O alho não é apenas bom para os humanos na hora de nos ajudar a combater um resfriado, ele também é bom para as plantas, já que suas propriedades podem ter um grande impacto nelas, fazendo com que cresçam saudáveis e bonitas. Trata-se de um remédio caseiro com 100% de efetividade e que certamente você tem na sua cozinha, assim utilizá-lo no seu jardim será muito mais fácil do que você imagina.
Trata-se de uma planta medicinal que, de fato, você também pode cultivar no seu jardim e que contém propriedades inseticidas, nematicidas, antibacterianas e fúngicas, que suas plantinhas receberão muito bem. Com o alho, você estará dando a elas um ótimo remédio e o melhor é que poderá ver os resultados em pouco tempo. Pronto para descobrir esses benefícios?
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
O alho nas plantas
O alho parece um vegetal muito forte, mas também transformará suas plantas
Luana Ribeiro/Pexels
Sabemos que cuidar das suas plantas é uma tarefa constante e muito importante para você, mas, às vezes, pode ser difícil encontrar o remédio perfeito para essa tarefa. Mas, fique tranquilo, pois o alho é o ingrediente que você procurava para suas plantinhas. Seus benefícios são muitos, mas podemos destacar os seguintes.
Adeus aos insetos e fungos
Poucos remédios naturais têm tantas opções para repelir os insetos das suas plantinhas; melhor ainda, menos são tão eficazes. Entre as principais vantagens do alho em qualquer uma de suas formas, está sua qualidade antisséptica e antifúngica, que atuará positivamente independentemente da forma como você aplicar: seco, em pó, com o alho inteiro ou em soluções líquidas. Os morangos, por exemplo, terão muito menos parasitas.
Fertilizante natural
Ao optar por métodos naturais, o que buscamos é que nossas plantas estejam livres de químicos que as prejudiquem, aos nossos animais de estimação ou a nós mesmos. Por sorte, o alho não é apenas um repelente, mas atua como fertilizante ecológico pela grande quantidade de nutrientes que os dentes e a casca possuem; inclusive, até a raiz do alho é extremamente benéfica para o substrato.
Flores mais cheirosas
As roseiras ou qualquer outra planta aromática serão beneficiadas pelo alho, pois esse ingrediente, que por si só tem um forte cheiro, ajuda a potencializar os aromas de toda planta que se alimente dele. Por outro lado, você não precisa se preocupar que seu jardim ou sua casa fiquem com cheiro de alho, pois esse costuma desaparecer depois de algumas horas; assim, o único cheiro que sentirá será a suave fragrância das suas flores.
Nenhum pássaro maltratará suas plantas
E, falando de cheiros, é justamente essa qualidade que ajudará você a afastar os pássaros caso seu jardim tenha uma horta incluída. Sim, manter um microecossistema saudável é vital; isso inclui promover a presença de algumas aves para controlar pragas, mas um excesso de visitas também significa que elas comerão seus frutos e afetarão o crescimento das plantas. No entanto, acredite quando dizemos que isso não será um problema se você utilizar o alho.
Dica: é melhor aplicar o alho em suas plantas à tarde, para que aproveitem ao máximo seus nutrientes.
O alho como fertilizante
O alho não é apenas um tempero, é também um fertilizante
Freepik
De acordo com a Universidade Complutense de Madrid, o alho possui micronutrientes, aminoácidos e vitaminas que são extremamente benéficos para o organismo humano. Nas plantas, o uso do alho garante a obtenção de potássio, cálcio, magnésio, nitrogênio e fósforo, nutrientes indispensáveis para que novos brotos nasçam, pois beneficiam a absorção dos mesmos e a fotossíntese. Vale lembrar que o alho também é perfeito para manter as raízes das plantas saudáveis.
Por todas essas propriedades, fazer fertilizante de alho é ótimo, pois poucos adubos naturais têm benefícios tão radicais em tão pouco tempo. Além disso, seu preparo é extremamente fácil; o truque é usar água com alho para as plantas que precisam de uma ajuda. O que se necessita são alhos inteiros e cascas, um pouco de água e muita disposição. Como fazer? Contamos mais adiante.
Inseticida de alho para as plantas
Livrar-se de pragas não precisa ser tóxico para suas plantas; o alho é uma ótima maneira de fazer isso
Isabella Mendes/Pexels
O inseticida feito de alho é, provavelmente, o maior benefício que este vegetal pode oferecer às plantas. Não é de surpreender, pois inclusive ajuda com fungos na pele e nas unhas das pessoas, de modo que os insetos e as detestáveis pragas têm poucas chances de vencer contra o alho. Lembre-se, porém, que ele previne o aparecimento, mas não elimina uma infestação avançada. Suas propriedades de alicina e dissulfeto de dialila são perfeitas para atuar como um repelente natural garantido.
Entre os insetos que afasta estão moscas, cochonilhas e pulgões. Contra os fungos também tem poder inseticida, desde que você os perceba a tempo e queira eliminar o risco de contágio. Porém, se seu jardim, horta ou plantinhas de interior já têm uma praga espalhada, o melhor será buscar métodos mais fortes.
Como preparar o alho para cuidar das plantas?
Para que o alho funcione, é preciso prepará-lo
Sahand Babali/Unsplash
Quanto mais versátil for um método para cuidar das plantas, melhor! Por sorte, temos diante de nós um ingrediente que pode ser preparado de diversas formas. Seja para fertilizar ou eliminar pragas, reunimos as melhores preparações para você.
Alho triturado
Uma técnica eficaz é esmagar as cascas até que fiquem em pó; se você tiver alhos já secos, pode adicioná-los ao alho moído. Quando o resultado já for pó, retire um pouco da terra das suas plantas e despeje o alho moído. É importante aplicar uma quantidade moderada, já que o excesso pode ser contraproducente. Posteriormente, devolva a terra que havia retirado e adicione um pouco de água. Dessa forma, ajudará suas plantas a melhorarem no crescimento e sua saúde se tornará notavelmente melhor.
Água com alho para as plantas que precisam crescer
Uma das preparações mais comuns é com as cascas do alho, embora esta seja aconselhável para casos em que se deseja apenas melhorar o crescimento: devem ser trituradas até virar um pó bem fino e deixadas de molho em água por uma semana; uma vez concluído o tempo de repouso, deve-se colocar sobre a terra. Outro método muito mais forte, que inclusive funciona com plantas prestes a murchar, é triturar cinco alhos inteiros até formar uma pasta e depois deixá-la em um litro de água para repousar por um dia inteiro; posteriormente, deve-se ferver por 20 minutos, deixar repousar e aplicar no jardim ou nos vasos da casa. Utilize este fertilizante uma vez por mês para obter ótimos resultados.
Álcool de alho
No momento de preparar o álcool de alho, deve-se ter em conta as medidas para que funcione da melhor maneira. Para cada 100 ml de álcool, deve-se aplicar 100 g de alho. Os passos são simples: primeiro, pique o alho tão finamente quanto desejar e coloque-o no álcool por uma semana. Mas, atenção: não deve colocar a preparação diretamente sobre as plantas, e sim dissolver 10 ml em água e duas gotinhas de sabão de potássio. Dessa forma, a mistura não escorrerá das folhas e ficará fixada nelas para eliminar qualquer tipo de praga que, infelizmente, tenha infectado sua plantinha. Sob nenhuma circunstância aplique o álcool de alho mais de duas vezes por semana; o aconselhável é que seja a cada 15 dias ou mais.
Bicarbonato de sódio e alho para as plantas doentes
Qualquer amante de plantas concordará: por mais que você se esforce, alguma doença acaba atingindo suas plantinhas no momento mais inesperado. Se isso aconteceu, então utilize bicarbonato e alho para as plantas que precisam eliminar a doença de seus caules e folhas. O preparo não requer mais ingredientes do que você já tem em sua cozinha: coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com dois dentes de alho picados em pedaços em um litro de água morna e deixe repousar por 24 horas inteiras. Antes de aplicar nas suas plantas, certifique-se de ter diluído toda a preparação em 9 litros de água e, agora sim, é hora de regar! Recomendamos que faça este processo a cada 15 dias e que não abuse dessa rega, pois trata-se de um método muito agressivo.
Vinagre e alho para as plantas
Nossa última preparação também é para combater intrusos: trata-se do vinagre e alho para as plantas com risco de pragas. O alho por si só já é ótimo como inseticida, mas se combinado com o vinagre, nada o detém. Nesse caso, deve-se ferver água e depois colocar 5 dentes de alho picados por 5 minutos; misture e adicione ao vinagre, depois borrife nas suas plantas uma vez a cada 15 dias para afastar qualquer inseto.
O alho queima as plantas?
O alho, embora benéfico, pode ter efeitos colaterais se usado incorretamente
Engin Akyurt/Pexels
Quando se trata do alho, além do cheiro, você deve se preocupar com as queimaduras nas folhas. Tenha especial cuidado no seu inseticida à base de álcool com alho, pois, como comentamos anteriormente, se utilizá-lo diretamente sobre as plantas sem ter dissolvido em água, é muito provável que os resultados não sejam os esperados, pois se trata de uma preparação muito forte. Lembre-se de que as plantas são tão delicadas como nossa pele, então não as borrife com essa preparação de forma direta sob nenhuma hipótese.
Além disso, procure seguir os tempos que recomendamos em cada preparo. O alho tem propriedades muito potentes, por isso o abuso do mesmo é algo que aconselhamos evitar a todo custo. Os resultados com esse ingrediente são muito notórios em pouco tempo, você verá, então não será necessário que a frequência no seu uso seja desmedida.
Quais plantas se beneficiam do alho?
De todas as plantas, a orquídea é a que mais se beneficia do alho
Getty Images
A orquídea é uma planta tão bonita quanto delicada. Essa plantinha é muito suscetível a pragas e doenças, de modo que sua vida pode ser reduzida se o cuidado não for adequado. Nesses casos, o que se precisa é fortalecer a raiz para que, com o tempo e o devido cuidado, as flores e os caules cresçam saudáveis novamente. Tudo o que você precisa fazer é colocar um dente de alho em duas xícaras de água e deixar repousar por meia hora. Depois, você pode regar a terra da orquídea ou, em casos muito extremos, mergulhar a raiz na solução. Você verá como é fácil prolongar a vida das suas orquídeas.
Por outro lado, não se esqueça de que o alho, em geral, é benéfico para as plantas que costumam ser infestadas por pragas. Por exemplo, nas hortas, se você tiver tomate, árvores frutíferas ou cenouras, precisará usar remédios para evitar doenças fúngicas ou causadas por insetos. As rosas também vão adorar o alho porque ele as deixará com um aroma agradável e afastará qualquer praga de suas pétalas.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
Trata-se de uma planta medicinal que, de fato, você também pode cultivar no seu jardim e que contém propriedades inseticidas, nematicidas, antibacterianas e fúngicas, que suas plantinhas receberão muito bem. Com o alho, você estará dando a elas um ótimo remédio e o melhor é que poderá ver os resultados em pouco tempo. Pronto para descobrir esses benefícios?
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
O alho nas plantas
O alho parece um vegetal muito forte, mas também transformará suas plantas
Luana Ribeiro/Pexels
Sabemos que cuidar das suas plantas é uma tarefa constante e muito importante para você, mas, às vezes, pode ser difícil encontrar o remédio perfeito para essa tarefa. Mas, fique tranquilo, pois o alho é o ingrediente que você procurava para suas plantinhas. Seus benefícios são muitos, mas podemos destacar os seguintes.
Adeus aos insetos e fungos
Poucos remédios naturais têm tantas opções para repelir os insetos das suas plantinhas; melhor ainda, menos são tão eficazes. Entre as principais vantagens do alho em qualquer uma de suas formas, está sua qualidade antisséptica e antifúngica, que atuará positivamente independentemente da forma como você aplicar: seco, em pó, com o alho inteiro ou em soluções líquidas. Os morangos, por exemplo, terão muito menos parasitas.
Fertilizante natural
Ao optar por métodos naturais, o que buscamos é que nossas plantas estejam livres de químicos que as prejudiquem, aos nossos animais de estimação ou a nós mesmos. Por sorte, o alho não é apenas um repelente, mas atua como fertilizante ecológico pela grande quantidade de nutrientes que os dentes e a casca possuem; inclusive, até a raiz do alho é extremamente benéfica para o substrato.
Flores mais cheirosas
As roseiras ou qualquer outra planta aromática serão beneficiadas pelo alho, pois esse ingrediente, que por si só tem um forte cheiro, ajuda a potencializar os aromas de toda planta que se alimente dele. Por outro lado, você não precisa se preocupar que seu jardim ou sua casa fiquem com cheiro de alho, pois esse costuma desaparecer depois de algumas horas; assim, o único cheiro que sentirá será a suave fragrância das suas flores.
Nenhum pássaro maltratará suas plantas
E, falando de cheiros, é justamente essa qualidade que ajudará você a afastar os pássaros caso seu jardim tenha uma horta incluída. Sim, manter um microecossistema saudável é vital; isso inclui promover a presença de algumas aves para controlar pragas, mas um excesso de visitas também significa que elas comerão seus frutos e afetarão o crescimento das plantas. No entanto, acredite quando dizemos que isso não será um problema se você utilizar o alho.
Dica: é melhor aplicar o alho em suas plantas à tarde, para que aproveitem ao máximo seus nutrientes.
O alho como fertilizante
O alho não é apenas um tempero, é também um fertilizante
Freepik
De acordo com a Universidade Complutense de Madrid, o alho possui micronutrientes, aminoácidos e vitaminas que são extremamente benéficos para o organismo humano. Nas plantas, o uso do alho garante a obtenção de potássio, cálcio, magnésio, nitrogênio e fósforo, nutrientes indispensáveis para que novos brotos nasçam, pois beneficiam a absorção dos mesmos e a fotossíntese. Vale lembrar que o alho também é perfeito para manter as raízes das plantas saudáveis.
Por todas essas propriedades, fazer fertilizante de alho é ótimo, pois poucos adubos naturais têm benefícios tão radicais em tão pouco tempo. Além disso, seu preparo é extremamente fácil; o truque é usar água com alho para as plantas que precisam de uma ajuda. O que se necessita são alhos inteiros e cascas, um pouco de água e muita disposição. Como fazer? Contamos mais adiante.
Inseticida de alho para as plantas
Livrar-se de pragas não precisa ser tóxico para suas plantas; o alho é uma ótima maneira de fazer isso
Isabella Mendes/Pexels
O inseticida feito de alho é, provavelmente, o maior benefício que este vegetal pode oferecer às plantas. Não é de surpreender, pois inclusive ajuda com fungos na pele e nas unhas das pessoas, de modo que os insetos e as detestáveis pragas têm poucas chances de vencer contra o alho. Lembre-se, porém, que ele previne o aparecimento, mas não elimina uma infestação avançada. Suas propriedades de alicina e dissulfeto de dialila são perfeitas para atuar como um repelente natural garantido.
Entre os insetos que afasta estão moscas, cochonilhas e pulgões. Contra os fungos também tem poder inseticida, desde que você os perceba a tempo e queira eliminar o risco de contágio. Porém, se seu jardim, horta ou plantinhas de interior já têm uma praga espalhada, o melhor será buscar métodos mais fortes.
Como preparar o alho para cuidar das plantas?
Para que o alho funcione, é preciso prepará-lo
Sahand Babali/Unsplash
Quanto mais versátil for um método para cuidar das plantas, melhor! Por sorte, temos diante de nós um ingrediente que pode ser preparado de diversas formas. Seja para fertilizar ou eliminar pragas, reunimos as melhores preparações para você.
Alho triturado
Uma técnica eficaz é esmagar as cascas até que fiquem em pó; se você tiver alhos já secos, pode adicioná-los ao alho moído. Quando o resultado já for pó, retire um pouco da terra das suas plantas e despeje o alho moído. É importante aplicar uma quantidade moderada, já que o excesso pode ser contraproducente. Posteriormente, devolva a terra que havia retirado e adicione um pouco de água. Dessa forma, ajudará suas plantas a melhorarem no crescimento e sua saúde se tornará notavelmente melhor.
Água com alho para as plantas que precisam crescer
Uma das preparações mais comuns é com as cascas do alho, embora esta seja aconselhável para casos em que se deseja apenas melhorar o crescimento: devem ser trituradas até virar um pó bem fino e deixadas de molho em água por uma semana; uma vez concluído o tempo de repouso, deve-se colocar sobre a terra. Outro método muito mais forte, que inclusive funciona com plantas prestes a murchar, é triturar cinco alhos inteiros até formar uma pasta e depois deixá-la em um litro de água para repousar por um dia inteiro; posteriormente, deve-se ferver por 20 minutos, deixar repousar e aplicar no jardim ou nos vasos da casa. Utilize este fertilizante uma vez por mês para obter ótimos resultados.
Álcool de alho
No momento de preparar o álcool de alho, deve-se ter em conta as medidas para que funcione da melhor maneira. Para cada 100 ml de álcool, deve-se aplicar 100 g de alho. Os passos são simples: primeiro, pique o alho tão finamente quanto desejar e coloque-o no álcool por uma semana. Mas, atenção: não deve colocar a preparação diretamente sobre as plantas, e sim dissolver 10 ml em água e duas gotinhas de sabão de potássio. Dessa forma, a mistura não escorrerá das folhas e ficará fixada nelas para eliminar qualquer tipo de praga que, infelizmente, tenha infectado sua plantinha. Sob nenhuma circunstância aplique o álcool de alho mais de duas vezes por semana; o aconselhável é que seja a cada 15 dias ou mais.
Bicarbonato de sódio e alho para as plantas doentes
Qualquer amante de plantas concordará: por mais que você se esforce, alguma doença acaba atingindo suas plantinhas no momento mais inesperado. Se isso aconteceu, então utilize bicarbonato e alho para as plantas que precisam eliminar a doença de seus caules e folhas. O preparo não requer mais ingredientes do que você já tem em sua cozinha: coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com dois dentes de alho picados em pedaços em um litro de água morna e deixe repousar por 24 horas inteiras. Antes de aplicar nas suas plantas, certifique-se de ter diluído toda a preparação em 9 litros de água e, agora sim, é hora de regar! Recomendamos que faça este processo a cada 15 dias e que não abuse dessa rega, pois trata-se de um método muito agressivo.
Vinagre e alho para as plantas
Nossa última preparação também é para combater intrusos: trata-se do vinagre e alho para as plantas com risco de pragas. O alho por si só já é ótimo como inseticida, mas se combinado com o vinagre, nada o detém. Nesse caso, deve-se ferver água e depois colocar 5 dentes de alho picados por 5 minutos; misture e adicione ao vinagre, depois borrife nas suas plantas uma vez a cada 15 dias para afastar qualquer inseto.
O alho queima as plantas?
O alho, embora benéfico, pode ter efeitos colaterais se usado incorretamente
Engin Akyurt/Pexels
Quando se trata do alho, além do cheiro, você deve se preocupar com as queimaduras nas folhas. Tenha especial cuidado no seu inseticida à base de álcool com alho, pois, como comentamos anteriormente, se utilizá-lo diretamente sobre as plantas sem ter dissolvido em água, é muito provável que os resultados não sejam os esperados, pois se trata de uma preparação muito forte. Lembre-se de que as plantas são tão delicadas como nossa pele, então não as borrife com essa preparação de forma direta sob nenhuma hipótese.
Além disso, procure seguir os tempos que recomendamos em cada preparo. O alho tem propriedades muito potentes, por isso o abuso do mesmo é algo que aconselhamos evitar a todo custo. Os resultados com esse ingrediente são muito notórios em pouco tempo, você verá, então não será necessário que a frequência no seu uso seja desmedida.
Quais plantas se beneficiam do alho?
De todas as plantas, a orquídea é a que mais se beneficia do alho
Getty Images
A orquídea é uma planta tão bonita quanto delicada. Essa plantinha é muito suscetível a pragas e doenças, de modo que sua vida pode ser reduzida se o cuidado não for adequado. Nesses casos, o que se precisa é fortalecer a raiz para que, com o tempo e o devido cuidado, as flores e os caules cresçam saudáveis novamente. Tudo o que você precisa fazer é colocar um dente de alho em duas xícaras de água e deixar repousar por meia hora. Depois, você pode regar a terra da orquídea ou, em casos muito extremos, mergulhar a raiz na solução. Você verá como é fácil prolongar a vida das suas orquídeas.
Por outro lado, não se esqueça de que o alho, em geral, é benéfico para as plantas que costumam ser infestadas por pragas. Por exemplo, nas hortas, se você tiver tomate, árvores frutíferas ou cenouras, precisará usar remédios para evitar doenças fúngicas ou causadas por insetos. As rosas também vão adorar o alho porque ele as deixará com um aroma agradável e afastará qualquer praga de suas pétalas.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter