Madeira e cobogó convidam à pausa em apartamento paulistano de 115 m²

Espaços integrados e toques de brasilidade criam a fusão de estilo contemporâneo e funcionalidade ao imóvel Pensado para uma mulher que mora sozinha, com rotina intensa e estilo que valoriza o aconchego, o projeto deste apartamento de 115 m² é uma celebração da brasilidade sutil e da elegância despretensiosa, assinado pelo escritório Conectarq (@conectarq), da dupla de arquitetas Thais Bontempi e Mirella Fochi.
“A ideia era criar um ambiente que refletisse a personalidade dela e fosse funcional para o dia a dia, especialmente para os momentos de home office”, explica Thais.
Em apenas cinco meses, toda a infraestrutura foi renovada, passando por elétrica, hidráulica e ar-condicionado, além da entrega completa de mobiliário, marcenaria e decoração. O resultado é um espaço onde cada canto convida à pausa, com uma narrativa visual que flui em harmonia.
Leia mais
Logo na entrada, um hall com estrutura azul surge como um elemento criativo e funcional, que organiza o fluxo interno enquanto esconde as portas. “Queríamos marcar a entrada sem criar barreiras, por isso usamos um pórtico de madeira que a conecta suavemente à área social”, comenta Mirella.
SALA DE TV | A divisão entre estar e sala de TV é feita com a parede de cobogós de concreto, adquiridos na Leroy Melin. Sofá e pufe Wow, da Lider Interiores, que também forneceu a mesa lateral Aba. O quadro azul da In Casa e o tapete listrado da Koord conferem um toque de cor ao ambiente. Rack de MDF Carvalho Hanover, da Duratex, com execução do marceneiro autônomo Osvaldo. Piso vinílico, da linha Ambienta, na cor cedro, da Tarkett
Guilherme Pucci/Divulgação
Na integração das salas de estar, jantar e TV, a paleta neutra ganha vida com a madeira do piso vinílico e das marcenarias, além de tecidos naturais e pontos de cor em azul e terracota.
O cobogó branco, reinterpretado em concreto pintado, reforça a brasilidade com estilo contemporâneo, permitindo a passagem de luz e ventilação entre as salas de estar e de TV. “Esse elemento traz leveza e mantém a conexão visual entre os espaços, ao mesmo tempo que tem um papel funcional,” destaca Thais.
A decoração mantém o fio condutor da brasilidade e harmonia. Móveis de nomes como Fernando Jaege e Felipe Madeira dialogam com naturalidade, enquanto plantas como ficus, jiboias e peperômias completam o ambiente com um toque verde e de fácil manutenção.
COZINHA | A marcenaria foi realizada com dois materiais – MDF Beige Matt, da Arauco, e MDF Carvalho Hanover, da Duratex –, com execução do marceneiro Osvaldo. Bancada da pia de quartzito Perla Santana escovado, da Hiper Pedras. Na área de refeições, estão as banquetas Arruda, da Lider Interiores. O piso recebeu pastilhas hexagonais da Atlas, na Art Glass. Separando a lavanderia, está a porta com estrutura metálica, pintura eletrostática preta fosca e vidro canelado, executada pela TJS Serralheria
Guilherme Pucci/Divulgação
A combinação de materiais naturais é um destaque do projeto. A madeira aparece com generosidade, criando aconchego, enquanto o quartzito, presente nas bancadas da cozinha e do lavabo, adiciona sofisticação. O piso de pastilha hexagonal na cozinha traz uma linguagem descontraída e moderna, realçada pelas paredes pintadas, que dispensam revestimentos tradicionais.
A lavanderia, separada da cozinha por uma porta de serralheria preta com vidro canelado, mantém a integração visual, camufla a bagunça e deixa a luz entrar. “É importante que cada espaço tenha identidade, mas que tudo dialogue para não quebrar a fluidez”, ressalta Mirella.
LAVABO | Arredondada, a cuba esculpida em quartzito Perla Santana escovado, da Hiper Pedras, recebeu acabamento feito de marcenaria de MDF, com aplicação de folha de madeira natural, executado pelo marceneiro Osvaldo, responsável também pelo espelho com moldura no mesmo material. Torneira da Deca
Guilherme Pucci/Divulgação
No lavabo, a cuba esculpida de pedra com bordas arredondadas e acabamento de MDF com folha de madeira natural imprime fluidez ao ambiente estreito, enquanto a continuidade das cores e dos materiais da área social reforça a unidade do projeto.
SUÍTE | Com tons neutros, o ambiente tem cabeceira de MDF Carvalho Hanover, da Duratex, com execução do marceneiro Osvaldo, onde foi instalada a arandela Mini Bauhaus, da Lumini. Acima, quadro da In Casa. Banco “Iaiá”, do Atelier Gustavo Bittencourt, na Boobam. Roupa de cama da Linea Home. Tapete da Koord. Cortina de linho misto, da Delinea
Guilherme Pucci/Divulgação
A suíte principal é um verdadeiro ninho, onde o piso vinílico e a marcenaria de madeira criam aconchego. Os tecidos escolhidos com cuidado transformam o ambiente, que ganhou banco assinado por Gustavo Bittencourt, com estrutura metálica preta e assento de palha – um exemplo de equilíbrio entre força e leveza.
Leia mais
HOME OFFICE | Com linhas simples e essenciais, a marcenaria foi executada com MDF Carvalho Hanover, da Duratex, na prateleira e bancada, e MDF Branco Diamante, da mesma marca, nos armários, pelo marceneiro Osvaldo. Cadeira “Serafina Office”, de FJ Pronto pra Levar!. Piso vinílico, da linha Ambienta, na cor cedro, da Tarkett
Guilherme Pucci/Divulgação
O home office, que faz parte da rotina da moradora, foi pensado para aliar conforto e praticidade. Para isso, a marcenaria de traços simples e essenciais garante a funcionalidade desejada ao mesmo tempo que reforça o estilo atemporal do imóvel.
“O projeto reflete o desejo de uma moradora que valoriza a morada como espaço de pausa e bem-estar. Cada detalhe tem propósito e afeto, mostrando que viver bem é, antes de tudo, sentir-se verdadeiramente em casa,” conclui Mirella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima