45 plantas com nomes curiosos inspirados em animais!

Veja alguns exemplos de nomes que refletem semelhanças ou comparações com o reino animal, seja pela forma das flores, pelo aspecto das folhas, seja pela textura das raízes Já parou para pensar que muitos nomes de plantas fazem referências a animais? Seja na forma, na estrutura, seja no comportamento, a botânica se utiliza dessas associações para descrever e classificar os vegetais. Essa é uma forma de expressar a complexa relação entre os diferentes reinos, além de facilitar a sua identificação e o seu estudo.
Leia mais
Na lista abaixo, selecionamos exemplos de plantas com nomes de animais que podem te surpreender. Será que você já ouviu falar em alguma dessas espécies? Confira:
1. Palmeira-rabo-de-raposa
A palmeira-rabo-de-raposa é nativa da Austrália e pode atingir 10 m de altura
Flickr/Kyle Wicomb/Creative Commons
A palmeira-rabo-de-raposa recebeu esse nome devido à aparência de suas folhas, que se assemelham a um rabo do animal. As folhas são longas, finas, plumosas e se espalham em várias direções, criando um efeito visual, que lembra a cauda do animal.
2. Rabo-de-rato
Rabo-de-rato é um cacto rasteiro que pode ser cultivado como forração de outras espécies maiores ou em vasos como espécie pendente
Flickr/J. Richard Link/CreativeCommons
A forma da planta, cientificamente conhecida como Aporocactus flagelliformis, é o principal motivo para o nome popular. A estrutura do caule longo, fino e pendente, lembra o rabo de um rato. Esses caules são cobertos por pequenos espinhos, que parecem pelos, e podem crescer consideravelmente, chegando a 1,5 m de comprimento. As flores, que surgem durante o verão, são discretas e delicadas, em contraste com a sua aparência espinhosa.
3. Rabo-de-galo
A rabo-de-galo também é conhecida como Celosia argentea ou Celosia plumosa
Foto: Evelyn Müller/Editora Globo
Rabo-de-galo é o nome popular dessa planta ornamental, que tem o nome científico Celosia argentea. Ela recebe este nome devido a sua inflorescência, que tem um aspecto plumoso, semelhante a uma crista de galo. As variedades desta planta apresentam flores coloridas e plumosas em diversas tonalidades, como vermelho, rosa, laranja, amarelo e roxo.
4. Rabo-de-macaco
O rabo-de-macaco é um cacto bastante visado no paisagismo por seu raro comportamento pendente
Fatima JC/Flickr/Creative Commons
O cacto rabo-de-macaco recebe este nome devido a sua forma pendente e peluda, que se assemelha à cauda de um macaco. A planta tem segmentos cilíndricos com espinhos macios e flexíveis, que se estendem para baixo, criando um efeito visual que lembra a cauda de um macaco.
5. Rabo-de-tatu
Ao cultivar a planta rabo-de-tatu em vasos, tome cuidado para não realizar regas excessivas
Flickr/Maja Dumat/Creative Commons
O rabo-de-tatu se refere à suculenta com folhas que lembram, em forma e textura, o rabo do animal homônimo. A sua beleza reside no formato das folhas, que lembram lanças com a ponta curva, e nas verrugas brancas que as decoram. A planta é conhecida por sua resistência e facilidade de cultivo, sendo uma boa opção para quem busca uma planta de baixo custo e manutenção.
6. Orelha-de-elefante
A orelha-de-elefante é uma planta nativa de florestas, por isso, prefere condição de meia-sombra para o cultivo
Flickr/International Institute of Tropical Agriculture/Creative Commons
A planta chamada orelha-de-elefante recebe esse nome popular devido à forma e ao tamanho das suas folhas, que se assemelham a orelhas do mamífero. Ela é conhecida por suas folhas grandes e vistosas, que podem alcançar até 2 m de comprimento.
7. Pata-de-elefante
A pata-de-elefante pode ser cultivada em vasos mais rasos e largos, pois não tem raízes profundas
Evelyn Müller/Editora Globo
A planta pata-de-elefante recebeu esse nome popular devido a sua base robusta e casca rugosa, que se assemelham à pata do animal. Essa base dilatada e o tronco grosso servem para armazenar água, permitindo que a planta suporte longos períodos de seca.
8. Boca-de-leão
O nome científico da flor boca-de-leão é Antirrhinum majus
Pixabay/Janeb13/CreativeCommons
A planta recebeu esse nome popular devido ao formato das suas flores. Elas, quando tocadas ou pressionadas, abrem-se como uma boca de leão rugindo.
9. Casco-de-tartaruga
A casco-de-tartaruga é uma espécie com folhas grandes, ornamentais e nervuradas
earl/Flickr/Creative Commons
A forma das folhas da planta casco-de-tartaruga é um dos principais fatores que leva à semelhança com o casco do animal. Elas são geralmente arredondadas ou ovaladas, com bordas lisas e um aspecto carnoso. A disposição das folhas também contribui para essa semelhança. Em algumas espécies, elas são dispostas de forma circular ou em espiral, criando uma aparência que lembra as placas do casco.
10. Pata-de-vaca
A Bauhinia forficata ou pata-de-vaca tem inflorescências brancas em seus galhos
Wikimedia Commons/Valentino Liberali/Creative Commons
A pata-de-vaca recebe esse nome popular devido ao formato peculiar de suas folhas, que tem formato similar aos cascos dos bovinos. As folhas são bilobadas, ou seja, têm dois lobos separados na extremidade. Esses lobos, quando vistos em conjunto, lembram a forma da pata do animal.
Leia mais
11. Borboleta-azul
As flores da borboleta-azul surgem nas pontas dos longos e curvados ramos
Flickr/stoplamek/Creative Commons
O nome popular da planta se deve principalmente à forma delicada das pétalas e cor das suas flores. Os estames longos e curvados, que produzem o pólen, assemelham-se a antenas. A flor tem pétalas que lembram asas. O aspecto geral da flor, reforça a comparação com as borboletas azuis.
12. Lírio-aranha-vermelho
O lírio-aranha-vermelho é comumente visto em campos e canteiros, mas não funciona bem como flor de corte para arranjos
PxHere/Floerehuo/Creative Commons
O lírio-aranha recebe esse nome devido à forma das suas pétalas e estames. As pétalas longas e finas, com suas cores vibrantes, curvam-se para baixo, dando a impressão de um corpo de aranha, enquanto os estames, com seus filamentos longos e delicados, reforçam a semelhança com as pernas do animal.
13. Camarão-amarelo
É um arbusto perene que se destaca pelas suas inflorescências vistosas e coloridas, que se assemelha a um camarão
Agnieszka Kwiecień, Nova/Wikimedia Commons
A planta recebe esse nome popular devido as suas inflorescências em formato de espiga, que envolvem as flores verdadeiras. Sua aparência lembra o corpo e a cauda de um camarão. As brácteas amarelas, estruturas foliares que protegem as flores, são as responsáveis por essa semelhança.
14. Dente-de-leão
O dente-de-leão pode ser usado para auxiliar no tratamento de transtornos digestivos, problemas no fígado e pâncreas e afeções da pele
Evelyn Müller/Editora Globo
O nome dente-de-leão da planta Taraxacum officinale vem da aparência de suas folhas lobadas e denteadas, lembrando os dentes do animal. Os frutos, que também se parecem com pequenos dentes, também podem ter contribuído para essa associação.
15. Flor-coral
A flor-coral cresce entouceirada, entregando cor, volume e polinizadores aos jardins
Dbxsoul/Wikimedia Commons
A planta recebe esse nome devido a sua aparência que se assemelha a um coral marinho. Suas flores, que são vermelhas e vibrantes, agrupam-se em longas hastes, criando uma estrutura semelhante a de um coral, daí o nome “flor-de-coral”.
16. Columeia-peixinho
A columeia-peixinho é uma planta pendente, perene e de fácil cultivo, que se adapta bem a ambientes internos
Forest & Kim Starr/Wikimedia Commons
A columeia-peixinho, cujo nome científico é Nematanthus wettsteinii, é uma referência direta à aparência das flores, que lembram pequenos peixes. Elas são alongadas, de cor vibrante, e se assemelham a pequenas barbatanas de peixe.
17. Peixinho-da-horta
O peixinho-da-horta pode ser cultivado em hortas caseiras à meia-sombra
Pexels/Creative Commons
O peixinho-da-horta tem esse nome devido ao seu sabor peculiar, que lembra o sabor de peixe frito, especialmente quando empanado e frito. A planta comestível também é conhecida pelo nome de “lambari”, e essa característica de sabor é o principal motivo para o nome popular, que remete à semelhança com o peixe.
18. Maranta-pavão
Com visual exuberante, a maranta-pavão tem folhas ovais com linhas transversais em verde-escuro, que trazem o desenho de uma pena
Império dos Vasos & Flora/Divulgação
A maranta-pavão recebe esse nome devido à forma exótica e ao padrão único de suas folhas, que se assemelham a penas de pavão. As folhas são grandes e ovaladas, com uma tonalidade verde-escura e faixas transversais mais claras, como se fossem pintadas à mão. Essa característica, juntamente à forma como as folhas se fecham à noite, também contribuem para a semelhança com as penas.
19. Cacto-ouriço
O cacto-ouriço é uma planta popularmente conhecida por seus espinhos e sua forma arredondada, lembrando um ouriço
Flickr/Dea Lunae/Creative Commons
Também conhecido como cacto espinhoso, ele recebe este nome devido a sua aparência física, que se assemelha a um ouriço. Suas características principais, como a abundância de espinhos e o formato arredondado, são semelhantes as de um ouriço, o que justifica a denominação popular.
20. Orquídea-borboleta
As Phalaenopsis pertencem ao grupo das “orquídeas borboleta”
Rollopack/Wikimedia Commons
A orquídea borboleta recebeu esse nome devido à semelhança de suas flores com borboletas em voo. As pétalas largas e delicadas das flores, parecem as asas do inseto. O nome científico Phalaenopsis, também reflete essa semelhança, sendo derivado do grego “phalaena” (borboleta) e “opsis” (aparência).
Leia mais
21. Assa-peixe
A assa-peixe é uma planta herbácea nativa do Brasil conhecida pelas suas folhas grandes e brilhantes, que lembram as barbatanas de um peixe
Flickr/Forest and Kim Starr/Creative Commons
O nome “assa-peixe” para a planta Vernonia polyanthes vem da crença popular de que ela pode ser usada para assar peixes. Embora não haja evidências científicas que comprovem essa prática culinária, o nome é atribuído devido à aparência das folhas, grandes e brilhantes, que formam o desenho de uma barbatana. Além disso, as nervuras das folhas são comparadas a espinhas de peixe.
22. Cacto-espinha-de-peixe
As flores do cacto-espinha-de-peixe ou cacto-zig-zag, costumam ter tons de branco, amarelo ou creme
Zapyon/Wikimedia Commons
O cacto é chamado assim devido ao formato de suas folhas, que são lobadas, achatadas e em zigue-zague, lembrando uma espinha de peixe. Esse formato característico é uma adaptação para a coleta de água e a redução da transpiração em ambientes secos, onde esses cactos geralmente crescem.
23. Antúrio-rabinho-de-porco
A planta antúrio-rabo-de-porco é uma planta doméstica popular, nativa da Costa Rica tropical. É conhecida por suas flores vibrantes e forma única, facilmente cultivada em ambientes de interior
Cliff/Wikimedia Commons
O antúrio “rabo-de-porco”, recebe este apelido devido a sua inflorescência em forma de espiral que, quando retorcida, lembra o pequeno rabo de um porco. A planta é popularmente conhecida por essa característica peculiar e exótica, que a distingue de outros antúrios.
24. Orquídea-pato-voador
É uma pequena orquídea terrestre encontrada no leste e no sul da Austrália. Ela apresenta uma flor notável, que lembra um pato voando
Caroline Jones/Wikimedia Commons
Esse nome é dado à espécie Caleana major, devido à forma única de suas flores, que se assemelham a um pato em voo. A flor apresenta um “corpo”, formado por sépala e pétalas, que se assemelha ao corpo do pato, com um “bico” (labelo) que parece estar esticado para cima, e “asas” (da coluna) que parecem estar em movimento.
25. Cauda-de-leão
A cauda-de-leão é um arbusto perene, florido e tropical. Ela apresenta folhas largas, base lenhosa e caules herbáceos
Urban/Wikimedia Commons
A Leonotis leonurus recebe esse nome popular devido à semelhança das suas inflorescências com a cauda de um leão. As flores, agrupadas em cachos densos e alongados, têm a aparência de uma cauda, o que justifica a denominação.
26. Rabo-de-lagartixa
A suculenta rabo-de-lagartixa é caracterizada por formar aglomerados, com folhas estreitas e em formato de lança. A planta tem tubérculos brancos circulares em sua superfície inferior
Abu Shawka/Wikimedia Commons
O nome popular para a planta Haworthia fasciata deriva das suas características físicas. Suas folhas grossas, carnosas e triangulares, com protuberâncias brancas, lembram as escamas e o rabo de uma lagartixa.
27. Chifre-de-veado
Parte da área externa com o aparador, que antes era uma tábua de fazer queijo do avô da moradora. Na parede, vasos com chifre-de-veado e suculentas. A porta é pintada com a tinta Capim-de-Cheiro, da Suvinil
Denílson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
A planta recebe este nome devido ao formato das suas folhas com ramificações, que se assemelham a chifres de veado. As folhas férteis, em particular, são mais longas e bifurcadas, dando a impressão de serem semelhantes à galhada do animal.
28. Lambari-roxo
O lambari-roxo tem aparência exótica, com detalhes roxos nas folhagens
GettyImages
O nome popular lambari-roxo para a planta Tradescantia zebrina se deve à semelhança das suas folhas com os peixes chamados lambaris. As folhas da planta, com suas estrias prateadas e cores roxas, lembram a aparência desses animais.
29. Orelha-de-cordeiro
A orelha-de-cordeiro é uma planta perene, de baixo crescimento e extensa. Ela apresenta folhagem aveludada, verde-acinzentada, prateada e pálida
Syrio/Wikimedia Commons
A planta é famosa pelas suas folhas grossas, macias e aveludadas, de cor cinza-prateada, que lembram as orelhas de um cordeiro. As folhas são grandes e peludas, com uma forma semelhante a uma língua.
Leia mais
30. Pata-de-urso
A pata-de-urso é uma suculenta compacta nativa da África do Sul, famosa por suas folhas peludas e grossas. A planta apresenta flores coloridas, o que a torna uma opção popular para quem busca plantas de fácil manutenção
Nikola van Berkel/Wikimedia Commons
O nome comum para a planta Cotyledon tomentosa surge da aparência peculiar das folhas e textura peluda, que lembram as patas do urso. As folhas são carnosas e grossas, com uma superfície aveludada ou peluda.
31. Ave-do-paraíso
Nativa do Brasil, a ave-do-paraíso tolera regiões quase semidesérticas
Daniel Capilla/Wikimedia Commons
A planta é chamada assim devido à semelhança das suas flores com as aves-do-paraíso (as aves mesmo), principalmente no seu formato e cores vibrantes. As flores da Strelitzia reginae, com suas pétalas alaranjadas e antera azul, parecem um pássaro em voo.
32. Mandíbula-de-tigre
De coloração verde vibrante com pequenos pontos brancos, a mandíbula-de-tigre exibe uma aparência exótica que se destaca em qualquer coleção de suculentas. Flores amarelas brilhantes podem surgir, dando ainda mais charme à planta
John Rusk/Wikimedia Commons
A mandibula de tigre recebe este nome devido à forma das suas folhas e à presença de manchas brancas que lembram as listras de um tigre. As folhas carnudas e triangulares desta suculenta têm bordas dentadas, que se assemelham à mandíbula do felino.
33. Erva-borboleta
A erva-borboleta é uma planta perene nativa da América do Norte. É plantada frequentemente em bordaduras de jardins formais e em jardins de prados e pradarias
Ragesoss/Wikimedia Commons
A erva-borboleta é chamada assim por causa da sua atração por borboletas, que são frequentemente vistas pousando e se alimentando do seu néctar. Suas flores coloridas, especialmente as de cor alaranjada, são muito atraentes para os insetos polinizadores.
34. Pata-de-tartaruga
Com suas folhas grossas e cobertas por manchas roxas, essa planta adiciona um toque exótico e encantador a qualquer ambiente
Leonora Enking/Wikimedia Commons
O nome pata-de-tartaruga se deve à forma das folhas e do caule que se assemelha à pata do animal. A suculenta Adromischus cooperi, em particular, tem folhas carnudas e ovaladas, cobertas por manchas roxas ou prateadas que, quando agrupadas, parecem a pata de tartaruga.
35. Cauda-de-cavalo
É uma planta perene, que se distingue por suas hastes verdes e robustas, semelhantes a canudos ou bambus. Além disso, é uma planta medicinal que tem sido usada desde a antiguidade
botany08/Wikimedia Commons
O nome popular dado à planta do gênero Equisetum, vem da semelhança que as folhas e os caules finos e articulados da planta têm com o rabo de um cavalo. A raiz latina do gênero, Equisetum, também reflete essa descrição, sendo formada por equi (cavalo) e setum (cerda ou cauda).
36. Flor-de-cardeal
A flor-de-cardeal atrai inúmeros beija-flores ao jardim
Wikimedia/Hungda
A flor-de-cardeal é um nome popular da planta que remete ao pássaro cardeal. Suas flores vermelhas e formato tubular lembram a cor e a forma da plumagem da ave, também conhecida por suas tonalidades vibrantes.
37. Planta-zebra
A Haworthiopsis fasciata é conhecida popularmente como suculenta zebra
Getty Images
A suculenta cientificamente conhecida como Haworthiopsis fasciata, recebe esse nome devido a sua folhagem que exibe um padrão de listras, lembrando a zebra. As folhas, que são verde-escuras com nervuras brancas ou amarelas, criam um efeito visual que se assemelha às listras do animal.
38. Barba-de-cabra
A barba-de-Cabra é uma flor silvestre popular como planta de jardim, devido à sua beleza e capacidade de atrair polinizadores
Uoaei1/Wikimedia Commons
A característica principal dessa planta é a formação de flores em plumas, agrupadas em cachos, que lembram a barba de uma cabra, devido às pétalas finas e longas que pendem para baixo. As flores são geralmente de cor amarela, embora possam variar para branco ou rosa em algumas variedades. O nome científico Aruncus também deriva do grego aryngos, que significa barba de cabra.
39. Samambaia-avestruz
A samambaia-avestruz é uma planta rizomatosa que forma touceiras, com folhas estéreis verdes-claras e folhas férteis mais curtas
James St. John/Wikimedia Commons
A samambaia-avestruz recebe esse nome devido a sua aparência, que lembra as penas da ave. As folhas longas e arqueadas, especialmente as estéreis (que não produzem esporos), são verdes, brilhantes e finamente dissecadas, que remete às plumas da cauda da avestruz.
40. Samambaia-pé-de-coelho
A samambaia-pé-de-coelho tem folhas rendadas e graciosas. É uma das samambaias tropicais mais fáceis de cultivar
Flickr/Karen Roussel/Creative Commons
A variedade de samambaia recebe esse nome devido aos seus rizomas peludos que crescem na superfície do solo, parecendo um pé de coelho. Seu nome popular reflete essa característica marcante. Ela é uma planta tropical, perene e epífita, com folhas delicadas e rendadas.
Leia mais
41. Maranta-cascavel
A maranta-cascavel é uma planta de interior com características únicas, especialmente pelas suas folhas alongadas e marcadas com padrões verde-escuros e vermelhos
Krzysztof Ziarnek, Kenraiz/Wikimedia Commons
A Goeppertia insignis ou Calathea insignis recebe o nome popular devido à semelhança das suas folhas alongadas, com as bordas onduladas e as manchas verde-escuras nas nervuras, que lembram o padrão da pele da cascavel.
42. Lírio-tigre
O lírio-tigre é uma planta bulbosa da família Liliaceae, nativa da Ásia. Ela é amplamente cultivada na região por causa dos seus bulbos comestíveis
C T Johansson/Wikimedia Commons
O lírio-tigre, cientificamente conhecido como Lilium lancifolium, é amplamente conhecido por suas flores alaranjadas vibrantes, pontilhadas com manchas escuras, que as fazem parecer semelhantes às listras do felino.
43. Bico-de-papagaio
O bico-de-papagaio também é conhecido como flor do Natal
Unsplash/Jeffrey Hamilton/Creative Commons
A planta conhecida como bico-de-papagaio é chamada assim devido à forma da flor, que lembra o bico de uma ave, especialmente o do papagaio. As flores têm uma estrutura tubular, com pontas estreitas e curvas.
44. Orelha-de-coelho
O aspecto felpudo da Opuntia microdasys é formado por espinhos finos, geralmente amarelos ou brancos
Flickr/Zeljko Curcic/Creative Commons
O cacto orelha-de-coelho recebeu esse nome por causa da forma das suas almofadas, que são compridas e arredondadas, lembrando as orelhas de um coelho. A planta também tem espinhos finos que grudam facilmente, o que, apesar da aparência fofa, pode causar algum desconforto.
45. Barba-de-serpente
A barba-de-serpente pode ser cultivada dentro e fora de casa, conferindo um visual exótico e lúdico para projetos paisagísticos, jardins e até varandas
Flickr/Granger Meador/CreativeCommons
A barba-de-serpente recebeu esse nome devido à semelhança das suas folhas longas e estreitas com a pele de uma serpente. Isso é especialmente notório em algumas variedades, que apresentam padrões amarelados na folhagem, que remetem às escamas de uma serpente. A planta pode produzir pequenas flores, que se desenvolvem em forma de espigas, geralmente de cor lilás ou branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima