Paleta suave inspirada nas cores da praia permeia apartamento carioca de 180 m²

Morar em Ipanema, no Rio de Janeiro, sempre fez parte da história da família, mas foi apenas após uma nova reforma que o apartamento passou a refletir, de fato, quem os proprietários são hoje. Instalado em um edifício típico dos anos 1960, o casal de dentistas Ana Carolina e Renato percebia que, mesmo após a intervenção anterior, o lar não traduzia seu estilo nem acompanhava a rotina com três filhos adolescentes. O objetivo era claro: transformar o imóvel em um espaço leve, acolhedor e com identidade própria, inspirado no espírito praiano e despretensioso do bairro escolhido para viver.
SALA DE ESTAR | O sofá em ‘L’, do acervo dos moradores, ganhou nova vida ao ser reformado pela Estofaria Urbana e revestido com sarja azul clara, do Espaço Multi, trazendo frescor e reforçando sutilmente a atmosfera praiana pretendida. Almofadas de linho da Trama Casa. Mesas de centro Pedro, da loja Arquivo Contemporâneo, que também forneceu a mesa lateral Íris, assinada por Maria Cândida Machado, e a luminária de mesa Fungi, de Guilherme Wentz. Tapete da Galeria Hathi. Cortinas de linho branco executadas por Solange Marquini
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Para dar início a esse novo capítulo, o casal confiou o projeto à arquiteta Paula Neder, à frente do escritório PN+ (@paulanederarquitetura), que já havia desenvolvido trabalhos para a família. “Eles buscavam um apartamento com alma carioca, que unisse elegância e conforto, que funcionasse tanto no dia a dia quanto para receber amigos”, ela conta.
A proposta partiu do respeito à arquitetura original — a planta foi integralmente mantida — e a transformação completa dos ambientes, realizada em duas etapas: primeiro as suítes e os banheiros, depois a área social e o lavabo. A cozinha ficou para uma próxima fase.
HOME OFFICE | No living, era preciso incluir um local de trabalho, assim a escrivaninha Alice, de Simone Giovanella, na Arquivo Contemporâneo, que também forneceu a poltrona Beg, de Sergio Rodrigues, foi instalada logo ao lado das plantas licuala (mais alta), pacová e costela-de-adão, da Horto Girassol. Na estante com prateleiras de laca off-white, desenhada pelo escritório e executada pela Tudel Marcenaria, estão objetos selecionados nas lojas Casa Ocre, Capivara do Vale, Studio Nara Maitre e Casa 44, além de peças do acervo pessoal
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Com 180 m², o apê hoje se organiza a partir de uma área social integrada, onde sala de estar, de jantar e home office convivem de forma fluida.
Leia mais
Um dos principais movimentos do projeto foi a retirada da antiga estante, substituída por um rack baixo de madeira ripada e uma prateleira única, solução que ampliou visualmente o cômodo e reforçou a sensação de leveza. “A nova marcenaria abriu mais espaço, deixou o conjunto mais claro e trouxe a sensação imediata de amplitude”, avalia a arquiteta.
CANTO DE LEITURA | Instalado no living, ao lado do home office, o espaço tem poltrona Mole e banquinho Mocho, ambos de Sergio Rodrigues, na Arquivo Contemporâneo, loja que também forneceu a mesa lateral Jardim, de Jader Almeida. Luminária de piso do Studio Nara Maitre. Quadro da artista Mai-Britt Wolthers. Tapete da Galeria Hathi
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
A integração de múltiplas funções no living foi um dos grandes desafios. Além da sala de estar com TV, o ambiente precisava acomodar uma escrivaninha para trabalho, um canto de leitura e a sala de jantar com apoio de adega e frigobar.
“O maior desafio foi justamente fazer tudo coexistir de maneira harmônica, sem sobrecarregar o espaço”, afirma Paula. A solução veio por meio de um layout bem resolvido, marcenarias sob medida e escolhas pontuais de mobiliário, como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, posicionada próxima à área de trabalho.
SALA DE JANTAR | O painel de azulejos feito pelo Coletivo Muda espacialmente para o projeto lembra uma paisagem abstrata em tons de azul e areia, reforçando a atmosfera praiana. A mesa de jantar existente recebeu cadeiras Benjamin, de Lucas Bond, compradas na Arquivo Contemporâneo, e luminárias pendentes Ufo, de Fernando Prado para Lumini. Ao fundo, painel ripado com acabamento em laca branca, com execução da Tudel Marcenaria, responsável também pelo aparador que abriga as bebidas do bar e o par de vasos de cerâmica, da Casa Ocre. Ao lado, as plantas ciclanto e guaimbê, da Horto Girassol, conferem frescor. Quadro em tons de azul do artista Duke Capellão
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
A paleta de cores reforça a atmosfera arejada. Tons claros predominam nas paredes e na marcenaria, solução que funciona como base neutra para receber nuances suaves de azul e verde na decoração.
Leia mais
O sofá em L, peça afetiva dos moradores, foi mantido e ganhou novo revestimento em sarja azul clara, dialogando com as referências de areia, céu e mar que permeiam o projeto. “A ideia nunca foi apagar a história da família, mas ressignificar o que já fazia parte dela”, explica Paula.
SUÍTE CASAL | O ambiente segue a materialidade e a identidade visual da área social, com marcenaria desenhada pelo escritório executada em carvalho europeu pela Tudel Marcenaria, além da obra de arte assinada pela artista Yasmin Guimarães, na Quadra Galeria. Elementos de conforto foram adicionados, como a cabeceira com estofamento em tecido fornecido pelo Espaço Multi, além de roupa de cama, almofadas e manta de tricô da Trama Casa. Na pequena penteadeira lateral, cadeira Xico, da LZ Studio, loja que também forneceu o banco com assento de palhinha ao pé da cama
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Nesse contexto, o piso de porcelanato existente foi mantido em todo o apartamento, o que reforçou a ideia de continuidade e evitou intervenções desnecessárias. “Manter o que funciona também é uma escolha de projeto”, destaca a arquiteta.
Ao longo do o imóvel, a marcenaria desenhada pelo escritório e executada com carvalho europeu e laca off-white cumpre papel central, valorizando proporções, organizando usos e contribuindo para a estética limpa.
RETRATO | A dentista Ana Carolina Loechel Oliveira, moradora do apartamento, está na suíte com as cachorras Eva e Amora, da raça lulu-da-pomerânia
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Na sala de jantar, o destaque é o painel de azulejos assinado pelo Coletivo MUDA, desenvolvido exclusivamente para o projeto. A peça traduz o conceito que guiou a reforma: um lar com espírito leve, acolhedor e praiano, em sintonia com a essência carioca desejada pelos moradores.
“A ideia foi criar um ponto de interesse no ambiente, como uma paisagem abstrata em tons de azul — evocando o mar e o céu — combinada ao tom de areia, o que remete diretamente a Ipanema”, fala a profissional.
BANHEIRO | Todo branco, o banheiro tem paredes revestidas de Colormind Light AC, da Decortiles, com nicho iluminado para apoiar produtos de higiene. Banheira Gamboa Matt White, da Immersi, com bandeja de madeira, ambas adquiridas na loja Empporium Frei Caneca. Misturador de parede Black Matt, da linha Cubo, da Deca
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
A composição da sala de jantar é complementada por cadeiras de design leve, com assento em palhinha, e pela mesa de jantar já pertencente aos moradores. Obras de arte de nomes como Mai-Britt Wolthers, Duke Capellão, Yasmin Guimarães, Carolina Martinez e Isabel Becker também pontuam o cômodo.
SUÍTE INFANTIL | Compartilhado pelos irmãos mais velhos, o quarto tem cabeceira que abarca as duas camas, executada pela Tudel Marcenaria, com estofamento de tecido cinza fornecido pelo Espaço Multi, onde foram instaladas luminárias de parede Led It Be, de Fernando Prado para Lumini. Roupa de cama e manta de tricô do Studio Nara Maitre, que também forneceu as almofadas — juntamente com a Trama Casa — , além de quadro e placa apoiados na cabeceira
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Nos dormitórios, a lógica de conforto e identidade individual orientou as decisões. A suíte do casal combina laca off-white e carvalho europeu, o que traz um clima sereno.
Já os quartos dos filhos receberam marcenaria em MDF cinza, preto e carvalho, adaptada às diferentes idades e rotinas. Cada ambiente foi desenhado para acompanhar o crescimento da família, com soluções práticas e atemporais.
SUÍTE INFANTIL | A bancada dupla e o armário suspenso com portas de vidro canelado integram o espaço de estudos dos filhos dentro do quarto compartilhado. Objetos decorativos do Studio Nara Maitre e Casa 44. Cadeiras do acervo pessoal
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima