Uma foto do seu cachorro na mesa de trabalho pode evitar discussões (e até brigas) na empresa

Estudo mostra que imagens de animais de estimação reduzem a agressividade nas pessoas Uma foto do seu cachorro na mesa de trabalho pode evitar discussões (e até brigas) na empresa
Getty Images
Decorar a mesa de trabalho com uma foto do seu cachorro pode ser eficaz contra qualquer climão na empresa. É o que afirmam cientistas da Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos. Eles constataram, em um estudo, que a imagem de um animal de estimação fofo pode diminuir a agressividade e tornar menos prováveis brigas e discussões entre colegas de trabalho.
LEIA TAMBÉM
Uma foto do seu cachorro na mesa de trabalho pode evitar discussões (e até brigas) na empresa
Getty Images
É isso mesmo: uma simples foto do seu pet pode ser suficiente para reduzir aquele climão e até a raiva no ambiente corporativo. Como consequência, isso pode até evitar comportamentos tóxicos ou atos de violência.
Segundo o estudo, a imagem de um bichinho reduz o estresse e ajuda a diminuir a pressão arterial. Como foi feita a pesquisa? Quatrocentas pessoas foram expostas a ruídos irritantes ou a situações simuladas de insultos no trabalho. As que mantinham fotos encantadoras de seus animais no escritório ficaram, em média, um terço menos irritadas.
“Esses resultados fornecem a primeira evidência empírica de que a presença de cães diminui a raiva e a agressividade em humanos. Imagens do cachorro de estimação podem ser usadas para melhorar a cooperação entre colegas e ajudá-los a lidar com conflitos e emoções negativas de maneira mais saudável e socialmente aceitável”, afirmaram os pesquisadores.
Além de promover a harmonia entre os profissionais, o estudo sugere um benefício ainda maior para o mundo corporativo. “Isso pode levar a uma menor rotatividade de funcionários, o que economiza tempo e dinheiro para os empregadores, já que não será necessário contratar novos colaboradores constantemente quando os anteriores pedem demissão devido a conflitos interpessoais e emoções negativas. Os benefícios para funcionários, colegas e empregadores podem ser substanciais”, conclui a pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima