6 dicas criativas para reaproveitar embalagens de presente neste Natal

Os presentes são os grandes protagonistas do Natal. Porém, por trás da lembrança que representa carinho e afeto, também pode estar o desperdício. Os tradicionais embrulhos são feitos de uma película de polipropileno biorientada, um material plástico que, ao ser descartado de forma inadequada, provoca diversos problemas ambientais, contaminando outros produtos.
Leia mais
O reaproveitamento de embalagens, além de reduzir a quantidade de resíduos descartados, representa também uma oportunidade criativa de reutilização.
“No Brasil, aproximadamente um quinto de todo o lixo doméstico é composto por embalagens, totalizando cerca de 25 mil toneladas descartadas diariamente. Reaproveitar evita que esse volume sobrecarregue ainda mais aterros sanitários e lixões”, pontua Luci Hidaka, docente do Istituto Europeo di Design e mestra em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP).
Ao prolongar a vida útil das embalagens de presente, a quantidade de lixo gerada é diminuída
Unsplash/Priscilla Du Preez 🇨🇦/Creative Commons
Além disso, com o reuso, diminui-se a necessidade de extração de recursos naturais, como água, celulose, petróleo e outros materiais. “Isso contribui para a preservação de ecossistemas e da biodiversidade, reduz a pressão sobre áreas de extração de matérias-primas e evita emissões atmosféricas e de efluentes associadas ao transporte e ao processamento industrial”, diz Taís Lacerda, bióloga e tutora do curso Técnico em Meio Ambiente do Senac EAD.
“A produção de novas embalagens consome recursos naturais, água e energia. Ao reutilizar, diminuímos a demanda por essa extração e produção. Muitas embalagens, especialmente as plásticas, podem parar nos oceanos, onde são ingeridas por animais, causando ferimentos e morte. O reaproveitamento ajuda a mitigar esse risco”, acrescenta Luci.
A prática de reaproveitamento de embalagens de presentes estimula a criatividade, a aprendizagem e a responsabilidade ambiental
Unsplash/Wedding Dreamz/Creative Commons
A cultura do Faça Você Mesmo (DIY, na sigla em inglês) tem papel essencial nesse cenário. Com ferramentas simples — como tesouras, estiletes, colas, fita adesiva, canetas permanentes e tintas — é possível criar e reaproveitar embalagens de maneira criativa. A seguir, confira sugestões:
1. Caixas de papelão
As embalagens de presente, que podem ser feitas de papelão, devem ser escolhidas de acordo com interesses e preferências da pessoa a ser presenteada
Unsplash/Luke Heibert/Creative Commons
Uma forma muito comum de reaproveitar caixas de papelão é virá-las do avesso, refazendo as dobras e montando-a novamente com a decoração de sua preferência.
2. Folhas de jornal ou revista
Embalagens descartadas de forma incorreta podem contribuir para a poluição do solo, dos cursos hídricos e do ambiente urbano. Páginas de jornal e revista podem funcionar como embrulhos
Freepik/Creative Commons
É possível construir embrulhos lindos com folhas de jornal ou revista. Para isso, basta escolher algumas páginas e completar com uma amarração.
3. Sacolas de papel
Fitas, laços de cetim e papéis metalizados ou plastificados dificultam o processo de reciclagem e devem ser descartados separadamente das sacolas de papel
Unsplash/Kelly Sikkema/Creative Commons
Sacolas podem criar um visual personalizado para o presente. É possível revesti-las com uma colagem, folhas secas e fotografias.
“Fitas, laços de cetim e papéis metalizados ou plastificados dificultam a reciclagem. Eles são frequentemente feitos de materiais compostos que contaminam a cadeia e podem inviabilizar o processo. Sempre que possível, remova e descarte esses itens separadamente antes de descartar a embalagem”, coloca Thais Behar, docente do Istituto Europeo di Design e designer de produto e gráfico.
Isso porque, durante a reciclagem, eles precisam ser separados do material principal (como papel ou papelão), e esse processo nem sempre é eficiente ou possível de ser realizado. “A camada de metal existente geralmente é uma fina película de alumínio, e não se mistura com a polpa de celulose durante o processo de reciclagem do papel. A recomendação para descartar esses materiais é no resíduo comum”, completa Letiéri Calvete da Rocha, bióloga e tutora do curso técnico em Meio Ambiente do Senac EAD.
4. Furoshiki
O descarte inadequado pode fazer com que os materiais levem anos ou décadas para se decompor. Por isso, usar tecidos para revestir presentes é uma boa alternativa
Freepik/Creative Commons
A técnica japonesa tem como principal característica o uso de tecidos para embrulhar presentes. O processo valoriza o fazer manual e pode ser montado com retalhos.
5. Objetos de vidro e/ou metal
Embalagens de materiais rígidos e resistentes, como vidros e metais, são ideais para o reaproveitamento no dia a dia e podem ser usados para presentear
Freepik/Creative Commons
A durabilidade e a resistência do vidro e do metal permite que eles sejam transformados em recipientes de armazenamento, principalmente para itens de cozinha ou trabalho.
Leia mais
“As embalagens mais fáceis de reaproveitar são geralmente as rígidas, duráveis e de materiais fáceis de limpar e customizar. Porém, a arte gráfica imputada nos produtos também pode ser de grande interferência para esta sobrevida, sendo preferível embalagens de cores únicas ou com padronagens, estampas e ilustrações interessantes para quem as recebe”, destaca Thais.
6. Papel de embrulho
A fabricação de novas embalagens exige processos industriais que demandam o consumo de energia e geram a emissão de gases de efeito estufa. Assim, reaproveitar os papeis de embrulho é uma ação que contribui com a preservação do meio ambiente
Pexels/olia danilevich/Creative Commons
Os papeis de embrulho, quando feitos apenas de celulose, também podem adquirir uma nova função, como origamis, cartões ou enfeites festivos. Outra possibilidade está na personalização de diários e cadernos, cobrindo-os com o material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima