Mural de Kobra em homenagem a Oscar Niemeyer em SP é restaurado

Um painel do muralista e artista plástico Eduardo Kobra, que homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), está sendo restaurado em São Paulo, SP. A obra, localizada em um prédio na região da Avenida Paulista, foi concluída pela primeira vez em 25 de janeiro de 2013, em comemoração ao aniversário da cidade, mas a pintura já apresentava sinais de desgaste.
Mural de Kobra em homenagem a Oscar Niemeyer, em 2013, ano de sua inauguração
Luiz Coelho/Wikimedia Commons
Uma imagem do dia 7 de janeiro mostra o mural em manutenção, com parte da lateral da construção em branco e outra já com o desenho do arquiteto.
Outra fotografia, de 15 de janeiro, revela que o andamento do restauro foi rápido e a pintura já está quase sendo concluída.
Initial plugin text
Uma matéria, publicada em 2022 pelo g1, conta que a Prefeitura de São Paulo ofereceu verba ao muralista para que o reparo fosse feito.
Segundo o site oficial do artista, a obra, doada por Kobra, foi uma retribuição às construções que Oscar Niemeyer deixou como legado para a capital paulista. A concepção do mural ainda estava em andamento quando chegou a notícia do falecimento do arquiteto, aos 104 anos, em 2012.
Fotografia de 2023 mostra a obra com sinais de desgaste
Tet/Wikimedia Commons
As cores e formas que compõem o rosto de Oscar Niemeyer fazem referência a algumas de suas principais obras. O quadriculado no topo da cabeça remete à Oca, localizada no Parque Ibirapuera; logo abaixo, linhas diagonais fazem alusão ao Copan — ambos em São Paulo. Próximo ao olho esquerdo, formas semelhantes a hexágonos remetem ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, PR. Do outro lado, é possível identificar as colunas do Palácio do Planalto, em Brasília, DF. Já as formas curvas próximas à boca fazem referência à Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, MG. Por fim, ondas coloridas na roupa do arquiteto representam o Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, RJ.
Casa e Jardim entrou em contato com a assessoria do Kobra para mais informações, mas não recebeu resposta até o momento da publicação.
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima