Bonsai de 350 anos exibido em 1970 no Japão é reapresentado 55 anos depois na Expo Osaka 2025

O pinheiro Yoroi Kakenomatsu tem uma história impressionante, tendo sido cultivado pelo último xógum do país Na última semana, durante a Expo 2025 em Osaka-Kansai, no Japão, uma exposição de bonsai e suiseki (pequenas pedras naturais) que reuniu cerca de 130 plantas especiais vindas de todo o país. Entre os destaques, estava o icônico pinheiro-negro “Yoroi Kakenomatsu” (“Pinheiro com armadura”, em tradução livre), que foi cuidado por Tokugawa Yoshinobu, o último xógum do país.
Alguns bonsais que estavam na Expo Osaka de 1970 também estão em exibição na Expo 2025, cinquenta e cinco anos depois
X/@Johnny_suputama/Reprodução
O Yoroi Kakenomatsu impressiona pelo tamanho, aproximadamente 120 cm de altura, sendo uma das maiores e mais imponentes peças da mostra com 350 anos.
Leia mais
Segundo o comitê organizador, o interesse internacional pelo bonsai teve um marco importante com a mesma mostra realizada na Expo Osaka de 1970, despertando a atenção do público estrangeiro. Nesta edição, alguns dos exemplares exibidos naquela ocasião histórica foram apresentados novamente.
Leia mais
Nos últimos anos, a popularidade do bonsai tem crescido entre jovens de diversos países. Em 2023, o valor das exportações japonesas de bonsai alcançou JP¥ 365 milhões (cerca de R$ 14.489.763 na cotação atual), o dobro em relação a 2019.
A exposição é responsável por internacionalizar a técnica bonsai na década de 1970
X/@Johnny_suputama/Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima