Materiais leves, paleta neutra, iluminação e divisórias são elementos cruciais para um banheiro com closet. Saiba mais! Em suítes ou quartos pequenos, funcionalidade e praticidade são essenciais. Para isso, a integração ou mix de espaços é uma aposta simples e fácil que reduz a necessidade por uma metragem maior no dormitório. O banheiro com closet pequeno integrado, por exemplo, reduz a necessidade de armários no quarto e, ainda, deixa roupas e outros objetos ao alcance após a hora do banho.
Leia mais
Tamanho mínimo para banheiro com closet pequeno
Em espaços reduzidos, é necessário garantir que os ambientes tenham funcionalidade e conforto na circulação do cômodo – e o banheiro com closet não é exceção. O tamanho mínimo para o banheiro e o closet é de 2,5 m².
Se a função do closet for apenas como área de vestimenta, por exemplo, o ideal é considerar pelo menos 80 cm livres para circulação. “A profundidade dos armários pode variar, mas deve ser planejada com cuidado. Para closets sem portas, recomenda-se um espaço de 55 cm de profundidade nos cabideiros”, indica a arquiteta Cristiane Schiavoni.
Proporcione espaço para a setorização
Apesar de integrados, é importante dar uma definição a cada área, criando uma setorização do espaço do banheiro e do closet, que define bem o propósito de cada ambiente, mas, também, promova uma estética limpa e minimalista. “Busco imprimir privacidade principalmente no vaso sanitário com o isolamento visual, por exemplo”, coloca a arquiteta Luciana Moreno.
Atenção à possibilidade de organização
Ao eleger a integração destes dois espaços, é importante dar atenção, também, à maneira que o closet é projetado para garantir uma organização funcional para as tarefas e necessidades do dia a dia. Para o closet, pense em deixar as áreas de cabideiros e gavetas com os itens mais usados, perto da porta, assim, facilitando a funcionalidade das áreas.
“Espelhos de corpo inteiro, banquinhos e boa iluminação também são essenciais para garantir conforto e praticidade”, coloca a arquiteta Cristiane. Ainda, Luciana indica modelos de armário sem porta, que dão melhor visualização para as peças e uma estética mais aberta. Porém, estes demandam maior tempo de limpeza e manutenção.
“A opção de portas de correr, hoje, é uma solução que tem um bom valor e economiza metragem quando não se tem a porta invadindo o espaço de circulação, e ainda com a possibilidade de ter folha com espelho total”, complementa.
Não exagere nas portas e paredes
Apesar de essenciais para criar definição no espaço e, ainda, separar as áreas secas das molhadas, o excesso de portas e paredes pode deixar o ambiente abafado e, também, promover uma sensação menor ao cômodo. Assim, cores escuras também devem ser evitadas.
Materiais para banheiro com closet pequeno
Ao integrar a área do banheiro com closet, é importante se atentar aos materiais usados, pois a umidade retida no banho pode acabar sendo prejudicial para alguns elementos. No banheiro, opte por materiais resistentes à umidade, como porcelanatos e revestimentos para áreas molhadas, como mármore.
“Já no closet, a proposta é outra: pense em pisos mais quentes e confortáveis ao toque, como madeira ou vinílicos, ou até mesmo o uso de tapetes para evitar o contato direto com o chão frio”, indica Cristiane. Ainda, soluções de MDF para os armários também se adaptam bem a ambientes úmidos.
Para garantir que não haja danos aos revestimentos ou formação de mofo, é necessário abrir espaço para a ventilação adequada em ambos os ambientes. Se possível, incorpore janelas amplas, que além de ventilar, conferem uma sensação de amplitude ao espaço integrado. Caso o local seja muito limitado, os exaustores no banheiro podem ser uma boa alternativa.
Ainda, Luciana indica o uso de uma paleta de cores com base neutra para ambos espaços, trazendo diferenças e definições por meio dos detalhes, como metais, puxadores e texturas dos armários.
Banheiro com closet pequeno e simples
A simplicidade na decoração é uma pedida para a leveza, ideal para banheiros com closet pequeno integrado. Para alcançar um visual leve e simples, opte por uma paleta neutra e clara, cujos principais destaques sejam elementos e revestimentos naturais, como mármore, madeira e pedras.
1. Neste banheiro 👇, o closet foi integrado nas paredes laterais do banheiro, ao lado da bancada, que se esconde por trás de uma porta de correr branca, que se mimetiza com as paredes do cômodo. No closet, são usados apenas cabideiros e gavetas abertas para dar visão total das peças. Projeto da arquiteta Ana Moura.
O armário com portas de correr, com marcenaria da Bontempo, é ideal em espaços pequenos e se funde bem ao ambiente. Projeto da arquiteta Ana Moura
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
2. Nessa suíte 👇, o closet se esconde atrás de portas de correr de madeira, na parede lateral do dormitório. Já o banheiro foi afastado do closet, uma possibilidade que evita a umidade impregnar nas roupas, mas se integra à composição pelo uso das mesmas portas de correr. Projeto do escritório Degradê Arquitetura.
O closet com portas de correr ao lado da cama é simples e deixa uma estética limpa e organizada. Projeto do escritório Degradê Arquitetura
Júlia Novoa/Divulgação
O banheiro, que também se esconde por trás de portas de correr, destaca-se pelo uso de cores. Projeto do escritório Degradê Arquitetura
Júlia Novoa/Divulgação
3. Nesse quarto 👇, o closet e o banheiro são integrados de maneira linear. O closet é longo e delimitado por revestimentos de madeira nos armários e no piso, dando acesso direto ao banheiro, que contrasta pelo uso de tons claros e frios. Projeto do escritório Bloco Arquitetos e Casulo Arquitetura.
O corredor no quarto leva direto ao closet de madeira. Projeto do escritório Bloco Arquitetos e Casulo Arquitetura
Maíra Acayaba/Divulgação
O closet com assoalho de cumaru leva diretamente ao banheiro com tons neutros. Projeto do escritório Bloco Arquitetos e Casulo Arquitetura
Maíra Acayaba/Divulgação
4. Nessa suíte 👇, o quarto dá acesso ao closet por meio de portas de correr de madeira com vidro, que imprimem um ar rústico e aconchegante. O banheiro segue a linearidade do closet com móveis na mesma madeira, mas se destaca pelo uso de ladrilhos coloridos. Projeto do Studioduas Arquitetura.
O closet com portas de correr de madeira, executadas pela Modelar Móveis Marcenaria, dá um visual aconchegante e vibrante. Projeto do Studioduas Arquitetura
Juliano Colodetti/MCA Estúdio/Divulgação
O banheiro se une esteticamente ao closet com os móveis de madeira ripada desenhados pelo escritório e executados pela Modelar Marcenaria, e se destaca pelo uso de ladrilho colorido. Projeto do Studioduas Arquitetura
Juliano Colodetti/MCA Estúdio/Divulgação
5. Nessa suíte 👇, os quartos são unidos pelo uso da madeira nos móveis. O closet com armários simples dão de frente para o banheiro e está ao lado de um espelho de correr, que funciona como porta para o dormitório e confere amplitude ao projeto. Projeto de Vivi Cirello Arquitetura e Interiores.
A decoração do quarto usa tons leves e madeira freijó para os móveis, projetados pelos arquitetos. Projeto do escritório Vivi Cirello Arquitetura e Interiores
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Manuela Figueiredo
O closet, com armários executados pela A Movelaria, ficam dentro do banheiro e ao lado de uma porta de correr com espelho, que amplia o cômodo. Projeto do escritório Vivi Cirello Arquitetura e Interiores
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Manuela Figueiredo/Divulgação
O banheiro é ampliado pelo uso de espelhos e madeira nos móveis. Projeto do escritório Vivi Cirello Arquitetura e Interiores
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Manuela Figueiredo
Leia mais
Banheiro e closet juntos e pequeno
Outra opção elegante e ideal para espaços pequenos é a de integrar completamente as áreas do banheiro e do closet. Para isso, é importante se atentar aos materiais usados no armário, devendo ser resistentes à umidade.
6. Nesse loft 👇, os espaços são bem integrados. A segmentação é feita por meio do lavabo, que divide o espaço em quarto, closet e banheiro. O closet tem conceito aberto e é feito de madeira, dando um visual natural. Ao lado, o chuveiro se destaca pelo uso de verde e tons escuros. Projeto do Ticiane Lima Arquitetura & Interiores.
Dividido pelo lavabo, o banheiro e o closet são integrados e tem bom acesso entre si. Projeto do Ticiane Lima Arquitetura & Interiores
Renato Navarro/Divulgação
7. Nesse quarto 👇, a porta de correr de madeira dá acesso direto ao closet, que tem cabideiros e gavetas expostos. No closet, uma porta simples branca leva ao banheiro, separando os espaços, ainda que junto. Projeto do escritório Pro.a Arquitetos.
A cama separa o espaço do quarto e a porta de correr de madeira dá acesso ao closet e ao banheiro. Projeto do escritório Pro.a Arquitetos
Felco/Divulgação
As portas de correr de madeira combinam com as gavetas do closet. Nele, uma porta dá acesso ao banheiro. Projeto do escritório Pro.a Arquitetos
Felco/Divulgação
Leia mais
Tamanho mínimo para banheiro com closet pequeno
Em espaços reduzidos, é necessário garantir que os ambientes tenham funcionalidade e conforto na circulação do cômodo – e o banheiro com closet não é exceção. O tamanho mínimo para o banheiro e o closet é de 2,5 m².
Se a função do closet for apenas como área de vestimenta, por exemplo, o ideal é considerar pelo menos 80 cm livres para circulação. “A profundidade dos armários pode variar, mas deve ser planejada com cuidado. Para closets sem portas, recomenda-se um espaço de 55 cm de profundidade nos cabideiros”, indica a arquiteta Cristiane Schiavoni.
Proporcione espaço para a setorização
Apesar de integrados, é importante dar uma definição a cada área, criando uma setorização do espaço do banheiro e do closet, que define bem o propósito de cada ambiente, mas, também, promova uma estética limpa e minimalista. “Busco imprimir privacidade principalmente no vaso sanitário com o isolamento visual, por exemplo”, coloca a arquiteta Luciana Moreno.
Atenção à possibilidade de organização
Ao eleger a integração destes dois espaços, é importante dar atenção, também, à maneira que o closet é projetado para garantir uma organização funcional para as tarefas e necessidades do dia a dia. Para o closet, pense em deixar as áreas de cabideiros e gavetas com os itens mais usados, perto da porta, assim, facilitando a funcionalidade das áreas.
“Espelhos de corpo inteiro, banquinhos e boa iluminação também são essenciais para garantir conforto e praticidade”, coloca a arquiteta Cristiane. Ainda, Luciana indica modelos de armário sem porta, que dão melhor visualização para as peças e uma estética mais aberta. Porém, estes demandam maior tempo de limpeza e manutenção.
“A opção de portas de correr, hoje, é uma solução que tem um bom valor e economiza metragem quando não se tem a porta invadindo o espaço de circulação, e ainda com a possibilidade de ter folha com espelho total”, complementa.
Não exagere nas portas e paredes
Apesar de essenciais para criar definição no espaço e, ainda, separar as áreas secas das molhadas, o excesso de portas e paredes pode deixar o ambiente abafado e, também, promover uma sensação menor ao cômodo. Assim, cores escuras também devem ser evitadas.
Materiais para banheiro com closet pequeno
Ao integrar a área do banheiro com closet, é importante se atentar aos materiais usados, pois a umidade retida no banho pode acabar sendo prejudicial para alguns elementos. No banheiro, opte por materiais resistentes à umidade, como porcelanatos e revestimentos para áreas molhadas, como mármore.
“Já no closet, a proposta é outra: pense em pisos mais quentes e confortáveis ao toque, como madeira ou vinílicos, ou até mesmo o uso de tapetes para evitar o contato direto com o chão frio”, indica Cristiane. Ainda, soluções de MDF para os armários também se adaptam bem a ambientes úmidos.
Para garantir que não haja danos aos revestimentos ou formação de mofo, é necessário abrir espaço para a ventilação adequada em ambos os ambientes. Se possível, incorpore janelas amplas, que além de ventilar, conferem uma sensação de amplitude ao espaço integrado. Caso o local seja muito limitado, os exaustores no banheiro podem ser uma boa alternativa.
Ainda, Luciana indica o uso de uma paleta de cores com base neutra para ambos espaços, trazendo diferenças e definições por meio dos detalhes, como metais, puxadores e texturas dos armários.
Banheiro com closet pequeno e simples
A simplicidade na decoração é uma pedida para a leveza, ideal para banheiros com closet pequeno integrado. Para alcançar um visual leve e simples, opte por uma paleta neutra e clara, cujos principais destaques sejam elementos e revestimentos naturais, como mármore, madeira e pedras.
1. Neste banheiro 👇, o closet foi integrado nas paredes laterais do banheiro, ao lado da bancada, que se esconde por trás de uma porta de correr branca, que se mimetiza com as paredes do cômodo. No closet, são usados apenas cabideiros e gavetas abertas para dar visão total das peças. Projeto da arquiteta Ana Moura.
O armário com portas de correr, com marcenaria da Bontempo, é ideal em espaços pequenos e se funde bem ao ambiente. Projeto da arquiteta Ana Moura
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
2. Nessa suíte 👇, o closet se esconde atrás de portas de correr de madeira, na parede lateral do dormitório. Já o banheiro foi afastado do closet, uma possibilidade que evita a umidade impregnar nas roupas, mas se integra à composição pelo uso das mesmas portas de correr. Projeto do escritório Degradê Arquitetura.
O closet com portas de correr ao lado da cama é simples e deixa uma estética limpa e organizada. Projeto do escritório Degradê Arquitetura
Júlia Novoa/Divulgação
O banheiro, que também se esconde por trás de portas de correr, destaca-se pelo uso de cores. Projeto do escritório Degradê Arquitetura
Júlia Novoa/Divulgação
3. Nesse quarto 👇, o closet e o banheiro são integrados de maneira linear. O closet é longo e delimitado por revestimentos de madeira nos armários e no piso, dando acesso direto ao banheiro, que contrasta pelo uso de tons claros e frios. Projeto do escritório Bloco Arquitetos e Casulo Arquitetura.
O corredor no quarto leva direto ao closet de madeira. Projeto do escritório Bloco Arquitetos e Casulo Arquitetura
Maíra Acayaba/Divulgação
O closet com assoalho de cumaru leva diretamente ao banheiro com tons neutros. Projeto do escritório Bloco Arquitetos e Casulo Arquitetura
Maíra Acayaba/Divulgação
4. Nessa suíte 👇, o quarto dá acesso ao closet por meio de portas de correr de madeira com vidro, que imprimem um ar rústico e aconchegante. O banheiro segue a linearidade do closet com móveis na mesma madeira, mas se destaca pelo uso de ladrilhos coloridos. Projeto do Studioduas Arquitetura.
O closet com portas de correr de madeira, executadas pela Modelar Móveis Marcenaria, dá um visual aconchegante e vibrante. Projeto do Studioduas Arquitetura
Juliano Colodetti/MCA Estúdio/Divulgação
O banheiro se une esteticamente ao closet com os móveis de madeira ripada desenhados pelo escritório e executados pela Modelar Marcenaria, e se destaca pelo uso de ladrilho colorido. Projeto do Studioduas Arquitetura
Juliano Colodetti/MCA Estúdio/Divulgação
5. Nessa suíte 👇, os quartos são unidos pelo uso da madeira nos móveis. O closet com armários simples dão de frente para o banheiro e está ao lado de um espelho de correr, que funciona como porta para o dormitório e confere amplitude ao projeto. Projeto de Vivi Cirello Arquitetura e Interiores.
A decoração do quarto usa tons leves e madeira freijó para os móveis, projetados pelos arquitetos. Projeto do escritório Vivi Cirello Arquitetura e Interiores
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Manuela Figueiredo
O closet, com armários executados pela A Movelaria, ficam dentro do banheiro e ao lado de uma porta de correr com espelho, que amplia o cômodo. Projeto do escritório Vivi Cirello Arquitetura e Interiores
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Manuela Figueiredo/Divulgação
O banheiro é ampliado pelo uso de espelhos e madeira nos móveis. Projeto do escritório Vivi Cirello Arquitetura e Interiores
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Manuela Figueiredo
Leia mais
Banheiro e closet juntos e pequeno
Outra opção elegante e ideal para espaços pequenos é a de integrar completamente as áreas do banheiro e do closet. Para isso, é importante se atentar aos materiais usados no armário, devendo ser resistentes à umidade.
6. Nesse loft 👇, os espaços são bem integrados. A segmentação é feita por meio do lavabo, que divide o espaço em quarto, closet e banheiro. O closet tem conceito aberto e é feito de madeira, dando um visual natural. Ao lado, o chuveiro se destaca pelo uso de verde e tons escuros. Projeto do Ticiane Lima Arquitetura & Interiores.
Dividido pelo lavabo, o banheiro e o closet são integrados e tem bom acesso entre si. Projeto do Ticiane Lima Arquitetura & Interiores
Renato Navarro/Divulgação
7. Nesse quarto 👇, a porta de correr de madeira dá acesso direto ao closet, que tem cabideiros e gavetas expostos. No closet, uma porta simples branca leva ao banheiro, separando os espaços, ainda que junto. Projeto do escritório Pro.a Arquitetos.
A cama separa o espaço do quarto e a porta de correr de madeira dá acesso ao closet e ao banheiro. Projeto do escritório Pro.a Arquitetos
Felco/Divulgação
As portas de correr de madeira combinam com as gavetas do closet. Nele, uma porta dá acesso ao banheiro. Projeto do escritório Pro.a Arquitetos
Felco/Divulgação