Por dentro do trailer magnífico inspirado na arquitetura de Frank Lloyd Wright

A estrutura de alumínio é repleta de referências ao estilo do famoso arquiteto O deserto que circunda Taliesin West, a casa de inverno e estúdio de Frank Lloyd Wright, não é desconhecido. Talvez seja por isso que seja o lugar perfeito para revelar o Trailer de Viagem Usonian Edição Limitada Airstream Frank Lloyd Wright, uma nova colaboração entre a fundação homônima do arquiteto e a marca americana de trailers de viagem.
Quando Wright chegou ao Deserto de Sonora em dezembro de 1937, fez duas aquisições. Primeiro, comprou 242,8 hectares de terra, onde Taliesin West seria construído. Logo depois, um punhado de barracas para seus aprendizes dormirem enquanto ajudavam a construir a nova propriedade. Mesmo após o término da construção, tornou-se tradição que seus discípulos construíssem abrigos temporários entre cactos, arbustos e solo arenoso. “Isso era um acampamento, e Wright ficou comovido com a maneira que a lona das tendas difundia a luz. Foi isso que inspirou os telhados de lona em Taliesin West hoje”, disse Sally Russel, diretora de licenciamento da Fundação Frank Lloyd Wright, em uma coletiva de imprensa em Taliesin West sobre o trailer.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Coincidentemente, o fundador da Airstream, Wally Byam, começou a projetar trailers para pessoas que não gostavam de dormir no chão em barracas, um grupo do qual sua primeira esposa fazia parte. Quase 100 anos depois, o trailer Usonian permite que os proprietários desfrutem do deserto (ou de qualquer parte do mundo) no estilo Wright, sem deixar de aproveitar os confortos modernos como cama, chuveiro e cozinha. “Venho pensando em um trailer no estilo Frank Lloyd Wright na Airstream há cerca de 20 anos”, disse Bob Wheeler, presidente e CEO da Airstream, no briefing.
Por dentro do Frank Lloyd Wright Airstream
A porta do trailer apresenta um padrão chamado motivo Gordon Leaf, que foi criado pelo aprendiz de Taliesin, Eugene Masselink
Andrew Pielage/Reprodução AD USA
Com pouco mais de 8,5 metros de comprimento, o trailer está entre os maiores da Airstream, que variam de 5,8 a 10,0 metros. Visto de fora, a clássica carcaça de alumínio da marca, não dá pistas sobre a originalidade que domina o interior. Mas, desde o momento em que a porta se abre — estampada com um motivo de folha desenhado por um aprendiz de Taliesin — a influência de Wright é notada.
“Um cliente da Airstream nunca viu algo assim na história da nossa empresa”, acrescentou Wheeler. “Eles ficarão impressionados com a paleta de cores acolhedora, a quantidade de luz natural e o evidente charme de meados do século.”
A cozinha inclui iluminação sob os armários e armários em tons quentes de madeira
Andrew Pielage/Reprodução AD USA
Para os fãs de Wright, não faltam “easter eggs” para descobrir. Alguns são óbvios, como as cadeiras de jantar, que espelham o design das cadeiras Robie, um dos móveis mais famosos do arquiteto. (No clássico estilo Airstream, elas se dobram com o toque de um botão quando não estão em uso). Outros elementos, como um painel de iluminação que percorre toda a extensão do teto do trailer, são mais sutis. Este recurso, em particular, foi inspirado em uma luminária de teto semelhante em Taliesin West. Há “tantos pequenos detalhes, e todos eles têm um significado. Você não verá nada por acaso”, disse Henry Hendrix, diretor de marketing da Fundação Frank Lloyd Wright.
A frente do trailer inclui um sofá, que também pode funcionar como cama, uma mesa de jantar, uma escrivaninha e uma cozinha compacta
Andrew Pielage/Reprodução AD USA
A disposição dos cômodos segue o padrão típico dos trailers Airstream: a cozinha compacta e as áreas de jantar ficam na frente, o banheiro e o closet no meio, e os assentos e o espaço para dormir adicionais ficam na parte traseira. Mas em cada um deles, uma referência a Wright eleva o nível. A seção central, em seu tom amadeirado acolhedor, oferece a sensação de compressão e alívio espacial pela qual o arquiteto é conhecido. Quando os usuários chegam à parte traseira, envolta por janelas, parece muito maior do que realmente é — uma ilusão espacial particularmente bem-vinda em ambientes compactos.
“Do meu ponto de vista, o fato de o trailer lidar com a luz de forma semelhante a uma casa de Frank Lloyd Wright foi uma validação do design”, disse Andrew Pielage, o fotógrafo que captou as imagens do trailer para a campanha de marketing. Pielage já fotografou mais de 100 casas de Wright e afirma que a maneira como a luz e as sombras aparecem nos espaços é o aspecto mais cativante do trabalho do arquiteto. “Um bom design lida muito bem com a luz. E, portanto, capturar isso foi minha prioridade ao fotografar o trailer.”
Pielage chama as formas criadas pelas sombras de “arte da luz”. Capturar isso nas casas de Wright costuma ser seu objetivo principal
Andrew Pielage/Reprodução AD USA
O trailer de viagem Usonian Edição Limitada Airstream Frank Lloyd Wright já está à venda e custa US$ 184.900 (R$ 1,024 milhão). Serão produzidas apenas 200 unidades, que entrarão em produção à medida que forem compradas. “Tanto Wright quanto Wally Byam tinham uma visão para as experiências que queriam que as pessoas tivessem”, acrescentou Hendrix. “Ambos apresentaram maneiras realmente brilhantes de pensar sobre como viver.”
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Estados Unidos.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima