Soprar dente-de-leão: por que, quando e como realizar o ritual

Quem nunca segurou aquela flor semelhante a um pompom branco e delicado, fechou os olhos e fez um pedido antes de soprar ao vento? O dente-de-leão, além de ser uma planta medicinal e alimentícia, carrega um dos rituais de manifestação mais antigos e difundidos do mundo.
Leia mais
De nome científico Taraxacum officinale, pertencente à família Asteraceae, a planta deve seu nome popular às folhas serrilhadas que lembram dentes de leão. Ela também é conhecida popularmente como taraxaco, amargosa, chicória-silvestre, amor-dos-homens e papai-careca.
O dente-de-leão é conhecido por sua transição de uma flor amarela vibrante para uma cabeça esférica de sementes brancas que, como pequenos pompons, são levadas pelo vento para propagar a espécie
GT1976/Wikimedia Commons
“A prática de soprar o dente-de-leão tem origens ancestrais ligadas à observação da natureza como oráculo. Povos antigos viam nas plantas sinais de comunicação entre o mundo visível e o espiritual. O dente-de-leão, por sua capacidade de espalhar sementes pelo vento, passou a ser associado ao envio de pedidos, preces e intenções ao universo”, conta a espiritualista Kelida Marques.
Significados e simbolismos do dente-de-leão
A prática de soprar dente-de-leão é muito popular, especialmente entre crianças. Pode representar esperança, liberdade, desejos e manifestação, como se as sementes ao vento espalhassem a intenção.
A popularidade do dente-de-leão entre as crianças se sustenta na interação mágica e no efeito visual do ritual de soprá-lo
Unsplash/Sophie Lavoie/Creative Commons
“O ritual se popularizou porque une simplicidade e simbolismo profundo. O dente-de-leão cresce em diversos climas, aparece de forma espontânea e é facilmente reconhecido, o que fez com que diferentes culturas atribuíssem significados semelhantes à planta”, explica Kelida.
Leia mais
Soprar a flor representa o gesto universal de entregar ao universo aquilo que foge ao nosso controle. “Ao longo do tempo, esse gesto simples de soprar tornou-se um ato simbólico de entrega, confiança e manifestação, atravessando gerações e ganhando significados espirituais e divinatórios”, completa.
O dente-de-leão é um poderoso símbolo de que a vida é um ciclo de transformação e que a verdadeira beleza reside na capacidade de se adaptar e florescer em condições adversas
Gatinho faz mia/Wikimedia Commons
A capacidade do dente-de-leão de florescer em condições adversas ensina lições valiosas sobre adaptação e resiliência. “Espiritualmente, essa característica pode ser vista como um convite para abraçar nossas próprias dificuldades e encontrar força nas lições que surgem em tempos difíceis”, reflete Mayara Zylder, terapeuta holística do Astrocentro.
“Ele ensina que é possível florescer mesmo em ambientes difíceis, trazendo uma mensagem de força interior e superação. Energeticamente, está ligado à renovação, à leveza emocional e aos novos ciclos. Suas sementes aladas representam liberdade, desapego e a capacidade de seguir em frente, mesmo após desafios”, acrescenta Kelida.
Por que soprar o dente-de-leão?
Embora botanicamente esse gesto auxilie na dispersão de sementes e na reprodução da planta, a prática carrega um forte simbolismo de renovação e liberdade. É um gesto que manifesta a entrega dos desejos ao universo, aceitação das mudanças e a conexão entre o indivíduo e a natureza.
O ato de soprar o dente-de-leão simboliza a entrega ao fluxo da vida e a liberdade de aceitar as mudanças sem resistência
Freepik/wirestock/Creative Commons
“No campo espiritual, o vento atua como mensageiro entre o plano material e o energético, levando intenções, preces e vibrações para além do visível. É um lembrete de que, depois de fazer sua parte, é preciso confiar e permitir que a vida siga seu curso”, explica Kelida.
O principal propósito do ritual é manifestar intenções e alinhar desejos pessoais com as forças naturais. “Mais do que ‘pedir’, trata-se de liberar expectativas, entregar o desejo ao fluxo da vida e confiar no tempo do universo”, complementa a espiritualista.
Leia mais
Melhores momentos para soprar dente-de-leão
A lua cheia é um período de intensa energia e manifestação, ideal para soprar as sementes do dente-de-leão e projetar seus desejos ao universo. “Sugiro realizar o ritual durante a lua cheia para maximizar suas intenções, especialmente entre 6h e 8h da manhã, quando a energia da natureza está aumentando e o dia começa de forma vibrante”, recomenda Mayara.
A terapeuta holística destaca também outros momentos para realizar o ritual. “A lua nova também é uma época perfeita para estabelecer novas intenções. O amanhecer é um momento de renascimento, adequado para novos começos, enquanto a tarde representa crescimento e desenvolvimento. A primavera, quando o dente- de-leão floresce, é um período de florescimento e renovação, simbolizando abundância e novas oportunidades”.
Ritual com dente-de-leão
Ao soprar o dente-de-leão, as sementes voam longe como mensageiras do seu desejo e simbolizam a abertura de novos caminhos
Freepik/Creative Commons
A eficácia do ritual está menos na técnica e mais na intenção. “Estar emocionalmente alinhado, com o coração aberto e a mente focada, é o que realmente fortalece o ritual”, acredita Kelida. A espiritualista compartilha o passo a passo simples para garantir sucesso na prática:
Escolher um momento de conexão (como lua cheia ou lua nova);
Silenciar a mente;
Formular o desejo de forma clara e positiva;
Soprar as sementes com gratidão e confiança.
“Visualize seus desejos se espalhando como as sementes pelo vento, simbolizando o crescimento e a realização. É fundamental invocar uma energia de amor, gratidão e esperança durante o ato, pois essas emoções amplificam sua conexão espiritual e potencializam os resultados, transformando o simples ato em um ritual sagrado”, enfatiza Mayara.
A meditação ajuda a potencializar a intenção e a gratidão antes do gesto, transformando o sopro de um dente-de-leão em uma poderosa manifestação
Freepik/Creative Commons
Outras dicas para potencializar o ritual são utilizar a meditação prévia para elevar sua vibração e conectar-se com a sua intenção; e preparar o campo energético com óleos essenciais que promovam calma, como o de lavanda.
Leia mais
Rituais de limpeza com dente-de-leão
O dente-de-leão combinado a outras ervas em um banho de descarrego potencializa a remoção de energias negativas e promove o equilíbrio espiritual
Pexels/Yaroslav Shuraev/Creative Commons
Existem rituais e práticas para potencializar a energia do dente-de-leão, focando na limpeza, purificação, abertura de caminhos e realização de desejos, como banhos energéticos e defumações para afastar más energias.
Leia mais
“Banhos de ervas com dente-de-leão são ótimos para purificar não apenas o corpo, mas também o espírito, proporcionando uma renovação energética. Combine dente-de-leão com ervas como alecrim ou sálvia para um efeito mais profundo. A defumação de folhas secas de dente-de-leão também é uma prática poderosa, criando um ambiente limpo e sagrado para o ritual e promovendo uma limpeza energética”, afirma Mayara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima