5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo

Após ocupar uma residência de Le Corbusier, em Paris, a mostra ABERTO retorna a São Paulo para sua quinta edição – a mais ampla até agora. Entre 7 de março e 31 de maio de 2026, o projeto se divide em duas frentes complementares: uma grande exposição na Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo aberta ao público pela primeira vez, e um conjunto de intervenções artísticas ao longo da Avenida Faria Lima.
Da esquerda à direita, Claudia Moreira Salles, Filipe Assis, Eduardo Longo e Kiki Mazzucchelli
Ruy Teixeira
Nesta edição, a ocupação da Casa Bola — construída entre 1974 e 1979 — reforça o caráter experimental da mostra e celebra, de forma inédita, a obra de um arquiteto em vida. A residência, símbolo da pesquisa radical de Eduardo Longo sobre a habitação esférica, é apresentada como uma escultura habitável e revela ao público uma das obras mais singulares da arquitetura brasileira, até hoje pouco conhecida.
A residência é um símbolo da pesquisa radical de Eduardo Longo sobre a habitação esférica
Ruy Teixeira
A sinuosidade de suas linhas também inspirou o percurso da exposição
Ruy Teixeira
“Esta edição marca um momento importante da ABERTO em São Paulo, cidade que sempre esteve no centro do projeto. A colaboração com Eduardo Longo e a abertura da Casa Bola ao público reafirmam nosso compromisso com a valorização da arquitetura, da arte e do patrimônio cultural brasileiro, em diálogo com a cidade”, afirma Filipe Assis, fundador da plataforma, em comunicado oficial.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Os interiores da Casa Bola
Ruy Teixeira
Com curadoria de Filipe Assis, Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli, a exposição reúne cerca de 60 obras de arte e design de mais de 50 artistas brasileiros e internacionais, distribuídas pelos aproximadamente 1.000 m² da casa. A arquitetura é o eixo estruturante do projeto, com percursos não lineares e obras pensadas especialmente para o espaço, além de um núcleo dedicado à trajetória de Eduardo Longo, sob curadoria de Fernando Serapião.
Detalhes da estrutura interna da residência
Ruy Teixeira
Da esquerda à direita, Claudia Moreira Salles, Filipe Assis, Kiki Mazzucchelli e Eduardo Longo
Ruy Teixeira
A edição também reforça o diálogo com o design brasileiro: a Etel, sob direção de Lissa Carmona, reforça sua parceria com a inciativa ao apresentar uma cadeira inédita assinada pelo próprio Eduardo Longo. A exposição também contará com o relançamento das poltronas Siri, da designer Claudia Moreira Salles, estabelecendo um diálogo com a pintura por meio de colaboração da artista visual Luísa Matsushita, responsável por desenvolver os novos assentos em tecido. O segundo lançamento é a mesa de apoio ABERTO – composta por uma base vertical e uma superfície horizontal inclinável, que dialoga com o princípio construtivo e a simplicidade do cavalete de mesmo nome lançado na edição inaugural da mostra em 2022.
Mais detalhes da residência
Ruy Teixeira
A Casa Bola será aberta ao público pela primeira vez
Ruy Teixeira
Initial plugin text
O quarto da residência projetada por Eduardo Longo
Ruy Teixeira
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
LEIA MAIS
A Casa Bola foi construída manualmente entre 1974 e 1979
Ruy Teixeira
Criada em 2022 por Filipe Assis, a ABERTO é uma plataforma dedicada a investigar as relações entre arquitetura, arte e design, no Brasil e no exterior. O projeto se destaca pela ativação de edifícios de relevância histórica, especialmente casas modernistas pouco acessíveis, que passam a funcionar como espaços de experimentação, com obras inéditas desenvolvidas em diálogo direto com a arquitetura.
ABERTO
Locais: Casa Bola (Rua Amauri, 352) e Avenida Faria Lima (entre a Alameda Gabriel Monteiro da Silva e a Rua Adolfo Tabacow)
Data: 7 de março a 31 de maio
Mais informações sobre horários de visitação e ingressos em breve no site da ABERTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima