Reforma em apartamento de 28 m² abarca marcenaria sob medida e cores marcantes

Viver bem em poucos metros quadrados foi o ponto de partida desta reforma na Vila Madalena, em São Paulo, SP. Morador solteiro, Luiz Carvalho buscava um apartamento prático, organizado e confortável para o dia a dia — sem renunciar a personalidade. Em apenas 28 m², o projeto apostou em soluções inteligentes para otimizar cada centímetro, criar ambientes bem definidos e traduzir um estilo jovem e funcional, pensado para todos os momentos, inclusive de home office.
Leia mais
Embora o imóvel seja um estúdio, a reforma teve como principal foco a compartimentação. “O maior desafio foi dividir um apartamento tão compacto em dois ambientes distintos, garantindo conforto tanto na área social quanto na íntima”, explica a arquiteta Fernanda Tegacini, sócia de Fernanda Morais e Nathalia Mouco no escritório Très Arquitetura (@tresarq), responsável pelo projeto.
PAINEL | O desafio de compartimentar dois ambientes no estúdio de 28 m² foi resolvido com o painel com porta de correr, produzido com MDF Carvalho Malva, Duratex, pela marcenaria Europlan, o qual divide a área social da íntima. As cores imprimem personalidade ao projeto, com paredes e teto pintados no tom de verde Goma de Hortelã, da Coral
Evelyn Müller/Divulgação
A solução veio por meio de uma marcenaria sob medida — executada em tom claro para ampliar visualmente o apê e manter a atmosfera leve — e de um painel com porta de correr que, além de acomodar a televisão, permite isolar o quarto da sala quando necessário, preservando a privacidade sem comprometer a fluidez.
A área social reúne sala e cozinha em um único espaço, marcado pelo uso de cores que imprimem identidade: o verde aparece nas paredes e no teto, criando a sensação de unidade, enquanto o marsala surge em pontos estratégicos, como na serralheria suspensa da cozinha. “Essas nuances ajudam a trazer um ar mais jovem, enquanto os detalhes em cinza e preto aparecem de forma pontual para equilibrar”, comenta Fernanda.
COZINHA | Versátil, a estante de serralheria pintada no tom marsala, em contraste com a parede verde, combina prateleiras de MDF Carvalho Malva, da Duratex, feitas pela marcenaria Europlan, assim como os armários baixos. O elemento aéreo abriga tanto utensílios domésticos como objetos decorativos selecionados nas lojas Tok&Stok, Zara Home e LS Selection. O toque de cinza fica por conta do quartzo aplicado na bancada. Torneira da Deca. Cabide de madeira da Woodskull
Evelyn Müller/Divulgação
O sofá cumpre dupla função: serve tanto para assistir à TV quanto como assento extra à mesa de jantar. Uma luminária decorativa pendente reforça o caráter acolhedor do ambiente.
Leia mais
Na cozinha, a estante em serralheria pintada de marsala, combinada com prateleiras de marcenaria desenhadas sob medida, destaca-se pela versatilidade. Além de organizar utensílios do dia a dia de forma prática, ela se estende para a sala de estar e acomoda objetos decorativos.
QUARTO | Com a retirada da esquadria, a antiga varanda foi incorporada ao ambiente, o que permitiu criar um cantinho para o morador trabalhar nos dias de home office, com mesa de vidro da SV Vidros e banqueta da KG Design. Cama forrada de tecido, enxoval e cortina de linho misto executados pela Tec&Paper. Almofadas da Codex Home. Manta da Srta. Galante. Arandela da Futura Iluminação
Evelyn Müller/Divulgação
Na decoração, objetos foram selecionados especialmente para o projeto, respeitando as medidas e necessidades do apartamento. Fotografias — paixão do morador — ocupam as paredes, com tamanhos e molduras definidos em conjunto com a arquiteta.
O quarto ganhou uma solução que ampliou sua funcionalidade: a antiga varanda foi incorporada ao espaço após a retirada da esquadria. Com isso, foi possível criar um canto de trabalho com mesa e uma banqueta, atendendo à necessidade do morador de ter um apoio para os dias de home office. “Pensamos o quarto como um espaço versátil, que acolhe tanto o descanso quanto o trabalho”, destaca a profissional.
BANHEIRO | Reformulado, o espaço, que também funciona como lavabo para visitas, ganhou bancada de quartzo cinza sobre armário feito com MDF Carvalho Malva, da Duratex, pela marcenaria Europlan. Cabide de madeira da Woodskull. Luminárias pendentes da Futura Iluminação. Espelho da SV Vidros. Metais e louças da Deca
Evelyn Müller/Divulgação
O banheiro, que também funciona como lavabo para visitas, ganhou novos acabamentos e marcenaria. “Conseguimos aproveitar absolutamente todos os cantinhos com armários úteis para a casa”, conta Luiz. “Eu sempre dizia que queria um apartamento prático, com bastante espaço de armazenamento, e fiquei muito surpreso com o resultado”, ele comemora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima