Os 10 eventos de arte que vão mexer com o Brasil em 2026 e você não pode perder

Em 2026, as tendências da arte contemporânea apontam para a fusão entre arte e design, o retorno do artesanal e a valorização da identidade latino-americana, com forte presença de tecnologia imersiva e sustentabilidade. Abaixo, confira, em ordem cronológica, alguns dos principais eventos do setor que acontecem no Brasil neste ano.
Presenças na Amazônia: Um Diário Visual de Bob Wolfenson, Rio de Janeiro – 15 de janeiro a 10 de fevereiro
A exposição apresenta imagens, aromas e sons da Floresta Amazônica no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, RJ, em uma proposta de uma vivência sensível da floresta a partir do olhar artístico do fotógrafo Bob Wolfenson. Organizadas em três eixos — A Floresta, Presenças e Luz Mágica —, as fotos revelam a Amazônia por dentro, suas histórias e suas comunidades, em uma narrativa na qual a floresta e as pessoas se misturam e convivem em harmonia.
17º Salão dos Artistas sem Galeria, São Paulo – 17 de janeiro a 28 de fevereiro
Em São Paulo, a Zipper Galeria recebe a 17ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, iniciativa do portal Mapa das Artes, dedicada a dar visibilidade à produção contemporânea de artistas que ainda não têm representação em galerias na capital paulista.
Leia mais
SP-Arte – 8 a 12 de abril
Um dos maiores eventos de arte contemporânea, a SP-Arte acontece anualmente no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo
SP-Arte/Divulgação
No Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, a SP-Arte apresenta galerias de arte e estúdios de design que trabalham com artistas contemporâneos. Neste ano, celebra a 22ª edição. É considerada a principal feira de arte e design da América Latina.
Arpa – 27 a 31 de maio
A ArPa é uma feira de artes que recebe artistas, editoras, instituições e profissionais do ramo para networking, discussões e muito mais
ArPa/Divulgação
A 5ª edição da ArPa acontece na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. A mostra reúne galerias, artistas e instituições de diferentes regiões do Brasil e busca reafirmar seu compromisso com o fortalecimento das redes culturais. Em paralelo, acontece a MADE, feira de design, no mesmo local.
Fenearte – 8 a 19 de julho
Em sua programação, a Fenearte promove exposições e oficinas com os mestres artesãos do Brasil. A feira funciona como uma vitrine do trabalho e técnica
Felipe Souto Maior/Divulgação
Em 2026, a Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) chega à sua 23ª edição. Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, ela reúne oficinas, mostras e palestras para promover trocas entre artesãos brasileiros.
SP-Arte: Rotas – 26 a 30 de agosto
Em agosto, a SP-Rotas acontece também no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Em sua 5ª edição, a feira destaca projetos curados e inéditos do Brasil em diálogo com outros países da América Latina.
ArteRio – 16 a 20 de setembro
Em sua 16ª edição, a ArteRio reúne mais de 100 colecionadores e curadores que vão ao Rio de Janeiro especialmente para a feira, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, entre outros. Ainda, ao longo do ano, promove ações levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes audiências, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições, como também realizando atividades educativas e culturais.
Inhotim 20 Anos – 12 de setembro
Para celebrar os 20 anos do museu, ao longo do ano, Inhotim realiza oito inaugurações, com nomes importantes da cena da arte. Entre os destaques da programação estão a festa de aniversário, que contará com programação especial e será gratuita; uma exposição comemorativa dos 20 anos do Inhotim, que revisita marcos da trajetória do museu e propõe um olhar sobre o futuro da instituição, que inaugura em 12 de setembro.
Além disso, apresenta uma escultura monumental e inédita de Lais Myrrha, comissionada especialmente para o parque e o retorno de The Murder of Crows (2009), de Janet Cardiff & George Bures Miller, instalação sonora e um dos trabalhos mais populares já apresentados no museu de Brumadinho, MG.
Art.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco – data a confirmar
Ainda sem data, a Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco confirmou sua 6ª edição para 2026. O objetivo é fortalecer o mercado de artes visuais no Nordeste do Brasil.
IMS – São Paulo, Rio de Janeiro e Poços de Caldas
Em 2026, o Instituto Moreira Salles (IMS) expande sua programação para além de São Paulo. Em Poços de Caldas, a programação começa em 7 de março com Stefania Bril: desobediência pelo afeto, mostrando o olhar da fotógrafa polonesa sobre o Brasil. A mostra fica disponível até 2 de agosto.
Em seguida, apresenta a mostra de Liti Guerreiro, entre 29 de agosto de 2026 e 31 de janeiro de 2027, mostrando a relação direta com a paisagem e os materiais naturais da região.
Leia mais
No Rio de Janeiro, reúne cinco décadas da produção do fotógrafo Luiz Braga, na mostra Luiz Braga – Arquipélago imaginário, já disponível no Paço Imperial.
Na sede do IMS Paulista, em São Paulo, a programação de 2026 traz uma série de exposições que investigam fotografia, memória e identidade, incluindo a mostra Reimaginar a Amazônia, que revisita as expedições fotográficas de Albert Frisch sob a voz de artistas indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima