O Agente Secreto: conheça as locações do filme no Recife

Com um fusca amarelo, o personagem de Wagner Moura, Marcelo, pega a estrada em direção à cidade de Recife, PE, em plena semana de Carnaval. As cores vivas das fantasias e do veículo marcam o início do filme O Agente Secreto. Ao longo da história, a arquitetura da capital pernambucana é o cenário, das conversas sussurradas no cinema São Luiz à representação de lendas urbanas no Parque 13 de maio.
As construções compõem a atmosfera da obra dirigida por Kleber Mendonça Filho, que ganhou o prêmio de melhor filme de língua não-inglesa no Globo de Ouro, além de melhor ator em filme de drama pela atuação de Wagner Moura, no último domingo (11). O Agente Secreto ainda está cotado para o Oscar.
Wagner Moura interpreta Marcelo no filme O Agente Secreto, que rendeu ao ator seu primeiro Globo de Ouro
YouTube/Vitrine Filmes
A seguir, conheça as locações de Recife que se destacam na trama.
Cinema São Luiz
O Cinema São Luiz fica localizado no centro de Recife e é um dos poucos cinemas de rua da cidade
Wikimedia Commons/Hilary Shirley Carneiro dos Santos
Com letreiro branco e letras vermelhas, o Cinema São Luiz é um tradicional cinema de rua localizado no térreo do Edifício Duarte Coelho, na região central de Recife. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o prédio foi projetado por Américo Rodrigues Campello.
Inaugurado em 1952, o local fechou ao público em 2022 para uma reforma no forro de gesso, nas instalações elétricas e no sistema de refrigeração. A reabertura aconteceu em 2024 – um ano depois, o cinema foi palco da estreia nacional de O Agente Secreto.
Assim como em um teatro, as telas do Cinema São Luiz ficam atrás de uma cortina vermelha
Wikimedia Commons/Direitos Urbanos
Logo na entrada, o cinema é marcado por duas colunas. No interior, poltronas vermelhas recebem o público e vitrais coloridos emolduram a tela que exibe os filmes.
Endereço: Rua da Aurora, 175. Boa Vista
Ponte Duarte Coelho
Durante o Carnaval, a ponte histórica de Recife recebe o Galo da Madrugada, que fica rodeado de foliões
GettyImages
Enquanto o personagem de Wagner Moura pousa os olhos em uma das janelas do cinema, o espectador conhece a Ponte Duarte Coelho, um dos pontos turísticos de Recife. Em 1868, o local recebia uma ponte de metal para a passagem de trens, que mais tarde foi desativada por problemas estruturais. Em 1943, a ponte foi inaugurada em concreto.
Hoje, além de ligar duas das principais avenidas de Recife, a ponte é cenário do Carnaval, recebendo o Galo da Madrugada.
Endereço: Ponte Duarte Coelho (entre a Avenida Conde da Boa Vista e a Avenida Guararapes)
Agência dos Correios
A sede dos Correios em Recife aparece em cena gravada com funcionários reais e figurantes
Bbiblioteca IBGE
Ainda nos arredores da ponte, outra locação que aparece no filme é a Agência dos Correios. A construção possui elementos do Art Déco, com elementos verticais e a presença de um relógio.
“Eles queriam mostrar o Brasil dos anos 70, e os Correios estavam lá do mesmo jeito, conectando pessoas”, conta o técnico operacional dos Correios, José Siqueira Dias Júnior, ao Blog dos Correios.
Endereço: Avenida Guararapes, 250. Santo Antônio
Vila Santo Antônio
Cena em que dona Sebastiana, interpretada por Tania Maria, aparece na Vila Santo Antônio
YouTube/Vitrine Filmes
É na Vila Santo Antônio, na Rua do Riachuelo, onde fica a vila dos refugiados, em que o protagonista é acolhido. O local é um conjunto de casas residenciais construído na década de 1940.
Endereço: Rua do Riachuelo, 485. Boa Vista
Edifício Ofir
Dona Sebastiana e Marcelo entrando no edifício Ofir
YouTube/Vitrine Filmes
A comunidade é representada pela Vila Santo Antônio, porém o apartamento do protagonista fica no Edifício Ofir, construído em 1960.
Endereço: Rua Alfredo de Medeiros, 68. Espinheiro
Leia também
Ginásio Pernambucano
Com mais de 200 anos de existência, o Ginásio Pernambucano ambientou o local de trabalho do personagem de Wagner Moura
GettyImages
O Ginásio Pernambucano transformou-se no local de trabalho do protagonista do filme. A construção é a escola mais antiga em funcionamento no Brasil. Linhas retas e janelas curvas marcam o edifício fundado em 1825, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1984. Além da atuação de Wagner Moura, o espaço já recebeu alunos como Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand e Epitácio Pessoa.
Endereço: Rua da Aurora, 703. Santo Amaro
Porto do Recife
O local que hoje é o Porto de Recife começou como um ancoradouro que passou por reformas ao longo do ano
GettyImages
O local que funcionava como principal ponto de abastecimento de Recife na época da colonização também está entre os pontos os cenários do filme. Segundo o site oficial do Porto de Recife, a infraestrutura atual pode receber até oito navios, com uma área de 114 mil m² disponíveis para armazenagem de cargas diversas. Ainda segundo o site, as gravações na locação aconteceram em julho de 2024, com a participação do ator Gabriel Leone.
Endereço: Praça Comunidade Luso-Brasileira, 70. Bairro do Recife
Parque 13 de maio
O Parque 13 de Maio conta com vegetações, esculturas e edificações históricas, como a Câmera Municipal e a Faculdade de Direito de Recife
Wikimedia Commons/Davi Peixoto
No filme, a representação da lenda da perna cabeluda – um membro que anda sozinho pela cidade atacando os moradores – acontece no Parque 13 de Maio. O espaço foi inaugurado em 1939, com projeto do engenheiro Domingos Ferreira e do arquiteto Hugo Marques.
Endereço: Rua Mamede Simões, 111. Boa Vista
Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima