As 9 melhores sementes para cultivar em hortas pequenas

Além do fator econômico, ter uma horta caseira gera melhora na qualidade e segurança alimentar, educação ambiental e redução de resíduos Cultivar uma horta em casa pode trazer vantagens para a alimentação dos moradores. Além da disponibilidade de ingredientes frescos e livres de agrotóxicos, a prática contribui para um estilo de vida mais saudável.
Leia mais
A atividade caseira também oferece benefícios econômicos e, é claro, uma decoração natural e única para o lar. Segundo Marcos Zaparoli, engenheiro agrônomo e analista de pesquisa e desenvolvimento da ISLA Sementes: “Os benefícios vão além da redução nos gastos alimentares. Estão, principalmente, na qualidade de vida, na saúde física e emocional. As atividades manuais fazem muito bem para o cérebro, acalmam e reduzem o estresse. Comer da sua própria horta significa ingerir alimentos cultivados de maneira mais orgânica.”
Como cultivar em áreas reduzidas
Para iniciar os cuidados, é importante reservar um local bem iluminado para a plantação. Em seguida, garanta que o solo seja úmido, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, a fim de evitar o apodrecimento das raízes. Para enriquecer a terra, é possível aproveitar cascas de ovos e frutas e borra de café, por exemplo.
O cultivo deve ser realizado em um espaço com boa iluminação e solo úmido, bem drenado e rico em matéria orgânica, mesclando diferentes espécies
Freepik/Creative Commons
Ao adquirir os vasos, prefira as variedades compactas e de aproximadamente 18 L. O uso de garrafas PET e potes de vidro ou plástico também é permitido. No momento da escolha das sementes, Marcos sugere o uso de espécies que facilitem o manejo e a colheita, a fim de garantir maior aproveitamento do ambiente e menor necessidade de manutenção.
Em relação à organização do plantio, a engenheira agrônoma Fabiana Fróès indica o uso de andares verticais – com a presença de vasos suspensos e prateleiras – e o cultivo de plantas de diferentes portes e ciclos, priorizando recipientes com boa profundidade. A profissional também recomenda o plantio consorciado, que consiste no cultivo de duas ou mais espécies em uma mesma área.
A falta de espaço, no entanto, pode ser vista como um problema para iniciar uma horta doméstica. Pensando nisso, reunimos uma lista com nove sementes ideais para o plantio nessas condições:
1. Alface
A alface é uma hortaliça muito consumida em saladas e apresenta baixo teor calórico e a alta concentração de água
Unsplash/engin akyurt/Creative Commons
A alface é rica em fibras e vitaminas. O principal benefício das sementes da hortaliça é que elas se adaptam a todos os espaços, basta fornecer iluminação, clima ameno e manter o sol com boa nutrição e umidade.
2. Cebolinha
De cor verde-escura e sabor suave e aromático, a cebolinha é muito usada na culinária como tempero
Pexels/Kaboompics.com/Creative Commons
Para cultivar a cebolinha, é preciso deixar em uma distância de, pelo menos, cinco centímetros entre as sementes, e manter uma rega frequente para o seu desenvolvimento.
3. Coentro
As folhas do coentro são usadas como tempero em diversas gastronomias
Unsplash/Chandan Chaurasia/Creative Commons
Muito apreciado na culinária, o coentro ganha destaque por suas propriedades antioxidantes. Ele pode ser cultivado em vasos de 80 cm e deve ser conduzido em local ensolarado.
4. Espinafre
Com folhas triangulares ou ovais e sabor levemente amargo, o espinafre é uma fonte de energia natural devido ao ferro
Unsplash/Louis Hansel/Creative Commons
Rico em ferro, cálcio e vitaminas, o espinafre cresce melhor em climas amenos e exige solo bem adubado e regas regulares.
5. Hortelã
A hortelã apresenta sabor refrescante e pode ser usada na culinária, medicina e produção de cosméticos
Unsplash/Eleanor Chen/Creative Commons
Com propriedades medicinais e aromáticas, a hortelã tem cultivo fácil, podendo ser plantada em vasos e jardineiras – desde que tenha furos ao fundo com boa drenagem.
6. Manjericão
O manjericão tem um ciclo de vida anual e é uma das ervas mais populares na culinária italiana
Unsplash/Giorgi Iremadze/Creative Commons
A erva é rica em antioxidantes, vitaminas A, C e K e promete fácil cultivo, e pode ser colocada em vasos pequenos. Dentre os principais cuidados estão a boa iluminação, o solo bem drenado e a necessidade de regas moderadas.
7. Orégano
O orégano é uma planta versátil, podendo ser usada como tempero para carnes, peixes, verduras e molhos
Unsplash/Nikolett Emmert/Creative Commons
Um dos temperos mais usados na cozinha, o orégano é uma boa opção pelo fácil plantio. Dentre as indicações, estão a luz solar direta e terra drenada e fértil.
8. Rúcula
Conhecida por seu sabor picante, a rúcula tem folhas alongadas e recortadas e aroma marcante
Unsplash/Gigi/Creative Commons
Com vitaminas A e C, a rúcula tem diversas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Para possibilitar um crescimento saudável, cultive em substrato rico em matéria orgânica.
Leia mais
9. Tomate-cereja
A variedade pequena apresenta frutos redondos vermelhos, amarelos ou laranja e é conhecida pelo sabor adocicado
Unsplash/Akash Rai/Creative Commons
O tomate-cereja tem crescimento rápido, fácil e se adapta a vasos de 18 L e jardineiras. Para otimizar o desenvolvimento da planta, priorize iluminação e rega adequada e solo fértil.
“Essas espécies germinam rápido, exigem poucos cuidados iniciais e se adaptam bem aos vasos. São ótimas para quem está aprendendo a lidar com o tempo e manejo da horta”, finaliza Fabiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima