13ª MADE ocupa o Pacaembu com exposições e estreias no design nacional

O evento pautado no tema “Substrato: da ideia à matéria” reúne 50 nomes do design brasileiro, entre veteranos e estreantes, e aposta em intercâmbio cultural latino-americano A cada ano, a MADE – Mercado, Arte, Design reafirma sua posição como um dos principais palcos para o design autoral no Brasil. Em sua nova edição, que ocorre de 28 de maio a 1º de junho no renovado complexo do Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP), o evento convida o público a mergulhar nos processos que antecedem a criação de um objeto. Sob o tema Substrato: da ideia à matéria, a proposta é valorizar a trajetória conceitual que move artistas e designers antes que qualquer peça tome forma.
Leia mais
Veterana na MADE, Carol Gay apresenta o vaso-escultura “Lascas”, que reflete a fusão entre madeira e vidro soprado, obra que valoriza tanto os materiais quanto o processo artesanal
MADE/Divulgação
Mais uma vez, a quadra de tênis coberta do Pacaembu se transforma para receber o evento, que volta a dividir espaço com a feira de arte contemporânea ArPa – um circuito criativo conectado ao cenário latino-americano.
A cenografia, assinada pelo designer e curador Bruno Simões, foi concebida a partir de 100 chapas de MDF recicladas, criadas em parceria com a empresa Virô – um gesto alinhado ao compromisso da MADE com a sustentabilidade e a reinvenção de materiais.
O designer Zanini de Zanine retorna ao evento quase uma década depois, com sua linha de objetos, como este abridor
Instagram/@zaninidezanine/Reprodução
Sob curadoria de Simões e do idealizador Waldick Jatobá, a edição de 2025 retoma a importância das exposições dentro do evento, abrindo espaço para 50 nomes do design brasileiro.
Entre veteranos e estreantes, nomes consagrados como Zanini de Zanine, que retorna à MADE após quase uma década, Carol Gay e Rahyja Afrange dividem a cena com jovens talentos como Marcus Camargo, Dua.Dsg, Estúdio GEO e Très Arquitetura, entre outros.
“Fornada” é um gabinete mulfuncional criado pelo estreante Marcus Camargo, executado com madeira liptus natural, cerâmica artesanal e latão
MADE/Divulgação
“Estamos conscientes da nossa responsabilidade em fortalecer a cultura do design autoral e contemporâneo, ao mesmo tempo que nos comprometemos a trazer frescor para este movimento, revelando novos talentos que despontarão no cenário mundial do segmento”, diz Bruno.
Luminária “Anemona”, criada pelo estúdio Dua.Dsg, que estreia na MADE
MADE/Divulgação
Uma das novidades é a mostra RURAQ (que significa “objeto”, em quíchua), que traz o olhar de 20 estudantes peruanos da UPC – Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. Os jovens criaram espelhos a partir de fragmentos de objetos afetivos de seu país, resultado de um workshop realizado no Rio de Janeiro, reforçando o caráter latino-americano e colaborativo do evento.
Élcio Gozzo, sócio da MADE e CEO da SysGroup, destaca: “Acreditamos na potência do intercâmbio cultural para enriquecer o cenário do design na região.”
O aparador “Hipérion” criado pelo Estúdio GEO transcende sua funcionalidade básica por meio de um design essencial, chegando o mais próximo de um objeto de arte
MADE/Divulgação
O evento também celebra a cena brasiliense com a participação da ADEPRO – Associação de Designers de Produto do Distrito Federal, que ocupa a arquibancada do espaço com criações inéditas de novos designers de Brasília.
O escritório Très Arquitetura faz sua primeira participação na MADE com a coleção Mykonos, com sete peças de cerâmica, entre elas fruteira e vaso
MADE/Divulgação
Outro destaque da programação é a segunda edição do Prêmio Mitsubishi Motors de Design – MADE 2025, que reconhecerá projetos em seis categorias, do design de mobiliário à inovação. Os vencedores serão escolhidos por um júri de peso, que reúne nomes como Claudia Moreira Salles, Marcio Kogan e Pascale Mussard.
Leia mais
O desenho que deu origem à esta peça foi realizado em 2012, durante uma viagem da designer e arquiteta Rahyja Afrange ao Saco do Mamanguá, em Paraty (RJ), e integra a nova coleção de tapeçaria, em parceria com a marca Punto e Filo
MADE/Divulgação
Durante os cinco dias de evento, a MADE promove ainda rodas de conversa, visitas guiadas, atividades educativas e encontros entre profissionais, colecionadores e o público interessado em conhecer de perto o que de mais interessante vem sendo produzido no design nacional e latino-americano.
Serviço MADE
Quando: de 28 de maio a 1º de junho.
Horário: quarta-feira a sábado, das 13h às 21h | domingo, das 11h às 19h.
Endereço: Mercado Livre Arena Pacaembu – Rua Capivari, portão 23, São Paulo (SP).
Ingressos (com acesso às duas feiras): R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima