11 soluções inteligentes para repaginar uma sala pequena sem grandes reformas

A vontade de mudar a decoração da sala é, na maioria das vezes, esbarrada pela falta de tempo e orçamento. Felizmente, existem diversas formas de transformar até os ambientes mais compactos sem recorrer a obras. Conheça algumas delas:
Leia mais
1. Reorganização
Móveis soltos da Studio Ambientes. Piso vinílico da Tarkett. Objetos da Casas com Alma. Tapete da Unlimited Revestimentos
Fabio Jr Severo/Divulgação | Projeto da arquiteta Barbara Ramos
Uma das maneiras mais simples de repaginar a sala é fazendo mudanças sutis na disposição dos mobiliários. Esse processo pode oferecer uma nova perspectiva ao espaço, desde que não interfira na circulação das pessoas.
“A circulação depende diretamente do layout e da proporção dos móveis. É preciso posicionar cada peça de modo que ela não se torne um obstáculo — nada de criar ‘desvios’ ou corredores apertados. A ideia é que o usuário consiga transitar naturalmente, sem barreiras visuais ou físicas”, coloca a arquiteta Cinthia Claro.
2. Pintura
A repaginação acontece por meio de ajustes no layout, substituindo ou removendo excessos. Espelho com moldura de madeira da Ondo. Abajur na estante da Lumini
Luiza Schreier/Divulgação | Projeto dos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura
Outra forma eficaz de transformar o décor é realizar uma nova pintura. Para salas com a metragem reduzida, especificamente, o ideal é investir em cores claras, como bege, off-white, cinza e tons pastéis.
3. Papel e adesivo de parede
Em ambientes pequenos, o excesso de informação visual causa confusão e diminui a sensação de espaço. Mesas de centro Jou Jou, do FJ Pronto Pra Levar!. Papel de parede da Bucalo
Gisele Rampazzo/Divulgação | Projeto do escritório TT Interiores
Com uma variedade de estilos, os papéis e adesivos de parede permitem personalizar o cômodo conforme as preferências individuais.
4. Móveis multifuncionais
Para repaginar uma sala sem reforma, invista na mudança do layout, trocando os móveis de lugar ou trazendo novas peças de mobiliário para compor a decoração. Sofá e par de mesas de centro do Estudiobola
Anita Soares/Divulgação | Projeto do arquiteto Fabiano Ravaglia, do FPR Studio
Investir em móveis com mais de uma função é uma ótima estratégia para otimizar o espaço. Aparadores, sofá retrátil e outros objetos com opções de armazenamento são ideais. Evite peças desproporcionais ao tamanho do ambiente.
“O excesso de móveis sem função ou itens decorativos em demasia pode contribuir para que o ambiente pequeno pareça menor. Pense no que é essencial, evitando móveis que não condizem com o espaço disponível nem com a finalidade do ambiente. Vale apostar no minimalismo”, pontua a arquiteta Daniela Funari.
5. Trocar a capa das almofadas
Mobiliários mais leves visualmente funcionam melhor. Sofá e o pufe verdes, da Seats Home, destacam-se no ambiente e dão o tom praiano do projeto. Tapete e cortinas da Spengler Decor
Fabio Jr. Severo/Divulgação | Projeto do arquiteto Matheus Santin Wieser, do escritório Santin Arquitetos
Trocar as almofadas é uma medida simples que permite a escolha de padrões e cores que combinem entre si e harmonizem com o restante da proposta da residência.
6. Plantas
Tapete da R&M Tapetes Artesanais. Sofá adquirido no Studio Ambientes. Rack de MDF no padrão freijó executado pela Realizar Móveis Planejados. As plantas dão frescor e personalidade ao ambiente, com ficus no canto esquerdo; bambu da sorte à direita; e, mais à frente, a jiboia cai como pendente da prateleira. Cortinas da loja Martins Cortinas
Rafael Ribeiro/Divulgação | Projeto do Studio di Giácomo
Introduzir plantas na decoração é uma ótima forma de adicionar frescor e vida aos recintos. Elas podem ser inseridas por meio de arranjos suspensos ou vasos no chão.
7. Iluminação
A iluminação deve ser difusa, distribuindo a luz de maneira uniforme e evitando a formação das sombras. Sofá da Muma. Mesinha de apoio de Fernando Jaeger. Iluminação da Casarão dos Lustres
Raiana Medina/Divulgação | Projeto da arquiteta Camille Nicola, do Ateliê Concreto
A iluminação também é capaz de mudar o clima da sala de estar, trazendo mais conforto e aconchego. Experimente lâmpadas com diferentes intensidades ou abajures e luminárias de piso para criar pontos de destaque.
“A iluminação indireta é uma grande aliada. Um teto claro também ajuda a refletir luz e trazer mais amplitude. Combinar luz indireta com pontos focais, direcionados para quadros, nichos ou objetos específicos, cria camadas de iluminação que valorizam o ambiente e tornam a sala visualmente maior”, destaca Cinthia.
8. Prateleiras e nichos
Totalmente integradas, as áreas abertas deixaram o espaço com um aspecto amplo, com destaque para o sofá verde no conjunto neutro
Pedro Ocanhas/Divulgação | Projeto do arquiteto Guilherme Prado Zorzella, do escritório Eixo Z Arquitetos
A construção de prateleiras e nichos libera o espaço no chão e permite novas formas de guardar os acessórios do dia a dia de forma prática e elegante.
9. Espelhos
A parede de espelho, da Alma Glass, confere amplitude ao ambiente, enquanto o teto vinílico, da Origens Carvalho, ajuda a alongar. Poltrona de couro laranja assinada pela Salva Design, na Casa Ocre
Luiza Schreier/Divulgação | Projeto do Studio Leandro Neves
Ao serem bem posicionados, os espelhos são capazes de contribuir para a amplitude de espaços pequenos. Eles podem ser colocados de frente ou diagonalmente para uma fonte de luz natural, pois rebaterá a luminosidade e reforçará a sensação de profundidade.
Leia mais
“Os espelhos, por si só, auxiliam na sensação de ampliação dos espaços, principalmente quando colocados de frente ou ao lado de janelas e luminárias, refletindo a iluminação. Em ambientes menores, grandes painéis espelhados ajudam na sensação de profundidade, como espelhos do piso ao teto”, completa Daniela.
10. Objetos decorativos
As áreas brancas ajudam a levar luminosidade para a sala. Projeto de Laura Kim
Maura Mello/Divulgação
Puxadores novos, tapetes, quadros, mantas, cortinas e outros elementos decorativos podem ser dispostos na sala para trazer um visual diferente e autêntico.
11. Soluções de organização
No projeto do Studio Canto, a sala com base branca ganhou parede de tijolos expostos, prateleiras aéreas de madeira clara e plantas. A cortina e o tapete fecham o décor com conforto
Cris Farhat/Divulgação
Ocultar os fios e cabos embutidos é uma solução que faz a diferença no quesito organização. Mesas de apoio e cestos podem receber itens do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima