1ª fonte pública de cerveja do mundo fica na Eslovênia e serve seis opções artesanais da bebida

Em Žalec, há uma atração turística única que atrai apreciadores de todo o mundo para conhecer a produção das micro-cervejarias do país Žalec, uma pequena cidade na Eslovênia, ostenta a primeira fonte pública de cerveja do mundo. Chamada “Fontana Zelenéga Zlata” (Fonte do Ouro Verde, em português), a atração foi inaugurada em 2016.
A fonte é aberta ao público, mas é preciso pagar uma taxa para experimentar as bebidas
Facebook/@fontanapiv/Reprodução
O município fica em uma região conhecida como o “Vale do Ouro Verde” devido as suas extensas plantações de lúpulo. A iniciativa visa homenagear a herança agrícola da área e, ao mesmo tempo, consolidar o turismo cervejeiro local.
Leia mais
A fonte tem seis torneiras, cada uma servindo uma cerveja artesanal de uma das micro-cervejarias locais. Para beber, os visitantes compram um copo especial – desenhado pelo designer Oskar Kogoj – equipado com um microchip.
Ao encostar a caneca em uma torneira, ela libera pequenas doses de cerveja. Cada copo permite até cinco recargas, e a experiência custa aproximadamente € 6, cerca de R$ 38 na cotação atual.
Nos dias mais quentes, a fonte costuma receber eventos, além de turistas e curiosos
Facebook/@fontanapiv/Reprodução
O sistema não permite consumir grandes quantidades, evitando exagero e promovendo a cultura da degustação controlada. Na época da inauguração, a própria prefeitura reforçou que a proposta era valorizar o patrimônio regional, não incentivar o consumo excessivo.
Leia mais
Desde então, a fonte atrai curiosos e apreciadores de cerveja de todo o mundo. O local, aberto ao público em um parque central, virou parada obrigatória para turistas que visitam a região e desejam conhecer a história do lúpulo e das micro-cervejarias eslovenas.
No inverno, a praça fica coberta de neve
Facebook/@fontanapiv/Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima