As cidades e vilas medievais mais bonitas da Europa

Na Europa, estas 25 vilas de contos de fadas parecem ter parado na Idade Média, com ruas de paralelepípedos, muralhas quase perfeitas e castelos Você gostaria de viajar pelos vilarejos e cidades medievais mais bonitas da Europa? Temos uma proposta de viagem que você não vai conseguir recusar: um roteiro pela Europa visitando seu legado medieval, pequenas localidades (e uma ou outra cidade) onde a história está por toda parte e ainda é possível encontrar vestígios daquela época em que reinavam castelos, havia muralhas, reis e princesas e, por que não, algum dragão. Preparado?
1) Carcassonne (França)
Carcassonne (França)
Christian Delbert/Alamy Stock Photo
Na Europa, encontramos vilarejos de conto de fadas onde o tempo parece ter parado em plena Idade Média. Como uma verdadeira cidade medieval, Carcassonne ostenta seu imponente castelo do século XII e é considerada uma das cidades muradas mais belas da França. E não há como duvidar disso. Situada a meio caminho entre Perpignan e Toulouse, vista de fora, a Cité parece impenetrável. Uma vez dentro de seus muros, o espírito de uma época de viscondes, damas e cavaleiros toma conta de tudo.
2) Cochem (Alemanha)
Cochem (Alemanha)
Eyebyte/Alamy Stock Photo
O vilarejo de Cochem, na Alemanha, é outro desses lugares com poder suficiente para nos enfeitiçar. Seu cartão de visitas é o castelo, a fortaleza de Reichsburg, que, como um sentinela, vigia tudo do alto de uma colina. Cochem convida a se perder entre suas ruelas estreitas e sinuosas ou a descansar em uma de suas pitorescas casas enxaimel com telhados de ardósia. Um prazer se deixar levar por seu encanto medieval.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
3) San Gimignano (Itália)
San Gimignano (Itália)
ronnybas/Alamy Stock Photo
Dizem que San Gimignano é a versão medieval de Manhattan na Itália. Basta olhar seu horizonte para entender o porquê. Situada entre Siena e Florença, esta pequena cidade da Toscana serviu na Idade Média e no Renascimento como ponto de parada para os peregrinos católicos que se dirigiam a Roma e ao Vaticano. Suas torres de pedra de diferentes alturas (15 das 72 originais ainda se conservam) se tornaram seu símbolo internacional.
4) Krems (Áustria)
Krems (Áustria)
Alamy
Situada às margens austríacas do Danúbio, encontra-se a pequena vila de Krems, outro cantinho europeu com muito sabor medieval e uma das cidades mais bonitas da Áustria. Hoje transformada em centro cultural e universitário, Krems foi reconhecida pela UNESCO como uma “Cidade modelo de conservação histórica”. Seus habitantes cuidam com carinho de seu centro histórico, e somos imensamente gratos por isso.
5) Olite (Espanha)
Olite (Espanha)
Alamy
Não é por acaso que em Olite, Navarra, se celebram festas medievais em agosto. Basta olhar seu imponente castelo dominando a vila para entender o motivo. Este, além disso, foi considerado na época um castelo de luxo. Sua construção foi realizada sobre uma fortaleza do séc. XIII, que por sua vez foi erguida sobre restos arquitetônicos romanos. Suas ruas de pedra, as igrejas e suas casas nos transportam para uma época muito distante.
6) Castle Combe (Inglaterra)
Castle Combe (Inglaterra)
Alamy
Visitar a charmosa vila de Castle Combe, na Inglaterra, é como se deixar levar para outra época. Suas pitorescas casinhas no estilo Cotswold, sua igreja medieval, seu mercado do século XIV com relógio medieval incluído e a tranquilidade com que vivem seus 350 habitantes fazem tudo ser encantador. De fato, é considerada por muitos a vila mais bonita da Inglaterra. Uma afirmação com a qual concordamos totalmente.
7) Robin Hood’s Bay (Inglaterra)
Robin Hood’s Bay (Inglaterra)
Clearview/Alamy Stock Photo
O condado de Yorkshire está cheio de locais medievais, e não muito longe a cidade medieval de York é um espetáculo, com a catedral York Minster como seu ponto emblemático. No entanto, paramos em uma vila de pescadores menos conhecida, mas tremendamente especial: Robin Hood’s Bay. Sua história remonta à Idade Média e, embora seu nome nos confunda, pouco tem a ver com o personagem Robin Hood ou, pelo menos, isso não está documentado.
8) Beynac et Cazenac (França)
Beynac et Cazenac (França)
Alamy
Na definição de lugares de conto de fadas, deveria incluir-se Beynac et Cazenac, um pequeno povoado francês com casas de telhado de laje e uma fortaleza que já foi sitiada pelo próprio Ricardo Coração de Leão. O Castelo Beynac, com seu parque arqueológico, e La Causerie Médiévale são duas visitas imprescindíveis para viver o conto por dentro.
9) Berna (Suíça)
Berna (Suíça)
Marcel Gross/Alamy Stock Photo
Berna, a capital da Suíça, é uma cidade com muita memória medieval. O centro histórico esconde muitas joias arquitetônicas que comprovam isso. Famosa é sua Torre da Catedral (com cerca de 100 metros de altura), junto com o edifício civil da Torre do Relógio. Ao fundo, os Alpes formam o cenário natural desta fascinante cidade.
Initial plugin text
10) Besalú (Espanha)
Besalú (Espanha)
Getty Images
A pouco mais de 30 quilômetros de Girona, há uma vila que parece ter parado no tempo durante a Idade Média. Falamos de Besalú, uma pequena vila com uma bonita ponte românica que nos dá as boas-vindas. Ao atravessá-la, a cidade mostra seu legado medieval: igrejas, muralhas, sinagogas e ruas sinuosas onde podemos nos perder de propósito.
11) Bagnoregio (Itália)
Bagnoregio (Itália)
Alamy
Bagnoregio é conhecida como a vila que morre. A razão é que esta localidade italiana, situada sobre uma colina a 443 metros de altitude, está condenada a desaparecer devido à erosão acelerada da natureza. Vivem aqui apenas 10 pessoas. A vila, com muito sabor medieval, está totalmente isolada e cercada por penhascos que avançam vários centímetros a cada ano, consumindo o terreno. Se você já pensou em visitar Bagnoregio, não demore muito.
12) Le Barroux (França)
Le Barroux (França)
Alamy
Esta comuna da Provença francesa fica a meio caminho entre Carpentras e Vaison-la-Romaine. A origem da vila de Le Barroux que domina a planície do Comtat remonta ao séc. XI e destaca seu encanto medieval, assim como as vistas incomparáveis que oferece dos Montes de Vaucluse e do gigante da Provença: o Mont Ventoux. Um belo local de onde se pode contemplar a paisagem.
13) Tallin (Estônia)
Tallin (Estônia)
Getty Images
A capital da Estônia, Tallin, abriga uma cidade medieval declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Seus edifícios e igrejas góticas, torres, muralhas medievais e ruelas românticas, que remontam aos séculos XIV a XVIII, fazem do centro histórico da cidade um verdadeiro conto de fadas.
14) Saint-Malo (França)
Saint-Malo (França)
Oliver Hoffmann/Alamy Stock Photo
Saint-Malo é uma cidade situada na região da Bretanha, com uma fortificação que, vista do ar, é impressionante. Um enclave medieval na Costa Esmeralda cheio de histórias gloriosas e muito, muito romantismo. Atualmente, essa baía é um importante destino de balneários, famosa pelo grande espetáculo proporcionado por suas marés altas.
15) Alarcón (Espanha)
Alarcón (Espanha)
Alamy
Aqui está uma das vilas medievais mais bonitas da Europa. Com apenas 200 habitantes, a vila de Alarcón vive silenciosamente na província de Cuenca. No entanto, tem muito a contar, como o fato de possuir uma muralha excelentemente conservada. A Puerta del Campo é uma das defesas medievais melhor preservadas do país, ao lado da qual se ergue a Torre de Armas, que também data do séc. XIV. Não nos esquecemos do seu castelo, que tem quase 1.300 anos de idade.
16) Fougères (França)
Fougères (França)
Alamy
A bela cidade medieval de Fougères remonta ao séc. X, quando já se mencionava seu majestoso castelo e muralhas. Trata-se, sem dúvida, de um dos mais imponentes de toda a França e da região da Bretanha, que está repleta de pequenas vilas com muito charme. A igreja de São Leonardo também merece uma visita, tendo sido construída nos séculos XV e XVI.
LEIA MAIS
17) Barbarano Romano (Itália)
Barbarano Romano (Itália)
Claudio Giovanni Colombo/Alamy Stock Photo
Na região do Lácio, encontramos esta bela vila situada a uma altitude de 340 metros acima do nível do mar. Com cerca de apenas 1.500 habitantes, tornou-se uma parada indispensável para conhecer a Itália rural e medieval, com a igreja de São João Batista e os restos das antigas muralhas como os maiores expoentes daquela época. Barbarano Romano, que além disso está situada nas colinas dos Montes Cimini, é uma excelente escapada para aqueles que gostam das florestas e do silêncio.
18) Quedlinburg (Alemanha)
Quedlinburg (Alemanha)
Andrey Andronov/Alamy Stock Photo
Quedlinburg, situada na Rota do Românico Germânico, conta com um dos palácios reais e imperiais mais importantes da Idade Média. E não é só isso: é considerada um grande exemplo de cidade medieval bem conservada. Isso fica evidente assim que se pisa em suas ruas. Um ambiente de épocas passadas preenche tudo.
19) Tossa de Mar (Espanha)
Tossa de Mar (Espanha)
Alamy
Situada na costa de Girona, Tossa de Mar é uma antiga vila de pescadores com uma grande história que vem desde o Neolítico. A antiga ‘Vila Vella’ abriga uma cidade medieval, sendo a única localidade da costa catalã que preserva sua fortificação sem deterioração. Que tal um banho na praia com vista para a muralha?
20) Saignon (França)
Saignon (França)
Alamy
Empoleirada à beira de um planalto, Saignon é um dos enclaves medievais mais imponentes da Provença francesa. Sua igreja Santa Maria de Saignon serviu no passado como ponto de parada para os peregrinos medievais. Hoje, é um de seus edifícios mais importantes e um verdadeiro “must” na hora de visitar a cidade. Esta cidade também é conhecida por ter sido o antigo observatório da Provença.
21) Nuremberg (Alemanha)
Nuremberg (Alemanha)
Angela Serena Gilmour/Alamy Stock Photo
A cidade da liberdade germânica guarda um encanto especial desde a Idade Média. Situada na região da Baviera, às margens do rio Pegnitz, Nuremberg é uma daquelas cidades europeias cuja filosofia, história e cultura em torno da Idade Média são capazes de nos fascinar desde o primeiro instante. No Natal, seu impressionante mercado natalino merece uma visita.
22) Semur-en-Auxois (França)
Semur-en-Auxois (França)
Alamy
Construída sobre rocha de granito rosa, às margens do rio Armançon, Semur-en-Auxois é uma cidade medieval por excelência. Segundo a lenda, foi construída por Hércules em seu retorno da Espanha, a caminho de completar os doze trabalhos que lhe foram designados para se tornar um deus. Basta atravessar suas portas para nos transportar diretamente ao séc. XV.
23) Kilkenny (Irlanda)
Kilkenny (Irlanda)
Alamy
Sendo a menor localidade da Irlanda, conhecida como a cidade do mármore, é um dos destinos turísticos que não pode faltar na sua lista. Situada no sudeste do país, às margens do rio Nore, destaca-se por sua fascinante história medieval, sua arquitetura normanda e sua indústria artesanal, que fazem de Kilkenny um destino obrigatório para os mais românticos.
24) Whitby (Inglaterra)
Whitby (Inglaterra)
Alamy
Whitby, a vila do Drácula, como também é conhecida, está situada no condado de Yorkshire, na costa inglesa. Foi neste cenário que Bram Stoker escreveu parte do romance. Sua abadia é uma das mais bonitas da Inglaterra, preservada desde a Idade Média, apesar dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
25) Sigüenza (Espanha)
Sigüenza (Espanha)
CaptureMedia/Alamy Stock Photo
A pequena joia da Alcarria, chamada Sigüenza, é uma das vilas medievais mais conhecidas da Espanha, onde, desde 1999, celebram-se jornadas medievais. Essas festas têm como cenário as ruas e praças do centro histórico da cidade e seus principais monumentos: a catedral e o castelo (atualmente um Parador de Turismo).
*Matéria originalmente publicada na Condé Nast Traveller Espanha
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima