Concreto, taco e paredes brancas permeiam apartamento paulista com jardim de inverno

Reforma transformou imóvel de 120 m² em São Paulo com soluções funcionais, materiais neutros e peças de design assinado A reforma do apartamento de 120 m², no bairro Bela Vista, em São Paulo (SP), propôs não apenas uma atualização estética, mas a oportunidade de ressignificar espaços e horizontes. Assinado pelo arquiteto Cyro Neto (@cyro.arq), o projeto nasceu de uma vontade pessoal e profissional.
“Era um investimento para morar temporariamente, mas eu me empolguei. Fingi que era para mim e acabei criando algo mais próximo do meu repertório”, ele confessa, bem-humorado.

A planta original trazia limitações típicas dos prédios antigos da região — dois banheiros sociais pequenos, um de serviço e um quarto que funcionava como dependência. A primeira decisão foi reestruturar esses ambientes, transformando-os em dois banheiros amplos e um lavabo, enquanto o antigo dormitório de serviço virou closet integrado à suíte principal.
AMBIENTES INTEGRADOS | O piso monolítico, da Monofloor, na área da cozinha, encontra os tacos originais do apartamento, que foram restaurados. Também existente, o pilar de concreto foi lixado com esmerilhadeira e resinado, delimitando os espaços. Quadro da artista Eva Jablonsky. Prateleira suspensa Curvas, do Estúdio Niz
André Mortatti/Divulgação
O layout atual se organiza entre hall, cozinha, área de serviço, salas de estar e jantar, dois quartos, banheiro social, suíte com closet e um terraço que serve de respiro urbano.
O conceito segue a linha essencialista do arquiteto, com espaços desobstruídos, materiais neutros e atmosfera contemporânea. “Não há excessos. Entendemos o potencial estrutural e transformamos isso em estética. O resto é funcional”, resume.
SALA DE JANTAR | O espaço abriga mesa de jantar de autoria do arquiteto Cyro Neto, com tampo de mármore Michelangelo rosa. Cadeiras Standard, de Jean Prouvè, na Micasa. O carrinho-bar é herança, enquanto a luminária pendente faz parte dos garimpos do profissional. Ao fundo, foi criado um jardim interno que disfarça a vista não muito interessante e cria um ponto focal no décor
André Mortatti/Divulgação
Uma grande intervenção aconteceu na antiga sacada voltada para um telhado vizinho. “A vista não oferecia nada interessante, então transformar em um jardim interno foi a forma de valorizar o olhar e criar um clima externo dentro de casa”, explica Cyro. Assim, o jardim de inverno surgiu como elemento central, reposicionando a relação entre os ambientes e a luz natural.
JARDINEIRA | O elemento foi construído em alvenaria revestida de azulejo branco, para abrigar folhagens tropicais, como costela-de-adão, jiboia e filodendro, com paisagismo assinado por Rodrigo Maciel. Fotografia “Performance homem com água no rosto”, de Akira Cravo
André Mortatti/Divulgação
Na decoração, o concreto aparente equilibra as paredes brancas e dialoga com o piso monolítico, solução que unifica os banheiros e as áreas molhadas sem contrastar com o taco de madeira, restaurado no restante do apartamento.
COZINHA | Estruturada sobre base de MDF Trancoso, da Duratex, a bancada foi feita de granito Branco Espírito Santo, pela Pérola Mármores. Banquetas Nine, de Sergio Rodrigues, na Dpot. As luminárias de teto foram adquiridas pela internet
André Mortatti/Divulgação
A paleta de tons neutros serve de base para objetos de design e obras de arte. Destaque para a mesa de jantar, criação de Cyro, com tampo em mármore Michelangelo rosa, ladeada pelas icônicas cadeiras Standard, de Jean Prouvé.
COZINHA | Os tijolos originais da construção foram pintados de branco em contraste com a marcenaria escura executada em MDF Trancoso, da Duratex. A bancada da pia e o frontão são de granito Branco Espírito Santo, com execução da Pérola Mármores. Torneira da Tramontina
André Mortatti/Divulgação
Na sala de estar, o tapete assinado por Rodrigo Ohtake adiciona textura e movimento ao piso. A Obra de Eva Jablonsky complementa as paredes brancas, enquanto a fotografia de Akira Cravo — “Performance homem com água no rosto” —, na sala de jantar, ocupa lugar de destaque.
Leia mais
BANHEIRO | Destinado aos hóspedes, o ambiente conta com bancada em granito Branco Espírito Santo, executada pela Pérola Mármores, com marcenaria amadeirada executada com MDF Carmel Greenplac. Espelho adquirido pela internet. Torneira trazida de viagem
André Mortatti/Divulgação
O projeto, pensado inicialmente para venda, tornou-se lar temporário do próprio arquiteto e de seu marido, permitindo que a arquitetura essencial, como Cyro define, fosse vivida antes de ser passada adiante. Um exercício entre desapego e afeto, que transformou a reforma em manifesto discreto de elegância e personalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima