Esse hotel art déco em Nova York foi inaugurado com a presença de Thomas Edison

Vivenciar o encanto que o movimento art déco proporcionou em Nova York, Estados Unidos, nos anos 1920 e 1930 não precisa ser apenas fruto da imaginação. A cidade que brilhou com o glamour das linhas geométricas, dos ornamentos sofisticados e da atmosfera vibrante do estilo guarda projetos arquitetônicos que transportam os visitantes para aquele período. Entre eles, o Edison Hotel, que preserva em sua essência a estética que marcou uma geração e moldou a identidade urbana nova-iorquina.
Com letreiro dourado, a entrada do Edison Hotel preserva o charme do art déco. Ao lado, na direita, o restaurante de comida italiana Bond 45
Hotel Edison/Divulgação
O hotel, inaugurado em 1931 no coração da Broadway, foi projetado pelo arquiteto Herbert J. Krapp (1886–1973) e conta com mobiliário e acabamentos que transportam os hóspedes para um tempo em que artistas e produções teatrais estavam em alta na cidade.
Uma curiosidade é que, no dia da sua inauguração, Thomas Alva Edison — sim, o inventor da lâmpada elétrica —, foi o responsável por acender as luzes do edifício pela primeira vez oficialmente.
O lobby do Hotel Edison é decorado com painéis de madeira, estofados em veludo e piso decorado, o que reforça a estética art déco
Hotel Edison/Divulgação
Segundo o site do Edison, ele foi o primeiro hotel art déco no distrito dos teatros, entre a Times Square e a região de Midtown Manhattan. São mais de 800 quartos, com diferentes tamanhos e layouts, que variam entre opções compactas para viajantes individuais até suítes mais amplas.
O bar do Edison Hotel, chamado The Rum House, combina iluminação quente, balcão com design geométrico e detalhes dourados que remetem ao estilo art déco dos anos 1930
Hotel Edison/Divulgação
O estabelecimento conta com três áreas gastronômicas: o The Rum House, bar de drinques e música ao vivo; o Bond 45, restaurante de culinária italiana; e o Friedman’s, que oferece clássicos pratos estadunidenses.
O Friedmans é o restaurante localizado dentro do Hotel Edison, em Nova York, especializado em culinária estadunidense tradicional com foco em ingredientes locais e opções sem glúten
Hotel Edison/Divulgação
Outra curiosidade é que, ao longo das décadas, o Edison serviu de cenário para diversas produções audiovisuais. Entre elas, a série Naked City nos anos 1950, o clássico O Poderoso Chefão (1972), além de episódios de Seinfeld (1989-1998). Seus corredores e salões também foram palco de filmagens de Sex and the City (1998-2004) e do premiado Birdman (2014).
O estabelecimento integra o Triumph Hotels, grupo de hotéis boutique históricos em Nova York, conhecido por reunir propriedades com arquiteturas icônicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima