Como plantar semente de cereja brasileira

Imagine a satisfação de colher cerejas frescas e brilhantes direto do seu jardim. Dúvida comum entre os amantes da fruta, cultivar a cerejeira a partir da semente é possível, ainda que seja um verdadeiro exercício de paciência aguardar a primeira colheita.
No Brasil, a cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata) supera a versão europeia, Prunus avium, no cultivo em quintais e pomares domésticos. Por ser nativa e resistente, ela se adapta facilmente ao clima tropical. “O principal meio de produzir uma planta nova de cereja-do-rio-grande é por sementes”, garante Rodrigo Franzon, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, do Rio Grande do Sul.
Leia mais
Como fazer a coleta de sementes
Para obter as melhores sementes, priorize cerejas maduras, grandes e arredondadas, descartando frutos duplos ou murchos
Plantnet/Lucia Helena Barbosa/Creative Commons
As sementes devem ser colhidas de frutas maduras, sem resíduos de polpa. Dê preferência aos frutos que estão na planta. “Se possível, colete sementes de plantas cuja qualidade dos frutos seja conhecida, isso aumenta as chances de obter uma nova planta que produza bons frutos”, recomenda Rodrigo.
“Colocar uma lona sob sua copa para a queda espontânea dos frutos ou balançar a árvore garante a coleta de milhares de sementes de forma mais fácil”, complementa Leandro da Rosa Casanova, engenheiro florestal e assessor da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – Apremavi.
Melhor época para plantar semente de cereja
De acordo com os especialistas, o plantio deve ser imediato após a colheita, uma vez que as sementes de cereja possuem natureza recalcitrante, o que as torna extremamente sensíveis à seca. Ao serem plantadas logo, elas recebem a estratificação natural no inverno, condição essencial para brotarem na primavera.
“Outras espécies que produzem sementes deste tipo são a pitangueira, a uvalheira, a jabuticabeira, que ocorrem em regiões de Mata Atlântica, e a cagaiteira, do Cerrado”, exemplifica Rodrigo.
Leia mais
Como plantar a semente de cereja
As sementes de cereja são recalcitrantes e, por isso, devem ter a polpa removida e serem plantadas logo após a colheita, pois não toleram a secagem
Freepik/user15285612/Creative Commons
Retirar toda a polpa que envolve a semente já é suficiente para assegurar uma boa germinação. “As sementes da cereja-do-rio-grande não devem ser armazenadas por períodos maiores do que duas a três semanas, pois é uma espécie cujas sementes não toleram a perda de umidade. Uma vez desidratadas, as sementes perdem viabilidade e a capacidade de germinar”, justifica Rodrigo.
Leandro ressalta a importância de tratar as sementes logo após o consumo, garantindo que mantenham o potencial de germinação. “Dos frutos da cerejeira, de forma geral, extraem-se as sementes da polpa com a utilização de peneiras com água corrente. A semente da cereja não tolera armazenamento, portanto, após a realização de seu beneficiamento, o ideal é proceder o plantio ou a semeadura”.
Para otimizar espaço no manejo inicial, considere que as mudas podem ficar até um ano em recipientes antes do plantio definitivo. A semeadura pode ser feita diretamente em sacos plásticos (20 x 26 cm) ou em vasos descartáveis.
A semente deve iniciar a germinação em um período relativamente curto, em torno de 30 dias. “Tome cuidado para não haver falta de água, mas também para que o substrato não fique encharcado”, destaca Rodrigo.
Como cuidar da cerejeira
A cereja-do-rio-grande prospera em sol pleno ou meia-sombra em climas quentes, precisando de solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado, com regas regulares
Plantnet/Cris Souza/Creative Commons
Confira os cuidados essenciais para plantar as sementes de cereja com sucesso, segundo os especialistas:
Solo: fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade hídrica.
Luz: pleno sol ou sob pouco de sombreamento. Nos primeiros meses de plantio, exige cuidado com o sol forte do verão.
Adubação: prepare uma boa cova, de preferência com adubos orgânicos, como esterco curtido, ou NPK para favorecer o crescimento das plantas.
Rega: a depender do regime de chuvas. Exige regas regulares em períodos de estiagem, especialmente nos primeiros dois a três anos.
Poda: elimine galhos mal posicionados, com problemas ou atacados por insetos. Não há recomendação de poda de frutificação, como em espécies cultivadas comercialmente.
As pequenas flores brancas ou rosadas da cereja-do-rio-grande, com estames amarelos proeminentes, tornam a árvore ornamental, especialmente antes da frutificação
Plantnet/Golle Diego P./Creative Commons
Leia mais
Primeiros frutos da cerejeira
O tempo para a frutificação da cereja-do-rio-grande por semente varia de dois a quatro anos, começando com frutos verdes
Plantnet/Domingos Marcelo/Creative Commons
O plantio da cereja por semente pode levar de dois a quatro anos para começar a produzir seus primeiros frutos de cor rubro-negra e polpa suculenta, muito apreciados tanto para o consumo in natura quanto para o preparo de receitas.
“A vida útil de uma cerejeira-do-rio-grande é bastante longa, podendo superar os 50 anos, ou mais”, revela Rodrigo.
Colheita da cereja
Em geral, os frutos de cerejeira, ficam escuros, variando de vermelho vivo, passando por roxos, até quase pretos, dependendo da variedade (como as doces ou ácidas) e do grau de maturação.
A cereja brasileira atinge a maturação ideal ao apresentar cor roxa ou vermelho-escura, pele brilhante e firme, além de um pedúnculo (caule) visivelmente verde e fresco
Plantnet/Fernandes Rogério Marcos/Creative Commons
“Algumas plantas produzem frutos de cor avermelhada. Os frutos devem ser colhidos quando atingirem essa coloração. São bastante sensíveis e perecíveis, devendo ser consumidos, preferencialmente, logo após a colheita”, comenta o pesquisador da Embrapa.
Além da coloração avermelhada, a queda espontânea do fruto é outro dos principais sinais. “A colheita pode ser feita diretamente na árvore ou pela indução de queda com uma lona plástica abaixo da copa da árvore e o balanço dos galhos”, acrescenta Leandro.
Leia mais
Principais pragas e doenças da cerejeira
Apesar de sua rusticidade, a cerejeira não está livre de pragas e doenças: é frequente notar, em diferentes fases de desenvolvimento, um fungo que se manifesta como um pó amarelo sobre a árvore e seus frutos.
“Para o combate desse fungo é utilizada a calda bordalesa. Isso não deve ser feito durante a floração da árvore, podendo causar a queda das flores”, alerta e conclui o engenheiro florestal da Apremavi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima