Área social fluída de casa paulistana une sala, cozinha e varanda

Na casa de 340 m², em São Paulo, cozinha, sala e varanda se unem em uma área social fluida. O projeto é do arquiteto Guelo Nunes (@guelonunes_arquitetura). A seguir, confira mais detalhes sobre a concepção do ambiente:
Leia mais
CONCEITO
Estruturas em concreto aparente, caixilhos pretos e toques de madeira criam uma arquitetura discreta e minimalista, que convida os moradores a olhar para fora.
LAYOUT
Priorizando a convivência, a fluidez entre cozinha, varanda e sala une o ambiente interno ao externo. As portas de correr dividem os espaços discretamente, ampliando a sensação de continuidade.
PAISAGISMO
O projeto da paisagista Leticia Bononi (@leticiabononipaisagismo) foi pensado para aproveitar árvores existentes no terreno, como a jabuticabeira, para criar um jardim tropical cheio.
SALA DE ESTAR | Ambiente composto pelo tapete da Koord, a poltrona azul da Carbono Design e a mesa de centro da Made 55 Design. Ao fundo, em frente à lareira, poltronas da Made 55 Design
Evelyn Müller/Divulgação
O QUE MAIS SABER…
Qual foi o ponto de partida?
O projeto surgiu com a ideia de aproveitar o declive do terreno em relação à rua. Com isso, a sala ganha uma sensação mais ampla, mais claridade e o jardim parece um grande cenário no fundo de um palco.
COZINHA | A mesa de jantar é da Tora Brasil, as cadeiras, de Fabio Stal. Os armários da cozinha foram feitos pela Marcenaria Alpha
Evelyn Müller/Divulgação
Quais foram as principais reivindicações dos clientes?
O casal com dois filhos adolescentes desejava uma casa prática, de fácil manutenção, que pudesse atender bem à dinâmica diária da família e fosse perfeita para receber aos finais de semana.
Leia mais
Como descreveria a decoração?
A casa tem linhas que remetem a elementos da arquitetura brutalista paulista. Por conta disso, priorizamos peças mais leves e industriais. O toque da madeira presente em alguns pontos, como na mesa da varanda, foi pensado para criar um contraponto e aquecer o ambiente.
O projeto é sustentável?
A casa tem uma ventilação natural muito generosa e pensamos bastante nas insolações de fachada, tendo um melhor desempenho térmico. Além disso, é abastecida com placas solares e possui uma cisterna para aproveitamento de água da chuva.
JARDIM | Traz espécies tropicais, entre elas, costela-de-adão, helicônia, jabuticabeira, estrelitzia e guaimbê
Evelyn Müller/Divulgação
Da sala, o jardim parece um grande cenário no fundo de um palco, com os pilares da casa criando um jogo de sombras.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima