Igreja com mais de 100 anos será transformada em piscina pública nos Países Baixos

O projeto visa reaproveitar o edifício tombado para uso comunitário, preservando seus elementos históricos Os escritórios de arquitetura MVRDV e Zecc Architecten venceram o concurso para transformar a Igreja de São Francisco de Assis em Heerlen, nos Países Baixos, em uma piscina pública.
Originalmente construída há mais de 100 anos, a igreja encerrou suas atividades em 2023, apresentando ao governo a oportunidade de reaproveitar o edifício para uso comunitário.
A igreja ganhará uma nova marquise circular
MVRDV e Zecc Architecten/Divulgação
Apelidada de Água Benta, a iniciativa visa dar a este monumento nacional tombado uma nova função social, preservando seus elementos históricos. O projeto, que deve ser concluído até 2026, adicionará uma marquise circular iluminada na entrada principal, que faz referência ao legado da igreja e, ao mesmo tempo, introduz um elemento contemporâneo que conecta passado e presente.
Paredes de vidro separarão os corredores do espaço da piscina central, que terá controle de temperatura
MVRDV e Zecc Architecten/Divulgação
Para acomodar a piscina, o piso existente será removido. Um mosaico foi desenhado para fazer referência às cores, aos materiais e vitrais originais da igreja, com um design feito em colaboração com artistas locais para ecoar os murais existentes em Heerlen.
Os visitantes percorrerão os corredores protegidos por paredes de vidro para acessar os vestiários ou a área de alimentação, ambos localizados na parte de trás do edifício
MVRDV e Zecc Architecten/Divulgação
Os bancos da igreja serão reaproveitados como assentos integrados às paredes de vidro, servindo como bancos para nadadores de um lado e mesas altas para espectadores do outro. O púlpito original será adaptado para servir como posto de salva-vidas.
Leia mais
A iluminação acima da piscina foi inspirada nas lâmpadas originais da igreja vistas em fotografias históricas, com quatro fileiras de luminárias servindo também como marcadores de raia para os nadadores
MVRDV e Zecc Architecten/Divulgação
O novo piso será ajustável, podendo ser elevado ou rebaixado para permitir diversas atividades e acomodar nadadores de diferentes idades e níveis de habilidade. Quando totalmente elevado, ele ocultará completamente a água, criando uma superfície plana que permite a realização de eventos.
Leia mais
Para proteger os materiais e obras de arte históricos da umidade e, ao mesmo tempo, aquecer a área de natação, o projeto terá paredes de vidro compartimentadas que preservam os vitrais e os acabamentos internos do entorno. O telhado será isolado externamente para evitar perdas excessivas de calor, mantendo a visão da alvenaria original.
Essa transformação faz parte de uma revitalização mais ampla do centro da cidade de Heerlen, que também inclui a chegada de um museu romano e a reforma do cinema Royal-Rivoli
MVRDV e Zecc Architecten/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima