12 hotéis de praia onde os hóspedes podem participar da conservação do oceano

Todos os anos, a espécie humana libera bilhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera. Mais de 90% do calor extra desses gases é absorvido pelos oceanos, o que eleva as temperaturas marinhas a níveis alarmantes. Ainda assim, nós, viajantes, amantes da praia e de cruzeiros, nos aglomeramos nos oceanos em busca de cura e felicidade. De fato, o efeito benéfico desses “espaços azuis” é cientificamente comprovado: uma visita ao oceano ou à costa libera hormônios do bem-estar, como dopamina e ocitocina, segundo um estudo sobre o impacto desses espaços na saúde humana. A presença do mar também reduz o hormônio do estresse, o cortisol, além de ativar nossa “atenção involuntária”, o que estimula a resolução de problemas e a criatividade.
Desde sempre, o mar tem sido vital para a exploração, o intercâmbio cultural e a globalização; e, mesmo hoje, seguimos pescando em suas águas e fazendo comércio entre portos, tudo isso enquanto despejamos mais gases de efeito estufa na atmosfera. Um relatório da IUCN prevê, com alto grau de confiança, que as temperaturas oceânicas globais aumentarão entre 1 e 4 °C até 2100.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Dado tudo o que o mar faz por nós, já passou da hora de cultivarmos uma relação simbiótica com ele. Neste sentido, uma série de hotéis de destaque está trabalhando efetivamente para proteger o oceano, ao mesmo tempo em que oferecem experiências de luxo à beira-mar, graças a programas de conservação com pesquisadores marinhos, parcerias com ONGs e organizações governamentais, permitindo assim que os hóspedes contribuam com a causa enquanto se divertem e mantêm o conforto de um resort cinco estrelas.
A seguir, reunimos os melhores hotéis do mundo que retribuem aos oceanos tanto quanto proporcionam experiências incríveis aos seus visitantes. De Zanzibar a Maui e Bonaire, esses hotéis de praia de alto padrão estão assumindo sua responsabilidade na conservação oceânica e oferecendo aos viajantes a chance de se envolverem, de forma mais intencional, com o oceano durante a estadia. Aqui estão 12 ótimas opções para escolher:
1. Jumeirah Thanda Island
Jumeirah Thanda Island, na Tanzânia
Cortesia Jumeirah Thanda/Reprodução Condé Nast Traveler
Jumeirah Thanda Island é um santuário privativo exclusivo, localizado dentro da Reserva Marinha da Ilha Shungimbili, na Tanzânia. A ilha, juntamente com suas vizinhas Nyororo e Mbarakuni, foi designada como reserva marinha em março de 2007, o que significa que é uma zona de proibição de pesca, protegida por guardas do parque marinho para garantir que permaneça um refúgio para a biodiversidade e espécies ameaçadas de extinção. Há projetos constantes de pesquisa e monitoramento na propriedade, voltados para a preservação da biodiversidade, liderados pela bióloga marinha credenciada da ilha, Rianne Laan. Os projetos incluem uma impressionante variedade de espécies identificadas: 338 tipos de peixes de 63 famílias, 34 gêneros biológicos de corais pertencentes a 15 famílias, 105 espécies de invertebrados distribuídas em sete grupos, e mais de 100 variedades de conchas nas águas ao redor. Além disso, operam diversos viveiros de corais para ajudar na recuperação dos recifes.
Desde 2017, o Jumeirah Thanda Island colabora com a Sea Sense, uma organização não governamental sediada na Tanzânia, em esforços para proteger as tartarugas-verdes e de tartarugas-de-pente da região. Esses esforços já demonstraram resultados: quatro ninhos de tartaruga-verde foram registrados com sucesso em 2023. Ainda no mesmo ano, a propriedade firmou parceria com a Marine Megafauna Foundation (MMF), uma ONG dedicada à pesquisa e conservação da biologia marinha, com a missão de proteger os tubarões-baleia na vizinha Ilha de Mafia, um conhecido refúgio para essas criaturas. Pesquisas da fundação identificaram mais de 200 tubarões-baleia na população residente da área, que enfrenta crescentes ameaças do tráfego marítimo e da pesca com redes de emalhar. Para os viajantes, a ilha oferece expedições responsáveis para observação de tubarões-baleia, nas quais cada encontro prioriza a segurança e contribui com a conservação por meio do Programa de Ciência Cidadã do Tubarão-Baleia, permitindo que os hóspedes apoiem a pesquisa coletando dados de identificação.
2. InterContinental Maldives Maamunagau Resort
InterContinental Maldives Maamunagau Resort, nas Madivas
Reprodução Condé Nast Traveler
Localizado no Atol Raa, uma das regiões mais singulares das Maldivas, o InterContinental Maldives Maamunagau Resort tem foco na restauração de recifes de coral e na conservação marinha. O resort trabalha em parceria com o Marine Conservation Center para proteger os recifes de coral e a vida marinha ao redor. Seus esforços de restauração incluem o transplante de fragmentos de corais saudáveis para recifes danificados e o monitoramento de seu crescimento.
O país também é conhecido por seu forte compromisso com a proteção das arraias-manta, e o InterContinental lidera essa causa em colaboração com a organização britânica sem fins lucrativos Manta Trust. Com duas biólogas marinhas trabalhando em tempo integral, a Manta Trust mantém uma base permanente no resort dedicada à pesquisa de conservação e à educação dos hóspedes, com atividades como mergulhos de snorkels com as arraias, conversas semanais chamadas “Manta Tea Talks” e programas de adoção de arraias.
O que realmente torna esta ilha privativa especial é sua proximidade com a Baía de Hanifaru — uma reserva ecológica reconhecida pela UNESCO e sua lagoa — que recentemente recebeu o status oficial de “Área Importante para Tubarões e Arraias”. Trata-se de um dos poucos lugares do mundo confirmados como berçário para arraias grávidas. Aqui, os hóspedes podem vivenciar encontros de perto com as arraias, além de participar de atividades educativas e mergulhos para todos os níveis de experiência.
3. Buddy Dive Resort, Bonaire
Buddy Dive Resort, em Bonaire
Reprodução Condé Nast Traveler
Localizado no paraíso do mergulho de Bonaire, o Buddy Dive Resort é um centro para mergulhadores comprometidos com a conservação marinha. O resort oferece oportunidades únicas para os hóspedes participarem da restauração de corais, trabalhando diretamente com biólogos marinhos para plantar corais e monitorar a saúde dos recifes. Bonaire é conhecida por seus ecossistemas de corais vibrantes, e o Buddy Dive desempenha um papel fundamental na preservação dessa biodiversidade. O resort também promove semanas educativas, nas quais hóspedes e amantes do oceano compartilham suas descobertas subaquáticas.
O Buddy Dive criou a Reef Renewal Foundation em 2012, com o objetivo de preservar a diversidade existente dos corais-de-chifre-de-veado (staghorn) e de chifre-de-alce (elkhorn) da ilha. Em resposta aos impactos das mudanças climáticas, a fundação estabeleceu viveiros e programas de restauração para recuperar os recifes rasos e mitigar os danos causados por escoamento descontrolado de águas pluviais e práticas sanitárias inadequadas. O Buddy Dive passou a oferecer cursos especializados com instrutores e pesquisadores capacitados, além de voluntários e vários hóspedes do hotel — e, com o tempo, a fundação se tornou uma entidade independente, o Parque Nacional Marinho de Bonaire. Atualmente, o local já replantou mais de 30.000 corais cultivados em viveiros em recifes degradados ao redor da ilha.
Como reconhecimento pelo comprometimento e progresso do resort, a Corporação de Turismo de Bonaire criou o “Compromisso Bonaire” — um juramento que todos os viajantes podem assinar como compromisso de respeito à cultura, biodiversidade e parques nacionais da ilha. Os hóspedes do Buddy Dive não só são incentivados a assinar esse compromisso, como também a participar de cursos de conservação de oceanos e recifes e a obter a certificação PADI para mergulhadores em um dos destinos mais emblemáticos do mundo.
4. Vomo Island Resort, Fiji
Vomo Island Resort, em Fiji
Reprodução Condé Nast Traveler
Ao viajar para Fiji, a Ilha Vomo oferece uma estadia privativa e privilegiada à beira-mar no Pacífico Sul. O destaque, entretanto, está na recente união entre criatividade e conservação em parceria com a organização sem fins lucrativos Counting Coral. A iniciativa apresenta uma instalação artística subaquática cuidadosamente projetada para diversificar os recifes. Cada peça da exposição serve como um banco genético de corais que armazena e preserva material genético da espécie; áreas de recife vulneráveis são repovoadas com variedades raras e resilientes ao clima. Todos os hóspedes de Vomo Island podem visitar a instalação subaquática por meio de expedições de mergulho. O resort também contratou o biólogo marinho fijiano Lai Rokoua, que agora lidera experiências imersivas com os hóspedes, que incluem plantio de corais, limpezas e mergulhos diários.
5. Coco Palm Dhuni Kolhu, Maldivas
Coco Palm Dhuni Kolhu, nas Maldivas
Reprodução Condé Nast Traveler
Situado na Reserva de Biosfera da UNESCO de Baa Atoll, famosa pela riqueza de vida marinha e recifes, o Coco Palm Dhuni Kolhu foi um dos primeiros resorts das Maldivas a contratar um biólogo marinho residente em tempo integral. Hoje, o resort conta com uma equipe completa de biólogos marinhos e mantém parcerias com o Olive Ridley Project, a Manta Trust e o Shark Watch. Além disso, o programa de conservação da propriedade monitora os recifes e conduz replantio de corais. Os especialistas também organizam passeios guiados de snorkel e apresentações semanais para educar e inspirar os hóspedes sobre os cuidados com o oceano.
O Coco Palm Dhuni Kolhu é ainda um local de nidificação para tartarugas-verdes ameaçadas de extinção. Os biólogos trabalham na proteção dos filhotes, monitorando os ninhos e, se necessário, realocando-os para garantir sua sobrevivência. Durante os períodos de nascimento, os hóspedes podem testemunhar a eclosão e aprender diretamente com os especialistas presentes no local.
6. The Ritz-Carlton, Grand Cayman
The Ritz-Carlton, no Grand Cayman
Cortesia The Ritz-Carlton, Grand Cayman/Reprodução Condé Nast Traveler
Nas ensolaradas Ilhas Cayman, o Ritz-Carlton, cuidadosamente planejado, firmou parcerias com a Ocean Futures Society e o programa Embaixadores do Meio Ambiente, fundado por Jean-Michel Cousteau. Já premiado com o “Green Key Award”, o hotel agora oferece aventuras ecológicas práticas e atividades educativas lideradas por guias especializados e naturalistas aos hóspedes. Ao longo da Seven Mile Beach, o programa inclui pacotes eco-chiques com mergulhos educativos em recifes para hóspedes a partir de oito anos de idade, passeios ecológicos de barco à vela ou caiaque e limpezas de praia. Ao adquirir o pacote, os hóspedes contribuem com uma doação para compensação de carbono, viabilizada pela parceria do hotel com a Island Offsets, uma ONG dedicada à mitigação das mudanças climáticas e proteção do meio ambiente local.
7. The Racha, Tailândia
The Racha, na Tailândia
Reprodução Condé Nast Traveler
Para quem busca um refúgio de luxo em uma ilha na Tailândia, o The Racha sempre manteve uma convivência harmoniosa com o mar desde sua fundação. O resort foi projetado com um sistema inovador em que a água da chuva que escorre na propriedade é bombeada de volta para o centro da ilha. A partir dali, a água retorna ao solo naturalmente, reabastecendo o lençol freático. Esse sistema reduz drasticamente o fluxo de água pluvial no oceano, o que poderia ser prejudicial para os recifes de corais e a biodiversidade local. Pensando na proteção dos recursos hídricos, o resort utiliza uma balsa flutuante para transporte entre as baías Batok e Ter, evitando a construção de um píer de concreto que danificaria o ecossistema marinho.
Há mais de duas décadas, o The Racha e seu centro de mergulho apoiam a fundação sem fins lucrativos The Reef Ball Foundation, focada na proteção e restauração de ecossistemas oceânicos. Diariamente, os hóspedes são convidados a participar das limpezas de praia organizadas pela equipe do resort (dependendo das condições climáticas). Além disso, por meio de um passeio autoguiado pelo entorno dos jardins da propriedade, os hóspedes podem conhecer as iniciativas tecnológicas de conservação do resort, como a fazenda hidropônica, a fábrica de engarrafamento de água potável e a estação de biogás.
8. Six Senses Laamu
Six Senses Laamu, nas Maldivas
Cortesia Six Senses Laamu/Reprodução Condé Nast Traveler
O Six Senses Laamu acaba de inaugurar o Sea Hub for Environmental Learning in Laamu, localizado na praia do pôr do sol do resort. Além de uma galeria expositiva, o local abriga um laboratório, cinema, sala infantil e agora conta com seis biólogos marinhos residentes, a Iniciativa Subaquática das Maldivas (Maldives Underwater Initiative – MUI) e suas ONGs parceiras: The Manta Trust, Blue Marine Foundation e Olive Ridley Project. Ali, os hóspedes podem conhecer especialistas de renome internacional e participar de atividades práticas, bem como de apresentações sobre as pesquisas em andamento. Como cereja do bolo, o centro oferece uma experiência imersiva com cenas subaquáticas diversas do Atol Laamu, para que os hóspedes explorem diferentes aspectos da vida marinha por meio de uma galeria interativa.
9. The Marker Harbor Resort, Key West
The Marker Harbor Resort, Key West
Reprodução Condé Nast Traveler
Em Key West, o moderno resort à beira-mar formou parceria com a organização local sem fins lucrativos Reef Relief e com a marca de protetor solar sustentável Raw Elements para instalar dois dispensadores públicos de protetor solar ecológico, seguros para recifes de corais. Como o primeiro hotel do estado da Flórida a oferecer dispensadores sustentáveis de protetor solar, a iniciativa beneficia não apenas a saúde da pele, mas também protege os recifes de corais e apoia a conservação marinha. O The Marker também realiza uma festa anual em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, com arrecadação de fundos para a Reef Relief e atividades para os hóspedes, como experimentação de produtos da Raw Elements e ações de conscientização sobre seus benefícios ambientais.
10. Four Seasons Resort Maui at Wailea
Four Seasons Resort Maui at Wailea, no Havaí
Reprodução Condé Nast Traveler
O Four Seasons Resort Maui at Wailea, no Havaí, acaba de lançar uma iniciativa mensal de limpeza de recifes chamada Blue ʻĀina (ou “terra azul”, em havaiano). Como parte do programa Mālama Hawaiʻi do resort, a ação monitora e remove detritos costeiros com apoio da Pacific Whale Foundation. Agora, os hóspedes têm a oportunidade de contribuir diretamente para a preservação dos recifes intocados de Maui. A experiência inclui uma breve limpeza em terra no porto de Maʻalaea, seguida por um passeio educacional de snorkel com limpeza de recife. No dia seguinte, os hóspedes embarcam em um passeio matinal com especialistas em conservação, com direito a café da manhã e almoço gratuitos. O custo da experiência Blue ʻĀina é de 60 dólares (R$ 333) por pessoa, mas os participantes hospedados no Four Seasons ganham um crédito de 250 dólares (R$ 1.389) por quarto.
11. Eden Rock, St. Barts
Eden Rock, em St. Barts
Reprodução Condé Nast Traveler
Além de ser um hotel que opera com desperdício zero — com programas de compostagem, materiais reutilizáveis e biodegradáveis — o Eden Rock também se destaca por suas ações em prol da comunidade e do meio ambiente da ilha. Após a passagem do furacão Irma, que devastou St. Barts em 2017, o Eden Rock assumiu a dianteira na recuperação da região, desde a conservação marinha até o apoio à população local, oferecendo novos empregos, recursos e ajuda financeira para reconstruir a infraestrutura e apoiar famílias deslocadas.
Desde então, o hotel lançou o projeto de restauração de recifes de coral Eden Reef, utilizando a tecnologia BioRock para revitalizar corais existentes e promover sua propagação. Atualmente, o recife abriga cerca de 200 fragmentos de coral com crescimento significativo, o que atraiu de volta uma variedade vibrante de peixes e outras espécies saudáveis. Os hóspedes do hotel podem vivenciar os resultados dessa restauração fazendo snorkel ao redor do recife a qualquer momento. Quem quiser contribuir mais diretamente pode tornar-se um “Anjo do Éden”, adotando um coral na área restaurada do recife. Com uma doação anual de qualquer valor para o Eden Reef Fund, é possível receber um certificado de adoção e uma foto semestral do coral, acompanhando seu crescimento e os resultados tangíveis da iniciativa. O Eden Rock também oferece passeios privados de snorkel aos doadores, permitindo que testemunhem o progresso da restauração ao longo do tempo.
12. Miavana by Time + Tide
Miavana by Time + Tide
Cortesia Time + Tide/Reprodução Condé Nast Traveler
Você encontrará o luxuoso e secreto refúgio Miavana na maior das cinco ilhas de um remoto arquipélago ao norte de Madagascar. Este retiro exclusivo combina conforto cinco estrelas com um forte compromisso com a conservação marinha e ambiental. Dada sua localização isolada, Miavana é um dos raros lugares do mundo onde tartarugas marinhas, incluindo as criticamente ameaçadas de extinção, como a tartaruga-de-pente, a tartaruga-verde e a tartaruga-oliva, conseguem desovar com segurança. A Time + Tide Foundation atua como a equipe de conservação da região, e sua equipe de sustentabilidade e biólogos marinhos internos coordena uma variedade de projetos ambientais na ilha e em seu entorno, incluindo patrulhas diárias de praia para monitorar tartarugas, translado de lêmures ameaçados de extinção e manutenção de viveiros de corais para recuperação de recifes degradados.
Verdadeiro paraíso para os apaixonados pelo oceano e pela vida marinha, o resort é cercado por baleias-jubarte que migram da Antártida para as águas tropicais de Madagascar, assim como nós, em busca de férias do frio. A região também conta com áreas marinhas protegidas do Oceano Índico, praticamente intocadas pela presença humana. Recentemente, a equipe instalou um projeto piloto de restauração de corais na área protegida de Loky Manambato. Após dois meses, os fragmentos de coral estão cada vez mais saudáveis e crescendo como deveriam.
*Matéria publicada originalmente na Condé Nast Traveler.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima