Estresse de fim de ano? Acupuntura reequilibra o sistema nervoso

Estresse de fim de ano? Acupuntura reequilibra o sistema nervoso
Getty Images
Entre as festas e confraternizações de fim de ano, uma sensação angustiante costuma afetar grande parte das pessoas: o estresse. A rotina intensa no trabalho, a agenda cheia com amigos e familiares e os gastos com compras podem elevar os níveis de esgotamento. Uma alternativa acessível para combater esses sintomas é a acupuntura. A terapia milenar tem o poder de reequilibrar o sistema nervoso.
LEIA TAMBÉM
Estresse de fim de ano? Acupuntura reequilibra o sistema nervoso
Getty Images
De acordo com Sidney Brandão, médico acupunturista e presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo, “o estresse hiperativa o sistema nervoso simpático, que prepara o organismo para a resposta de luta ou fuga, abrindo portas para diversas doenças”. Levantamento recente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) mostra que os níveis de estresse aumentam cerca de 75% no fim do ano, impulsionados pelo ritmo acelerado e pela sensação de esgotamento físico e emocional.
O estresse pode causar fadiga, dores musculares e alterações alimentares, como perda de apetite ou compulsão, além de agravar doenças como hipertensão, gastrite, diabete e síndrome do intestino irritável. Quando sintomas como preocupação excessiva, dificuldade de concentração, insônia ou sono fragmentado, irritabilidade, sensação de desânimo, palpitações, falta de ar, tensão muscular ou dores de cabeça se tornam frequentes, é hora de buscar ajuda. A acupuntura é uma opção.
“A acupuntura ajuda a restabelecer o equilíbrio entre os sistemas simpático e parassimpático, reduzindo os sintomas do estresse”, explica Brandão.
Indicada após avaliação médica, a terapia pode trazer bons resultados, como melhora da qualidade do sono, redução da ansiedade e da irritabilidade e diminuição de dores de cabeça e da tensão muscular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima