Com apenas 27 m², estúdio vira santuário multifuncional na Suécia

Reduzir a metragem sem abrir mão de conforto e funcionalidade foi a proposta apresentada pelo escritório sueco Vagabond Haven para esta pequena casa. Com 27 m², a tiny house Julia foi pensada para atender às demandas da idade contemporânea, alinhada ao conceito de “slow life”, que sugere um estilo de vida desacelerado.
Nesta tiny house sueca, a área social integrada concentra cozinha, jantar e estar em apenas 27 m². Projeto do Vagabond Haven
Vagabond Haven/Divulgação
O projeto prioriza uma área social aberta, onde cozinha e sala de jantar compartilham o mesmo ambiente. Grandes superfícies envidraçadas garantem iluminação natural abundante e ajudam a ampliar visualmente o espaço. A cozinha é equipada com pia, geladeira compacta, forno e cooktop por indução, enquanto a mesa de jantar acomoda moradores e convidados em bancos com compartimentos internos para armazenamento.
A cozinha compacta aposta em layout linear, marcenaria sob medida e iluminação natural para otimizar cada metro quadrado do estúdio sueco.
Vagabond Haven/Divulgação
Um dos destaques do modelo é a flexibilidade dos ambientes. Um mini-escritório integrado pode ser convertido em espaço de descanso com rede, adaptando-se à rotina de quem trabalha em casa. No térreo, o quarto principal mantém a proposta de ambientes claros, com janelas amplas. No mezanino superior, uma segunda área de dormir funciona como quarto de hóspedes, com opção de claraboias.
Vista do mezanino evidencia a organização vertical da casa de 27 m², com quarto elevado, janelas amplas e estrutura aparente de madeira no estúdio na Suécia do escritório Vagabond Haven
Vagabond Haven/Divulgação
A casa ainda incorpora um “mezanino em rede”, elemento pouco comum em residências compactas, que adiciona caráter lúdico ao projeto. Internamente, as paredes revestidas de madeira reforçam a estética escandinava e trazem sensação de aconchego.
Leia mais
Mezanino com rede suspensa funciona como espaço de descanso e leitura, reforçando o caráter multifuncional do projeto escandinavo do Vagabond Haven
Vagabond Haven/Divulgação
Desenvolvida para uso durante todo o ano, inclusive em invernos rigorosos, a tiny house tem estrutura metálica de aço, isolamento de lã mineral e janelas de vidro duplo. Entre outros recursos, a casa inclui iluminação LED com dimerização, preparo para sistema solar, aquecedor de água, captação de água da chuva, tanque de água potável e sistema de ventilação com recuperação de calor.
Leia mais
Quarto no mezanino aproveita o pé-direito inclinado e as claraboias para criar um dormitório acolhedor dentro da tiny house sueca do Vagabond Haven
Vagabond Haven/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima