tendência a locais sombreados, mas não escuros. O que ela realmente necessita — e em excesso — é de umidade.
E, como se pode imaginar, se necessita de umidade, então a absorve com excelência. Nosso conselho é que você seja muito cuidadoso ao limpar sua monstera, pois quanto mais limpas estiverem suas folhas, melhor será sua absorção de umidade.
Com essa planta, as regras mudam: se você deseja dar umidade a ambientes secos, então a condensação produzida pela monstera será perfeita para você. E, para completar, ela decora qualquer espaço como nenhuma outra planta.
9. Dracena
A dracena é uma planta pouco conhecida por suas qualidades de absorção de umidade
Getty Images
A dracena é uma planta que costuma ter uma touceira abundante com caules esbeltos e altos, o que a torna muito estética e chamativa para espaços maximalistas e cheios de personalidade. A espécie sente-se confortável em ambientes internos com muito sol e pouca rega, pois só necessita de água quando o solo está seco.
Sim, ela é muito fácil de cuidar. No entanto, considere que, se optar por uma dracena, deverá ter cuidado com a temperatura da sua casa, pois não suporta climas frios e, infelizmente, é tóxica para animais de estimação.
Entre as plantas desumidificadoras, a Dracaena marginata é a que prefere uma umidade controlada, de no máximo 60%, já que seus índices de absorção não são tão elevados. Ainda assim, é perfeita para controlar o ambiente em zonas temperadas.
10. Ficus
O ficus ajuda a regular o ambiente da sua casa; além disso, é uma decoração deslumbrante
Getty Images
As figueiras são as companheiras perfeitas para uma casa. Não se pode negar que suas folhas amplas e seus troncos contorcidos são perfeitos para decorar uma sala, um escritório ou um hall de entrada.
De beleza incomparável e um exemplar digno de estudo, o ficus requer alguns cuidados específicos, como uma temperatura em torno de 20 °C e uma quantidade considerável de luz. Quanto às regas, devem ser constantes: uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno.
A espécie mais comum é a Ficus benjamina, mas a lyrata é recomendada como uma das melhores plantas para diminuir a umidade e o mofo. O processo de transpiração é o que regula o ambiente por meio da absorção do excesso de umidade, graças às grandes folhas que o ficus possui.
Todos esses exemplos são belos e ficarão encantadores se você os incorporar à decoração da sua casa. Ao mesmo tempo, mantêm você em segurança, pois são infalíveis como plantas para eliminar o mofo.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
Revistas Newsletter



