“Caixa de aconchego” com textura quente envolve moradores em apartamento

A reforma do imóvel de 170 m² reorganizou espaços e valorizou o convívio familiar com soluções sob medida e acabamentos elegantes Pensado para uma família com dois filhos, este apartamento de 170 m², localizado em São Paulo, passou por uma transformação completa para refletir um novo estilo de vida: mais funcional, integrado e com toques de cor sofisticada.
O projeto de reforma, que durou cerca de 1 ano, teve como ponto de partida o desejo dos moradores de transformar um imóvel sem unidade visual em um lar acolhedor, moderno e cheio de personalidade.
Leia mais
“O apartamento era colorido, mas sem identidade”, explica a arquiteta Ana Toscano, do escritório homônimo (@anatoscanoarquitetura), responsável pela reforma. “Nosso papel foi organizar essas cores e usá-las de maneira estratégica, criando uma base neutra com toques pontuais de madeira e tonalidades marcantes no mobiliário e na decoração”, detalha.
SALA DE ESTAR | O rack de madeira freijó com portas de muxarabi foi executado pela Marcenaria Santa Cruz. Mesa de centro “Orvalho”, da Plataforma4
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato
Um dos grandes desafios do projeto para a família composta pelo casal de dois filhos – uma menina de 11 anos e um menino de 9 anos –, era a falta de aproveitamento de áreas valiosas do apartamento. Duas varandas, originalmente separadas e pouco usadas, foram totalmente integradas aos ambientes sociais.
A demolição de esquadrias e o nivelamento dos pisos permitiram a criação de uma área única e fluida, que agora conecta estar, jantar, home office e área gourmet de forma harmônica. A iluminação também foi completamente redesenhada para realçar a nova linguagem visual do espaço.
Na sala de estar, mobiliário sob medida e painéis de madeira criam uma espécie de “caixa de aconchego”, com iluminação embutida e texturas quentes. O sofá principal, de linhas retas, é complementado por peças de design assinado, como a mesa de centro escultural.
VARANDA | Este espaço, que antes tinha apenas uma bancada de escritório, foi totalmente revestido de freijó, criando uma espécie de “caixa”. A grande estante da mesma madeira, com detalhes de muxarabi, executada pela Marcenaria Santa Cruz, abriga livros, objetos e plantas. A poltrona verde musgo, da Wentz Design, é ótima para relaxamento e traz um ponto de cor no apartamento. No painel, arandela “Girassol”, de Bruno de Carvalho, na Itens
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato
Um dos pontos altos da reforma foi a transformação da varanda menor, que ganhou vida nova com canto de leitura e relaxamento. Com revestimento completo de madeira, o espaço recebeu uma estante generosa, plantas e uma poltrona verde escolhida “a dedo”, que traz cor e cria um refúgio dentro de casa.
SALA DE JANTAR | O espaço é composto por mesa “Concrete Disforme”, do estudiobola, e cadeiras “Porto”, de Fernando Jaeger Atelier. Luminária pendente Gamela, da Lumini. Ao fundo, o aparador feito de lâmina sinterizada importada, da NPK Mármores, com execução Petramar Mármores e Granitos, estende-se até a bancada do gourmet, criando uma peça única e funcional. Quadro de Will Sampaio
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato
ÁREA GOURMET | Nesta área, um nicho iluminado para bebidas foi pensado no aparador feito de lâmina sinterizada importada, da NPK Mármores, com execução Petramar Mármores e Granitos, que vem da sala de jantar. Na sua extensão, a bancada do mesmo material abriga as banquetas ebanizadas da 7oito9 Design. Churrasqueira da Polytec. Armário suspenso de freijó executado pela Marcenaria Santa Cruz. O backsplash, com revestimento da Portobello, traz cor ao local. Vaso de cerâmica da Madeira & Linha Interiores
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato
Já na sala de jantar, a mesa para oito lugares e o aparador multifuncional de lâmina sinterizada são os grandes destaques. Este último se estende até a bancada gourmet, conectando visual e funcionalmente os dois ambientes, com espaço ainda para um bar embutido.
COZINHA | O ambiente recebeu uma bancada nova no mesmo material que a da área gourmet, de lâmina sinterizada importada, da NPK Mármores, com execução da Petramar. Marcenaria executada de laca e MDF freijó, pela Marcenaria Santa Cruz. Acima das bancadas, as paredes receberam revestimento Terralma, da Portobello, na cor terracota
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato
Outro ponto de transformação foi a cozinha, que agora se conecta à área gourmet por meio de uma solução sem barreiras visuais e recebeu marcenaria sob medida. O uso de madeira freijó no mobiliário ajuda a aquecer os espaços, contrapondo-se ao piso de porcelanato em grandes placas.
LAVABO | Para dar personalidade ao pequeno espaço, a arquiteta criou uma cuba esculpida com azulejos geométricos da Mica Azulejos, material que reveste também duas paredes. Torneira da Deca
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato
O lavabo ganha protagonismo com cuba esculpida em azulejos artesanais e revestimento que se estende pelas paredes, reforçando a busca por texturas e acabamentos que surpreendem.
Leia mais
SUÍTE | O painel frisado na cor verde, com execução da Marcenaria Santa Cruz, ocupando toda aparede, contrasta com os tons naturais da madeira e da palhinha da cama da Casapronta. Arandela e pendente da Lumini. Roupa de cama da Byline Home. Potlrona da Wooding. Tapete da Botteh. Piso da madeira da House Parquet
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato
No quarto do casal, a antiga disposição dos móveis, segundo Ana, dificultava o uso pleno do espaço. A inversão do posicionamento da cama, agora voltada para a entrada, permitiu melhor aproveitamento da planta.
A arquiteta criou ainda um painel verde frisado que ocupa toda a parede, contrastando com a cama de madeira e palha natural. As portas do armário foram atualizadas com MDF e palha, conferindo leveza e personalidade ao ambiente.
BANHEIRO | A nova bancada foi feita de quartzo branco da Petramar, enquanto o gabinete de madeira freijó pela Marcenaria Santa Cruz. O revestimento brilhoso Gouache Nauge, da Portobello, reveste todas as paredes, do boxe à bancada. As cubas de apoio da Doka Bath Works conferem destaque ao ambiente. Metais da Deca. Boxe da Luglass
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato
O banheiro da suíte também passou por uma renovação completa. Bancada de quartzo branco, gabinete de madeira e revestimento brilhoso verde-claro nas paredes criam uma atmosfera suave e elegante.
As cubas de apoio e os metais pretos completam a ambientação, que alia beleza e funcionalidade. “Cada canto foi pensado para refletir o estilo de vida dos moradores e promover bem-estar”, resume a arquiteta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima