Estes são os pubs londrinos que servem as comidas mais saborosas, de Highgate Village a Putney Heath Os melhores pubs de Londres para comer bem vão desde estabelecimentos vitorianos cheios de história até refúgios modernos e reformados nas franjas suburbanas da capital. Em alguns, velas iluminam bifes reluzentes e saladas crocantes regadas a azeite; em outros, pequenos pratos são servidos ao lado de lareiras sob luminárias centenárias que já viram milhares de amantes da gastronomia irem e virem ao longo dos séculos. Seja para um jantar em família regado a Guinness encorpadas ou para saborear uma carne assada no almoço de domingo, acompanhada de taças de vinho tinto encorpado e as melhores batatas da cidade. Aqui está a melhor comida de pub de Londres no momento.
1. The Princess of Shoreditch, Old Street
Escondido numa rua tranquila a poucos passos do caos do entroncamento de Old Street, o The Princess of Shoreditch é um paraíso para quem curte pubs com boa comida. O espaço é inundado de luz, com grandes janelas Crittall ocupando toda a esquina do edifício e elementos tradicionais de pub reduzidos a uma elegância contemporânea austera. Subindo uma escada de ferro original, descobre-se um ambiente mais acolhedor: uma sala de jantar à luz de velas que lembra uma casa de campo refinada. O menu à la carte apresenta pratos principais robustos, como o badejo da Cornualha com feijão borlotti, chorizo e pimentão vermelho, ou o pernil de cordeiro maturado com ervilhas inglesas e alho confitado — guarde espaço para sobremesas como a torta de limão com cobertura brilhante ou o cheesecake basco de mel queimado.
Endereço: 76-78 Paul St, London EC2A 4NE
Site: theprincessofshoreditch.com
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
2. The Cadogan Arms, Chelsea
The Cadogan Arms, Chelsea
Reprodução CN Traveller
É preciso um cardápio especial para fazer até os moradores mais sofisticados de Chelsea deixarem de lado a pose e se espremerem nos cantos lotados do The Cadogan Arms. Com painéis de madeira, lustres cintilantes e tampos de mármore, o pub mais cobiçado do SW3 combina pratos clássicos com toques modernos e refinados. Comece com clássicos dos pubs britânicos, como os ovos escoceses com black pudding e as ostras Jersey com tabasco, limão e chalotas, antes de seguir para os pratos principais — pense em presunto com ovo e batatas fritas, ou torta de frango assado lentamente ao lado de um monte de purê cremoso.
Endereço: 298 King’s Rd, London SW3 5UG
Site: thecadoganarms.london
3. Marksman, Hackney
Este pub vitoriano ganhou uma repaginada à altura do bairro mais antenado em design de Londres, mas ainda preserva parte do charme dos “boozers” (bares tradicionais). No térreo, há estofados verdes e mogno polido; no andar de cima, a sala de jantar desenhada por Martino Gamper vai fazer você repensar o linóleo. Os chefs-proprietários Tom Harris e Jon Rotheram — ambos ex-St John — se inspiram em sabores ousados e técnicas simples para criar menus semanais que homenageiam a história de Londres. Os pratos variam conforme a estação, claro, mas pode contar com ostras frescas para começar, seguidas de tortas substanciosas, terrines intensas e batatas fritas cortadas à mão prontas para serem mergulhadas no molho de sua preferência.
Endereço: 254 Hackney Rd, London E2 7SJ
Site: marksmanpublichouse.com
4. The French House, Soho
The French House, Soho
Reprodução CN Traveller
Poucas coisas são mais Soho do que um longo almoço no The French — se houver um prazo apertado no horizonte, melhor ainda. Vários escritores cederam à tentação de algumas garrafas durante o expediente — reza a lenda que Dylan Thomas deixou ali um manuscrito inicial de Under Milk Wood. Ao contrário de muitos marcos de Soho, o local ainda preserva um clima boêmio e acolhedor, graças em grande parte à gerente Lesley Lewis, ex-dançarina de cabaré. O cardápio é de cozinha britânica moderna com um toque francês — o nome vem de Victor Berlemont, que se tornou proprietário em 1914 (apesar de ser belga). O aspecto mais francês talvez seja a fartura de carne: steak tartare com Tabasco, cordeiro navarin ao ponto e patê com cubos de bacon crocante. Vegetarianos devem esperar por um almoço mais líquido, mas com 30 opções de vinhos e champanhes em taça, não faltarão alternativas.
Endereço: 49 Dean St, London W1D 5BG
Site: frenchhousesoho.com
5. The Camberwell Arms, Camberwell
The Camberwell Arms, Camberwell
Reprodução CN Traveller
Este ícone do sul de Londres está mais para restaurante do que pub, embora alguns estudantes desgrenhados da escola de arte local costumem se acomodar na parte externa. Por dentro, espere paredes em tons creme, lareiras preenchidas com jarros de flores secas e tábuas de madeira propositadamente desgastadas. Frank Boxer e o chef Michael Davies — também responsáveis pelo movimentado bar Frank’s no rooftop — transformam tudo o que tocam em sucesso. Quadros-negros rabiscados à mão anunciam um cardápio com inspiração global. Peça drinques e petiscos — destaques incluem a torrada com gordura de porco e pimenta scotch bonnet e o contrafilé Hereford para compartilhar, regado com manteiga de alho e cogumelo porcini.
Endereço: Studio 4, 65 Camberwell Church Street, London SE5 8TR
Site: thecamberwellarms.co.uk
6. The Duke of Cambridge, Islington
Quando o primeiro pub totalmente orgânico da Grã-Bretanha foi inaugurado em 1998, choveram críticas irônicas e perguntas sobre como Islington poderia ficar ainda mais pretensioso. Mas os tempos mudaram. Hoje, o Duke of Cambridge é considerado um pilar da gastronomia sustentável em Londres. Este edifício do séc.19, numa rua arborizada e tranquila, é um refúgio de alegria discreta. O tilintar das taças de vinho nas mãos de frequentadores elegantes e criativos ecoa pela sala dos fundos, uma espécie de estufa cheia de plantas, enquanto o cardápio diário oferece pratos pequenos com um toque especial, como lagostins pescados com armadilhas, caranguejo marrom temperado sobre torrada e sopas fartas.
Endereço: 30 St Peter’s Street, London N1 8JT
Site: dukeorganic.co.uk
7. The Harwood Arms, Fulham
The Harwood Arms, Fulham
Reprodução CN Traveller
Este refúgio de charme campestre escondido entre as educadas ruas residenciais de Fulham ostenta o título de primeiro (e até hoje único) gastropub com estrela Michelin de Londres, figurando com frequência nas listas de melhores comidas de pub da capital. Os sabores são mais britânicos que Churchill e a troca da guarda juntos. Os coproprietários Brett Graham, do estrelado The Ledbury em Notting Hill, e Mike Robinson são devotos da procedência e da sazonalidade. Muitos dos vegetais são cultivados no telhado, e a caça vem das terras de Graham. Os cardápios são uma viagem pelas áreas rurais inglesas dos anos 1930: espere por pratos como faggots (almôndegas de miúdos), sardinhas grelhadas e bolo de chocolate com malte — o tipo de comida que faz você soltar o cinto ao final. Com esse nível de precisão, vale cada garfada.
Endereço: Walham Grove, London SW6 1QP
Site: harwoodarms.com
8. Evelyn’s Table at The Blue Posts, Soho
Quando o assunto é a proporção entre chefs e comensais, poucos lugares superam o Evelyn’s Table — um conceito intimista com balcão, escondido nas entranhas de um dos bares mais famosos de Soho. São apenas 12 lugares, onde um público exigente desfruta de um elegante menu degustação de cinco etapas, servido duas vezes por noite. O chef Seamus Sam está no comando, trazendo sua experiência de restaurantes estrelados como The Clove Club e Muse by Tom Aikens. Chegue 15 minutos antes do horário marcado e espere um serviço pontual. Aproveite a noite com um drinque antes ou depois do jantar no pub ou no wine bar The Mulwray.
Endereço: The Blue Posts, Cellar, 28 Rupert Street, London W1D 6DJ
Site: theblueposts.co.uk
9. Lore of the Land, Fitzrovia
O Lore of the Land é um pedacinho vitoriano meio kitsch que, de algum modo, funciona perfeitamente. O prédio funciona como pub desde 1829, mas passou recentemente por uma reforma milionária em estilo “desgastado-chique” pelas mãos dos novos donos, Guy Ritchie e David Beckham. No andar de baixo, com painéis de madeira, frequentadores de boina tomam cervejas da Gritchie Brewing Company e beliscam petiscos como pão sourdough crocante com nozes, melaço e manteiga de Marmite, que é ainda mais decadente do que parece. Siga o cheiro da carne da Ashcombe Estate (de Ritchie), grelhada numa churrasqueira sob medida, até a sala de jantar do andar de cima, onde cada centímetro de parede é coberto por obras de arte da coleção pessoal do cineasta. Os menus mudam toda semana, mas favorecem sabores frescos, como asa de raia cozida em missô e saladas com ervas forrageadas.
Endereço: 4 Conway St, London W1T 6BB
Site: gritchiepubs.com
10. The Guinea Grill, Mayfair
The Guinea Grill, Mayfair
Reprodução CN Traveller
Este restaurante histórico é a prova viva de que, se você mantiver tudo igual por tempo suficiente, eventualmente a moda volta. Um pub existe no local desde 1423 — antes mesmo de boa parte de Mayfair ser construída — e os atuais administradores, a Young’s, estão no comando desde 1888. Lá dentro, senhores consomem carne vermelha e vinho tinto encorpado como se nunca tivessem ouvido falar em gota, enquanto os carpetes estampados e os caricatos retratos nas paredes fazem tudo parecer saído de uma cápsula do tempo dos anos 1950. É um restaurante que leva o bife muito a sério: além de ser membro fundador do Scotch Beef Club, sua torta de carne também é regularmente eleita a melhor do Reino Unido.
Endereço: 30 Bruton Pl, London W1J 6NL
Site: theguinea.co.uk
11. The Plimsoll, Finsbury Park
The Plimsoll, Finsbury Park
Reprodução CN Traveller
Finsbury Park está rapidamente se tornando um destino gastronômico. Primeiro veio o Top Cuvée, com seus excelentes pratos pequenos e vinhos naturais; agora, os talentosos rapazes do Four Legs (anteriormente em residência no The Compton Arms, em Islington) abriram seu primeiro pub ali perto, em uma rua tranquila — e não decepcionam. Embora tenha toda a cara de um típico pub vitoriano de esquina, bem longe do que se espera de um gastropub, é a comida que rouba a cena: pratos sazonais deliciosos como linguado grelhado inteiro, massas frescas e o lendário cheeseburger de carne Dexter. Vá com fome — exceto nos dias de jogo do Arsenal, quando a cozinha fecha — e fique de olho no Instagram para acompanhar as divertidas colaborações com outros chefs badalados de Londres, como Willy’s Pies e Mystic Borek.
Endereço: 52 St Thomas’s Road, Finsbury Park, Londres N4 2QW
Site: theplimsoll.com
12. The Tamil Prince, Islington
Curries perfumados e deliciosos com uma cerveja bem gelada? Pode mandar. O The Tamil Prince é a combinação perfeita entre restaurante indiano e pub acolhedor. Desde sua inauguração, em junho de 2022, rapidamente se espalhou a fama da cozinha impressionante comandada pela dupla Prince Durairaj e Glen Leeson, ex-Roti King. O menu é ideal para compartilhar, com pratos como quiabo frito crocante e “chicken lollipops”, camarões-tigre grelhados e cordeiro temperado, além do curry de grão-de-bico channa bhatura servido com um enorme pão frito inflado. Você vai querer provar tudo. Guarde espaço para o gulab jamun pegajoso e doce na sobremesa ou peça um coquetel do menu elaborado por Simone Pugi, ex-Bar Termini, em Soho.
Endereço: 115 Hemingford Road, Londres N1 1BZ
Site: thetamilprince.com
13. The Baring, Islington
The Baring, Islington
Reprodução CN Traveller
Logo ao lado do Regent’s Canal, em uma rua discreta de Islington, está um dos gastropubs mais promissores de Londres. Desde sua abertura em julho de 2022, este pub de bairro simples vem servindo pratos sazonais sofisticados que valem a viagem. Não espere comida de pub tradicional — embora ainda dê para pedir uma porção de batatas fritas, servidas com um aioli potente. No comando da cozinha está Rob Tecwyn, ex-Dabbous, com pratos modernos da culinária europeia: experimente pequenas porções como bochecha de porco, enguia defumada com daikon crocante e espetinho de codorna com iogurte de alho, ou vá direto aos pratos principais, como gnudi de ricota com abóbora, leite de mantega e cogumelos girolle ou peixe pargo cozido no vapor com vôngole, batatas rosadas e molho de manteiga com cebolinha.
Endereço: 55 Baring Street, Londres N1 3DS
Site: thebaring.co.uk
14. Compton Arms, Highbury
Frequentadores se debruçam sobre tigelas de vôngole empanado e corações de pato apimentados neste pub acolhedor em Highbury. Os menus são pequenos e sempre em transformação, com um aviso no site explicando que os pratos podem variar. Mas qualquer coisa que saia da cozinha vale a visita, seja em um dia chuvoso no salão aconchegante ou em uma tarde ensolarada no terraço. Mergulhe pedaços de pão em manteiga batida, desfrute de saladas suculentas e conte com opções do mar faça chuva ou faça sol. Ideal para encontros mais íntimos: grupos são limitados a seis pessoas.
Endereço: 4 Compton Avenue, Londres N1 2XD
Site: comptonarms.co.uk
15. The Waterman’s Arms, Barnes
The Waterman’s Arms, Barnes
Reprodução CN Traveller
O The Waterman’s Arms fica em um dos cantinhos mais encantadores de Londres, com vista para o Tâmisa e os passos lentos dos moradores de Barnes. Este é um bairro querido por celebridades justamente pelo ar tranquilo e discreto (mas de forma simpática), então não se surpreenda se um apresentador de TV ou ator de Hollywood estiver ao seu lado devorando um assado de domingo. O menu traz pequenas porções e pratos principais mais substanciais, como muçarela com azeite e ostras Achill com molho de laranja sanguínea, além de frango assado na brasa com alho selvagem para compartilhar. E o mais importante: os domingos são levados a sério, com pratos compartilháveis repletos de carnes e todos os acompanhamentos clássicos.
Endereço: 375 Lonsdale Road, Londres SW13 9PY
Site: watermansarms.co.uk
16. The Hero, Maida Vale
The Hero, Maida Vale
Reprodução CN Traveller
Phil Winser e James Gummer abriram o The Hero em Maida Vale com grande sucesso em 2024. A popularidade não deveria ser surpresa, já que a dupla esteve à frente de projetos como o The Pelican, em Notting Hill, e o The Bull Charlbury. O pub é um refúgio acolhedor, com interiores que mesclam o charme de uma taverna vitoriana e a sofisticação de um bar moderno, com linhas elegantes, tons terrosos, lareira e mesas à luz de velas. O The Hero aposta na comida clássica de pub feita com excelência — espere pagar um pouco mais por pratos como bangers and mash (salsicha e purê de batata) e filé com batatas fritas. No andar de cima, a Grill Room oferece uma experiência ainda mais refinada, e os coquetéis são preparados na biblioteca no andar superior.
Endereço: 55 Shirland Road, Londres W9 2JD
Site: theherow9.com
17. The Gatehouse, Highgate
The Gatehouse, Highgate
Reprodução CN Traveller
O pub mais agitado de Highgate Village tem clima de estalagem campestre, mas com um cardápio sofisticado e um atrativo cultural que poucos bares afastados conseguem igualar: um espaço dedicado ao teatro alternativo. O cardápio é variado, indo de hambúrgueres Hereford maturados e truta Chalkstream no menu à la carte até bolinhos de bacalhau e tiras de jamón enroladas em palitos crocantes no menu de tapas. Aliás, o menu de tapas é uma ótima pedida para grupos grandes e só está disponível para mesas com 10 pessoas ou mais.
Endereço: 1 North Road, Highgate Village, Londres N6 4BD
Site: urbanpubsandbars.com
18. Knave of Clubs, Shoreditch
Knave of Clubs, Shoreditch
Reprodução CN Traveller
James Dye (Bambi, Franks) e Benjy Leibowitz (The NoMad) inauguraram o Knave of Clubs em fevereiro de 2024 — e os apaixonados por boa comida e cerveja do leste de Londres logo esqueceram seus points habituais. O chef Patrick Powell comanda a cozinha do pub, que ocupa um prédio tombado de Shoreditch, e envia petiscos viciantes como bolinhos de peixe com aioli de limão, rolinhos de salsicha de veado e bolovo de camarão. Quer algo mais substancioso? A estrela é o frango de rotisserie — meio ou inteiro, servido com batatas na gordura do próprio frango, salada crocante, baguete e aioli. Também há porchetta assada com salsa verde e couve-flor ao forno, temperada com um tipo de curry.
Endereço: 25 Bethnal Green Road, Londres E1 6HT
Site: theknaveofclubs.co.uk
19. The Eagle, Farringdon
O The Eagle é o verdadeiro clássico entre os gastropubs. O gerente Michael Belben e o chef David Eyre queriam abrir um restaurante, mas o orçamento não permitia — então, em 1991, inauguraram o The Eagle, que até hoje é considerado um dos melhores pubs com comida de Londres. A poucos passos do Exmouth Market, pode não parecer, à primeira vista, que esse pub descontraído e vivido seja um paraíso gastronômico — até você notar a cozinha aberta fervilhante em um dos lados. O menu simples e escrito à mão muda duas vezes ao dia e é afixado cinco minutos antes da abertura da cozinha. A comida é fresca, sazonal, farta e deliciosa: filés de peixe-espada com caponata de berinjela, lulas recheadas com arroz ao açafrão e robalo inteiro grelhado, tudo ótimo com uma garrafa de vinho e o jornal de domingo.
Endereço: 159 Farringdon Road, Londres EC1R 3AL
Site: theeaglefarringdon.co.uk
20. The Telegraph, Putney
The Telegraph, Putney
Reprodução CN Traveller
Quer um pub com ares campestres, mas sem sair da capital? Vá ao The Telegraph. Os moradores da vila de Putney podem até reclamar de estarmos revelando esse segredo tão bem guardado, agora sob comando do grupo Brunning & Price — mas sentimos que é nossa obrigação compartilhar a dica. Depois de uma caminhada pelas paisagens tranquilas de Wimbledon Common e Putney Heath, acomode-se neste pub pet friendly e aproveite pratos no estilo tapas como queijo halloumi frito, camarões ao alho e croquetes de carne desfiada. Finalize com bolas cremosas de sorvete Cheshire Farm — há sabores para todos os gostos, do clássico framboesa ao caramelo salgado.
Endereço: Putney Heath, Londres SW15 3TU
Site: brunningandprice.co.uk
*Matéria originalmente publicada na Condé Nast Traveller
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
1. The Princess of Shoreditch, Old Street
Escondido numa rua tranquila a poucos passos do caos do entroncamento de Old Street, o The Princess of Shoreditch é um paraíso para quem curte pubs com boa comida. O espaço é inundado de luz, com grandes janelas Crittall ocupando toda a esquina do edifício e elementos tradicionais de pub reduzidos a uma elegância contemporânea austera. Subindo uma escada de ferro original, descobre-se um ambiente mais acolhedor: uma sala de jantar à luz de velas que lembra uma casa de campo refinada. O menu à la carte apresenta pratos principais robustos, como o badejo da Cornualha com feijão borlotti, chorizo e pimentão vermelho, ou o pernil de cordeiro maturado com ervilhas inglesas e alho confitado — guarde espaço para sobremesas como a torta de limão com cobertura brilhante ou o cheesecake basco de mel queimado.
Endereço: 76-78 Paul St, London EC2A 4NE
Site: theprincessofshoreditch.com
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
2. The Cadogan Arms, Chelsea
The Cadogan Arms, Chelsea
Reprodução CN Traveller
É preciso um cardápio especial para fazer até os moradores mais sofisticados de Chelsea deixarem de lado a pose e se espremerem nos cantos lotados do The Cadogan Arms. Com painéis de madeira, lustres cintilantes e tampos de mármore, o pub mais cobiçado do SW3 combina pratos clássicos com toques modernos e refinados. Comece com clássicos dos pubs britânicos, como os ovos escoceses com black pudding e as ostras Jersey com tabasco, limão e chalotas, antes de seguir para os pratos principais — pense em presunto com ovo e batatas fritas, ou torta de frango assado lentamente ao lado de um monte de purê cremoso.
Endereço: 298 King’s Rd, London SW3 5UG
Site: thecadoganarms.london
3. Marksman, Hackney
Este pub vitoriano ganhou uma repaginada à altura do bairro mais antenado em design de Londres, mas ainda preserva parte do charme dos “boozers” (bares tradicionais). No térreo, há estofados verdes e mogno polido; no andar de cima, a sala de jantar desenhada por Martino Gamper vai fazer você repensar o linóleo. Os chefs-proprietários Tom Harris e Jon Rotheram — ambos ex-St John — se inspiram em sabores ousados e técnicas simples para criar menus semanais que homenageiam a história de Londres. Os pratos variam conforme a estação, claro, mas pode contar com ostras frescas para começar, seguidas de tortas substanciosas, terrines intensas e batatas fritas cortadas à mão prontas para serem mergulhadas no molho de sua preferência.
Endereço: 254 Hackney Rd, London E2 7SJ
Site: marksmanpublichouse.com
4. The French House, Soho
The French House, Soho
Reprodução CN Traveller
Poucas coisas são mais Soho do que um longo almoço no The French — se houver um prazo apertado no horizonte, melhor ainda. Vários escritores cederam à tentação de algumas garrafas durante o expediente — reza a lenda que Dylan Thomas deixou ali um manuscrito inicial de Under Milk Wood. Ao contrário de muitos marcos de Soho, o local ainda preserva um clima boêmio e acolhedor, graças em grande parte à gerente Lesley Lewis, ex-dançarina de cabaré. O cardápio é de cozinha britânica moderna com um toque francês — o nome vem de Victor Berlemont, que se tornou proprietário em 1914 (apesar de ser belga). O aspecto mais francês talvez seja a fartura de carne: steak tartare com Tabasco, cordeiro navarin ao ponto e patê com cubos de bacon crocante. Vegetarianos devem esperar por um almoço mais líquido, mas com 30 opções de vinhos e champanhes em taça, não faltarão alternativas.
Endereço: 49 Dean St, London W1D 5BG
Site: frenchhousesoho.com
5. The Camberwell Arms, Camberwell
The Camberwell Arms, Camberwell
Reprodução CN Traveller
Este ícone do sul de Londres está mais para restaurante do que pub, embora alguns estudantes desgrenhados da escola de arte local costumem se acomodar na parte externa. Por dentro, espere paredes em tons creme, lareiras preenchidas com jarros de flores secas e tábuas de madeira propositadamente desgastadas. Frank Boxer e o chef Michael Davies — também responsáveis pelo movimentado bar Frank’s no rooftop — transformam tudo o que tocam em sucesso. Quadros-negros rabiscados à mão anunciam um cardápio com inspiração global. Peça drinques e petiscos — destaques incluem a torrada com gordura de porco e pimenta scotch bonnet e o contrafilé Hereford para compartilhar, regado com manteiga de alho e cogumelo porcini.
Endereço: Studio 4, 65 Camberwell Church Street, London SE5 8TR
Site: thecamberwellarms.co.uk
6. The Duke of Cambridge, Islington
Quando o primeiro pub totalmente orgânico da Grã-Bretanha foi inaugurado em 1998, choveram críticas irônicas e perguntas sobre como Islington poderia ficar ainda mais pretensioso. Mas os tempos mudaram. Hoje, o Duke of Cambridge é considerado um pilar da gastronomia sustentável em Londres. Este edifício do séc.19, numa rua arborizada e tranquila, é um refúgio de alegria discreta. O tilintar das taças de vinho nas mãos de frequentadores elegantes e criativos ecoa pela sala dos fundos, uma espécie de estufa cheia de plantas, enquanto o cardápio diário oferece pratos pequenos com um toque especial, como lagostins pescados com armadilhas, caranguejo marrom temperado sobre torrada e sopas fartas.
Endereço: 30 St Peter’s Street, London N1 8JT
Site: dukeorganic.co.uk
7. The Harwood Arms, Fulham
The Harwood Arms, Fulham
Reprodução CN Traveller
Este refúgio de charme campestre escondido entre as educadas ruas residenciais de Fulham ostenta o título de primeiro (e até hoje único) gastropub com estrela Michelin de Londres, figurando com frequência nas listas de melhores comidas de pub da capital. Os sabores são mais britânicos que Churchill e a troca da guarda juntos. Os coproprietários Brett Graham, do estrelado The Ledbury em Notting Hill, e Mike Robinson são devotos da procedência e da sazonalidade. Muitos dos vegetais são cultivados no telhado, e a caça vem das terras de Graham. Os cardápios são uma viagem pelas áreas rurais inglesas dos anos 1930: espere por pratos como faggots (almôndegas de miúdos), sardinhas grelhadas e bolo de chocolate com malte — o tipo de comida que faz você soltar o cinto ao final. Com esse nível de precisão, vale cada garfada.
Endereço: Walham Grove, London SW6 1QP
Site: harwoodarms.com
8. Evelyn’s Table at The Blue Posts, Soho
Quando o assunto é a proporção entre chefs e comensais, poucos lugares superam o Evelyn’s Table — um conceito intimista com balcão, escondido nas entranhas de um dos bares mais famosos de Soho. São apenas 12 lugares, onde um público exigente desfruta de um elegante menu degustação de cinco etapas, servido duas vezes por noite. O chef Seamus Sam está no comando, trazendo sua experiência de restaurantes estrelados como The Clove Club e Muse by Tom Aikens. Chegue 15 minutos antes do horário marcado e espere um serviço pontual. Aproveite a noite com um drinque antes ou depois do jantar no pub ou no wine bar The Mulwray.
Endereço: The Blue Posts, Cellar, 28 Rupert Street, London W1D 6DJ
Site: theblueposts.co.uk
9. Lore of the Land, Fitzrovia
O Lore of the Land é um pedacinho vitoriano meio kitsch que, de algum modo, funciona perfeitamente. O prédio funciona como pub desde 1829, mas passou recentemente por uma reforma milionária em estilo “desgastado-chique” pelas mãos dos novos donos, Guy Ritchie e David Beckham. No andar de baixo, com painéis de madeira, frequentadores de boina tomam cervejas da Gritchie Brewing Company e beliscam petiscos como pão sourdough crocante com nozes, melaço e manteiga de Marmite, que é ainda mais decadente do que parece. Siga o cheiro da carne da Ashcombe Estate (de Ritchie), grelhada numa churrasqueira sob medida, até a sala de jantar do andar de cima, onde cada centímetro de parede é coberto por obras de arte da coleção pessoal do cineasta. Os menus mudam toda semana, mas favorecem sabores frescos, como asa de raia cozida em missô e saladas com ervas forrageadas.
Endereço: 4 Conway St, London W1T 6BB
Site: gritchiepubs.com
10. The Guinea Grill, Mayfair
The Guinea Grill, Mayfair
Reprodução CN Traveller
Este restaurante histórico é a prova viva de que, se você mantiver tudo igual por tempo suficiente, eventualmente a moda volta. Um pub existe no local desde 1423 — antes mesmo de boa parte de Mayfair ser construída — e os atuais administradores, a Young’s, estão no comando desde 1888. Lá dentro, senhores consomem carne vermelha e vinho tinto encorpado como se nunca tivessem ouvido falar em gota, enquanto os carpetes estampados e os caricatos retratos nas paredes fazem tudo parecer saído de uma cápsula do tempo dos anos 1950. É um restaurante que leva o bife muito a sério: além de ser membro fundador do Scotch Beef Club, sua torta de carne também é regularmente eleita a melhor do Reino Unido.
Endereço: 30 Bruton Pl, London W1J 6NL
Site: theguinea.co.uk
11. The Plimsoll, Finsbury Park
The Plimsoll, Finsbury Park
Reprodução CN Traveller
Finsbury Park está rapidamente se tornando um destino gastronômico. Primeiro veio o Top Cuvée, com seus excelentes pratos pequenos e vinhos naturais; agora, os talentosos rapazes do Four Legs (anteriormente em residência no The Compton Arms, em Islington) abriram seu primeiro pub ali perto, em uma rua tranquila — e não decepcionam. Embora tenha toda a cara de um típico pub vitoriano de esquina, bem longe do que se espera de um gastropub, é a comida que rouba a cena: pratos sazonais deliciosos como linguado grelhado inteiro, massas frescas e o lendário cheeseburger de carne Dexter. Vá com fome — exceto nos dias de jogo do Arsenal, quando a cozinha fecha — e fique de olho no Instagram para acompanhar as divertidas colaborações com outros chefs badalados de Londres, como Willy’s Pies e Mystic Borek.
Endereço: 52 St Thomas’s Road, Finsbury Park, Londres N4 2QW
Site: theplimsoll.com
12. The Tamil Prince, Islington
Curries perfumados e deliciosos com uma cerveja bem gelada? Pode mandar. O The Tamil Prince é a combinação perfeita entre restaurante indiano e pub acolhedor. Desde sua inauguração, em junho de 2022, rapidamente se espalhou a fama da cozinha impressionante comandada pela dupla Prince Durairaj e Glen Leeson, ex-Roti King. O menu é ideal para compartilhar, com pratos como quiabo frito crocante e “chicken lollipops”, camarões-tigre grelhados e cordeiro temperado, além do curry de grão-de-bico channa bhatura servido com um enorme pão frito inflado. Você vai querer provar tudo. Guarde espaço para o gulab jamun pegajoso e doce na sobremesa ou peça um coquetel do menu elaborado por Simone Pugi, ex-Bar Termini, em Soho.
Endereço: 115 Hemingford Road, Londres N1 1BZ
Site: thetamilprince.com
13. The Baring, Islington
The Baring, Islington
Reprodução CN Traveller
Logo ao lado do Regent’s Canal, em uma rua discreta de Islington, está um dos gastropubs mais promissores de Londres. Desde sua abertura em julho de 2022, este pub de bairro simples vem servindo pratos sazonais sofisticados que valem a viagem. Não espere comida de pub tradicional — embora ainda dê para pedir uma porção de batatas fritas, servidas com um aioli potente. No comando da cozinha está Rob Tecwyn, ex-Dabbous, com pratos modernos da culinária europeia: experimente pequenas porções como bochecha de porco, enguia defumada com daikon crocante e espetinho de codorna com iogurte de alho, ou vá direto aos pratos principais, como gnudi de ricota com abóbora, leite de mantega e cogumelos girolle ou peixe pargo cozido no vapor com vôngole, batatas rosadas e molho de manteiga com cebolinha.
Endereço: 55 Baring Street, Londres N1 3DS
Site: thebaring.co.uk
14. Compton Arms, Highbury
Frequentadores se debruçam sobre tigelas de vôngole empanado e corações de pato apimentados neste pub acolhedor em Highbury. Os menus são pequenos e sempre em transformação, com um aviso no site explicando que os pratos podem variar. Mas qualquer coisa que saia da cozinha vale a visita, seja em um dia chuvoso no salão aconchegante ou em uma tarde ensolarada no terraço. Mergulhe pedaços de pão em manteiga batida, desfrute de saladas suculentas e conte com opções do mar faça chuva ou faça sol. Ideal para encontros mais íntimos: grupos são limitados a seis pessoas.
Endereço: 4 Compton Avenue, Londres N1 2XD
Site: comptonarms.co.uk
15. The Waterman’s Arms, Barnes
The Waterman’s Arms, Barnes
Reprodução CN Traveller
O The Waterman’s Arms fica em um dos cantinhos mais encantadores de Londres, com vista para o Tâmisa e os passos lentos dos moradores de Barnes. Este é um bairro querido por celebridades justamente pelo ar tranquilo e discreto (mas de forma simpática), então não se surpreenda se um apresentador de TV ou ator de Hollywood estiver ao seu lado devorando um assado de domingo. O menu traz pequenas porções e pratos principais mais substanciais, como muçarela com azeite e ostras Achill com molho de laranja sanguínea, além de frango assado na brasa com alho selvagem para compartilhar. E o mais importante: os domingos são levados a sério, com pratos compartilháveis repletos de carnes e todos os acompanhamentos clássicos.
Endereço: 375 Lonsdale Road, Londres SW13 9PY
Site: watermansarms.co.uk
16. The Hero, Maida Vale
The Hero, Maida Vale
Reprodução CN Traveller
Phil Winser e James Gummer abriram o The Hero em Maida Vale com grande sucesso em 2024. A popularidade não deveria ser surpresa, já que a dupla esteve à frente de projetos como o The Pelican, em Notting Hill, e o The Bull Charlbury. O pub é um refúgio acolhedor, com interiores que mesclam o charme de uma taverna vitoriana e a sofisticação de um bar moderno, com linhas elegantes, tons terrosos, lareira e mesas à luz de velas. O The Hero aposta na comida clássica de pub feita com excelência — espere pagar um pouco mais por pratos como bangers and mash (salsicha e purê de batata) e filé com batatas fritas. No andar de cima, a Grill Room oferece uma experiência ainda mais refinada, e os coquetéis são preparados na biblioteca no andar superior.
Endereço: 55 Shirland Road, Londres W9 2JD
Site: theherow9.com
17. The Gatehouse, Highgate
The Gatehouse, Highgate
Reprodução CN Traveller
O pub mais agitado de Highgate Village tem clima de estalagem campestre, mas com um cardápio sofisticado e um atrativo cultural que poucos bares afastados conseguem igualar: um espaço dedicado ao teatro alternativo. O cardápio é variado, indo de hambúrgueres Hereford maturados e truta Chalkstream no menu à la carte até bolinhos de bacalhau e tiras de jamón enroladas em palitos crocantes no menu de tapas. Aliás, o menu de tapas é uma ótima pedida para grupos grandes e só está disponível para mesas com 10 pessoas ou mais.
Endereço: 1 North Road, Highgate Village, Londres N6 4BD
Site: urbanpubsandbars.com
18. Knave of Clubs, Shoreditch
Knave of Clubs, Shoreditch
Reprodução CN Traveller
James Dye (Bambi, Franks) e Benjy Leibowitz (The NoMad) inauguraram o Knave of Clubs em fevereiro de 2024 — e os apaixonados por boa comida e cerveja do leste de Londres logo esqueceram seus points habituais. O chef Patrick Powell comanda a cozinha do pub, que ocupa um prédio tombado de Shoreditch, e envia petiscos viciantes como bolinhos de peixe com aioli de limão, rolinhos de salsicha de veado e bolovo de camarão. Quer algo mais substancioso? A estrela é o frango de rotisserie — meio ou inteiro, servido com batatas na gordura do próprio frango, salada crocante, baguete e aioli. Também há porchetta assada com salsa verde e couve-flor ao forno, temperada com um tipo de curry.
Endereço: 25 Bethnal Green Road, Londres E1 6HT
Site: theknaveofclubs.co.uk
19. The Eagle, Farringdon
O The Eagle é o verdadeiro clássico entre os gastropubs. O gerente Michael Belben e o chef David Eyre queriam abrir um restaurante, mas o orçamento não permitia — então, em 1991, inauguraram o The Eagle, que até hoje é considerado um dos melhores pubs com comida de Londres. A poucos passos do Exmouth Market, pode não parecer, à primeira vista, que esse pub descontraído e vivido seja um paraíso gastronômico — até você notar a cozinha aberta fervilhante em um dos lados. O menu simples e escrito à mão muda duas vezes ao dia e é afixado cinco minutos antes da abertura da cozinha. A comida é fresca, sazonal, farta e deliciosa: filés de peixe-espada com caponata de berinjela, lulas recheadas com arroz ao açafrão e robalo inteiro grelhado, tudo ótimo com uma garrafa de vinho e o jornal de domingo.
Endereço: 159 Farringdon Road, Londres EC1R 3AL
Site: theeaglefarringdon.co.uk
20. The Telegraph, Putney
The Telegraph, Putney
Reprodução CN Traveller
Quer um pub com ares campestres, mas sem sair da capital? Vá ao The Telegraph. Os moradores da vila de Putney podem até reclamar de estarmos revelando esse segredo tão bem guardado, agora sob comando do grupo Brunning & Price — mas sentimos que é nossa obrigação compartilhar a dica. Depois de uma caminhada pelas paisagens tranquilas de Wimbledon Common e Putney Heath, acomode-se neste pub pet friendly e aproveite pratos no estilo tapas como queijo halloumi frito, camarões ao alho e croquetes de carne desfiada. Finalize com bolas cremosas de sorvete Cheshire Farm — há sabores para todos os gostos, do clássico framboesa ao caramelo salgado.
Endereço: Putney Heath, Londres SW15 3TU
Site: brunningandprice.co.uk
*Matéria originalmente publicada na Condé Nast Traveller
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter