19 caixas d’água mais descoladas do que a maioria dos edifícios que você conhece

Ao observar as formas esculturais espalhadas pelo Oriente Médio — desde o concreto de Riad até o conjunto listrado em forma de cogumelo do Kuwait, brilhando sob o sol do deserto —, percebi que as caixas d’água podiam ser matéria-prima para a fantasia arquitetônica. Longe de serem apenas infraestrutura, essas estruturas muitas vezes também funcionam como marcos cívicos e símbolos culturais. E, à medida que pesquisava mais a fundo, o fascínio só aumentava: ao redor do mundo, caixas d’água assumem formas de castelos, bules de café, pêssegos e até OVNIs — surpresas lúdicas que pontuam horizontes urbanos que, de outro modo, seriam comuns. Aqui estão 19 dos exemplos mais extraordinários de caixas d’água que encontrei (embora eu suspeite que isso seja apenas o começo).
1. Riade, Arábia Saudita
Riade, Arábia Saudita
Getty Images
No Oriente Médio, formas piramidais elevadas são mais comuns, como nesta caixa d’água da Arábia Saudita. Construída em concreto em 1971 em Riade, a capital do país, ela tem 61 metros de altura e desde então se tornou um emblema moderno da cidade.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
2. Al-Khobar, Arábia Saudita
Al-Khobar, Arábia Saudita
Getty Images
Também localizada na Arábia Saudita, esta torre repousa em uma ilha ao largo da costa da cidade de Al-Khobar. Construída em 2023 para abastecer a área ao redor com água, ela abriga um restaurante panorâmico em seu último andar.
3. Espoo, Finlândia
Espoo, Finlândia
Getty Images
Esta caixa d’água de concreto, em forma de disco voador, é a ilustração perfeita da Era Espacial na época de sua construção, em 1968. Projetada pelo arquiteto finlandês Erkko Virkkunen, ela se eleva 45 metros acima do solo — o mesmo tamanho de seu diâmetro. A parte superior do prédio abriga o restaurante Haikaranpesä (“Ninho da Cegonha”), que aparece no filme local Black Ice (2007).
4. Svaneke, Dinamarca
Svaneke, Dinamarca
Getty Images
Esta caixa d’água de três pernas, projetada pelo arquiteto Jørn Utzon (eminente designer da Ópera de Sydney) em 1952, está localizada na ilha dinamarquesa de Bornholm, no Mar Báltico. Sua estrutura, inspirada em ferramentas ancestrais de navegação, como a bússola, é hoje um monumento histórico dinamarquês (embora não esteja mais em uso).
5. Cidade do Kuwait, Kuwait
Cidade do Kuwait, Kuwait
Getty Images
A Cidade do Kuwait abriga algumas das caixas d’água mais icônicas do mundo. A primeira série, listrada verticalmente, é uma das 33 edificações erguidas desde 1976. Composta por 5 grupos ao todo, esse impressionante conjunto inclui também formas mais orientais, como as torres abaixo.
6. Cidade do Kuwait, Kuwait
Cidade do Kuwait, Kuwait
Getty Images
Outro conjunto de caixas d’água na Cidade do Kuwait. Erguendo-se como minaretes futuristas sobre o Golfo, as icônicas Torres do Kuwait são um trio de formas esculturais que combinam engenharia moderna com arte islâmica. A mais alta chega a 187 metros, abrigando enormes tanques de água em suas esferas gêmeas, enquanto a terceira torre, em forma de agulha, ilumina o horizonte à noite. Revestidas com placas de aço esmaltado dispostas em espirais inspiradas em mosaicos, as torres brilham de dia e reluzem à noite — um símbolo da identidade moderna do Kuwait.
7. Várias localidades, Estados Unidos
Estados Unidos
Getty Images
Vários exemplares dessa caixa d’água sorridente podem ser encontrados pelos Estados Unidos, especialmente nos estados do nordeste: Michigan, Wisconsin, Iowa e Indiana.
8. Wiener Neustadt, Áustria
Wiener Neustadt, Áustria
Getty Images
No sul da Áustria, esta caixa d’água é um dos edifícios emblemáticos de Wiener Neustadt. Projetada pelos arquitetos Siegfried Theiss e Hans Jaksch em 1909, ela ainda está em operação.
9. Rostock, Alemanha
Rostock, Alemanha
Getty Images
Você poderia pensar que é um castelo de verdade. Erguida no final do século XIX, esta torre é um dos marcos da cidade de Rostock, no norte da Alemanha. Ela atrai visitantes todos os anos por sua aparência clássica e, ao mesmo tempo, industrial, um testemunho do artesanato local da época.
10. Landskrona, Suécia
Landskrona, Suécia
Getty Images
Localizada no ponto mais alto de Landskrona, no sul da Suécia, esta caixa d’água se ergue 66 metros acima da cidade. O arquiteto Fredrik Sundbärg mandou construí-la em 1904, e, em 1992, ela foi convertida em moradia. O edifício de 15 andares abriga apartamentos com vistas únicas de Landskrona.
11. Thorpeness, Reino Unido
Thorpeness, Reino Unido
Getty Images
Construída em 1923, esta enorme caixa d’água foi acusada de distorcer a paisagem bucólica de Thorpeness, no sul da Inglaterra. O arquiteto F. Forbes Glennie foi encarregado de disfarçá-la como um chalé no topo das árvores. Na década de 1980, a “Casa nas Nuvens” foi privatizada, reformada e posteriormente transformada em pousada. Hoje, pode ser alugada pelo Airbnb.
12. Chicago (Illinois), Estados Unidos
Chicago (Illinois), Estados Unidos
Getty Images
Mais do que uma caixa d’água, este edifício é um dos monumentos históricos mais importantes de Chicago. Construído em 1869 para abrigar bombas d’água, ele é famoso por ter resistido ao incêndio que devastou a cidade dois anos após sua inauguração. É a segunda torre mais antiga dos Estados Unidos (depois de Louisville, Kentucky). Ligada à Guerra Civil Americana, sua fachada ricamente ornamentada em estilo “castelo” foi criticada na época, principalmente por Oscar Wilde, que a chamou de “a melhor do pior”. Oscar Wilde a descreveu como “uma monstruosidade ameada coberta de caixas de pimenta”. Um ícone de Chicago, esta caixa d’água apareceu na série The Amazing Race e influenciou a arquitetura “de castelo” dos restaurantes White Castle (uma rede americana de fast-food).
13. Warren (Michigan), Estados Unidos
Warren (Michigan), Estados Unidos
Getty Images
Esta é uma das caixas d’água mais emblemática de nossa seleção, já que foi projetada por Eero Saarinen. O arquiteto finlandês-americano a projetou em 1945 em seu característico estilo da Era Espacial. A exemplo do aeroporto JFK em Nova York e o Gateway Arch em St. Louis, este edifício foi inspirado nas formas atômicas e espaciais que fascinavam os designers da época.
14. Rochester (Minnesota), Estados Unidos
Rochester (Minnesota), Estados Unidos
Getty Images
Passemos agora à arquitetura “pato” (ou “novidade”), que toma emprestadas formas de objetos, animais e produtos de consumo. Como os americanos eram muito afeiçoados a elas ao longo do século XX, elas podem ser encontradas em todos os lugares, de lanchonetes a postos de gasolina. Este castelo de 46 metros de altura em forma de espiga de milho foi erguido em 1929 em Minnesota, em homenagem à fábrica de conservas adjacente, onde o milho era uma das principais atividades.
15. Kingsburg (Califórnia), Estados Unidos
Kingsburg (Califórnia), Estados Unidos
Getty Images
Também conhecida como “o maior bule de café sueco do mundo” (atestado pela World Record Academy!), esta construção é resultado da renovação da caixa d’água original na década de 1980. Famosa por seu lendário consumo de café, a Suécia inspirou os arquitetos que ergueram esta cafeteira gigante de 37 metros de altura — capaz, se contivesse café, de servir 1,28 milhão de xícaras.
16. Sunnyvale (Califórnia), Estados Unidos
Sunnyvale (Califórnia), Estados Unidos
Getty Images
Em 1906, a empresa de processamento de carnes McNeil & Libby lançou sua divisão de frutas em Sunnyvale, Califórnia. A região era rica em pomares, e a empresa se tornou a maior fábrica de conservas do mundo em 1922. A caixa d’água, principal fonte de abastecimento do local, foi projetada nas cores de uma lata de frutas Libby’s de 7,5 metros de altura.
17. Circleville (Ohio), Estados Unidos
Circleville (Ohio), Estados Unidos
Getty Images
Esta enorme abóbora é o orgulho de Circleville, Ohio. Pintada em 1997 nas cores de uma abóbora, em homenagem ao amor dos moradores pelo vegetal, ela é o tema de um festival anual da abóbora.
18. Clanton (Alabama), Estados Unidos
Clanton (Alabama), Estados Unidos
Getty Images
Apelidada de “Peachoid”, “La Pêche”, “Monsieur Pêche” ou “A Lua sobre Gaffney [o condado]”, esta estrutura surpreendente deve sua forma aos pessegueiros da região. Foi erguida em 1981 e pintada pelo artista de macroarte Peter Freudenberg em estilo realista para evocar o fruto da maneira mais fiel possível, inclusive suas irregularidades. Ela aparece em várias séries de TV, incluindo House of Cards e Orphan X.
19. Niles (Illinois), Estados Unidos
Niles (Illinois), Estados Unidos
Getty Images
Esta réplica da Torre de Pisa nada mais é do que uma caixa d’água. Construída em 1934 pelo arquiteto Albert L. Farr para ocultar as bombas d’água de um parque de lazer, ela é o símbolo da cidade de Niles, que organiza um festival no local todo verão.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Oriente Médio.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima