Planta jiboia: o significado espiritual e os simbolismos ligados à espécie

Saiba como usar a planta para melhorar a energia dos ambientes e atrair abundância para o lar Frequentemente associada à proteção, prosperidade e harmonia, a jiboia é uma escolha popular para quem busca aliar beleza e conexão espiritual. Muitas tradições acreditam que a planta tem o poder de afastar energias negativas e purificar o ambiente.
Leia mais
Para a paisagista Ariane Carolina Pinto: “A jiboia pode influenciar positivamente o ambiente, trazendo mais harmonia, serenidade e sensação de bem-estar. É considerada uma planta que limpa não só o ar físico, mas também as energias negativas do espaço.”
Os significados espirituais da espécie
Enquanto sua forma trepadeira representa o crescimento e a prosperidade, as folhas simbolizam abundância e renovação. Além disso, as pessoas utilizam a planta para equilibrar a energia do lar.
Para muitas culturas, presentear alguém com uma jiboia é considerado um gesto de carinho, pois significa desejar boas vibrações e sucesso em seus projetos. Além do aspecto encantador, a espécie também é conhecida como uma planta sagrada. Na cultura asiática, por exemplo, ela é vista como um símbolo de prosperidade e proteção.
A capacidade da jiboia de purificar o ar simboliza uma limpeza física e espiritual
Natalia Almeida/GettyImages
Conforme Ana Claudia Ethel, arquiteta e urbanista que aplica técnicas de geopuntura, radiestesia e energização de ambientes com plantas: “Além de limpar o ambiente e tirar as energias auspiciosas, ela [jiboia] também atrai prosperidade, amor – por conta do formato de coração – e a cura.”
A relação com a abundância ocorre devido a sua capacidade de se adaptar e crescer rapidamente, mesmo que em condições variadas, o que representa a flexibilidade e a habilidade de transitar entre o mundo físico e espiritual.
A jiboia e o xamanismo
Os indígenas estabelecem uma relação de semelhança da planta com a serpente homônima. Muitas tribos veem a cobra como símbolo de cura e renovação. No xamanismo, a espécie é usada em rituais de cura e proteção, auxiliando na limpeza espiritual. Assim, a jiboia carrega a mesma energia de transformação.
Muitas culturas acreditam que a jiboia afasta energias negativas e purifica o ambiente, promovendo harmonia e equilíbrio
Pexels/RDNE Stock project/Creative Commons
Qual orixá está relacionado com a jiboia?
A planta está associada às divindades Olokun e Oxum, que fazem referência ao domínio dos mares, oceanos, rios e cachoeiras, sendo vista como símbolo de proteção contra o mau-olhado e a inveja.
Aqui, é importante realizar a separação entre a planta e o animal. Na mitologia nórdica, por exemplo, a cobra está ligada a deusa Freya, sendo sinônimo para beleza, fertilidade e força feminina.
Onde colocar a jiboia para aproveitar os seus benefícios?
Ao ser colocada em casa, ela ajuda a manter um espaço harmonioso. Para garantir um bom aproveitamento da planta, posicione-a em locais próximos à entrada para evitar energias indesejadas. Ela também pode ser cultivada em espaços de meditação e leitura, a fim de potencializar esses momentos.
A arquiteta e urbanista orienta o uso do pêndulo para detectar e energia e, assim, identificar o melhor lugar para instalar a planta.
Ao ser bem posicionada, a planta pode atrair energias positivas para a residência
Pexels/RDNE Stock project/Creative Commons
“Para aproveitar ao máximo os seus benefícios espirituais, recomenda-se posicionar a jiboia em locais estratégicos da casa, como a entrada, a sala ou as áreas de convivência. Ela gosta de luz indireta e fica linda em vasos suspensos ou em prateleiras altas, permitindo que seus galhos cresçam de forma pendente”, completa a paisagista.
Leia mais
Além disso, vale destacar os cuidados básicos com a espécie: garanta boa luminosidade indireta, limpe as folhas com pano úmido para retirar a poeira e realize regas apenas quando o solo estiver seco, evitando o excesso de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima