Chalé no interior de SP ganha projeto afetivo e funcional para casal idoso

A morada na fazenda da família foi repaginada para atender às novas demandas dos moradores, além de valorizar o design brasileiro, as cores suaves, a integração com a natureza e a história pessoal Entre as montanhas e o verde abundante de Amparo, no interior de São Paulo (SP), um chalé, antes discreto, renasceu como refúgio contemporâneo para um casal que buscava acolhimento, autonomia e beleza. O imóvel, construído dentro da fazenda da família, passou por uma transformação completa para atender às novas necessidades dos moradores idosos, sem abrir mão de memória e identidade.
Leia mais
A arquiteta Marília Junqueira, do escritório Maj Arquitetura (@majarquitetura), responsável pelo projeto de interiores, traduziu esse desejo em ambientes claros, fluidos e preparados para o dia a dia no campo.
“A ideia era criar um espaço funcional, confortável e seguro, mas que também pudesse reunir a família em momentos especiais, sem perder a simplicidade sofisticada que o ambiente rural pede”, conta a profissional.
VARANDA | O espaço com vista para o verde do entorno ganhou poltronas da Franccino Giardini, com almofadas da Codex Home
Júlia Novoa/Divulgação
Com 220 m², a casa passou a abrigar duas suítes, sala com lareira, cozinha integrada, varanda generosa e uma área social que se estende sem barreiras para o cenário natural.
SALA DE ESTAR | A parede de pedra da Pagliotto, com lareira, é envolta por estantes amadeiradas executadas pela marcenaria Osvaldo Soares. Poltronas da Lider Interiores. Mesa de centro da Incasa
Júlia Novoa/Divulgação
Grandes vãos de vidro eliminam fronteiras entre interior e exterior, o que favorece a entrada da luz e a circulação de ar. Assim, durante o dia, a iluminação natural é suficiente, enquanto à noite, pontos de luz indireta garantem o clima intimista.
SALA DE JANTAR INTEGRADA | A ilha feita de quartzo, pela Sólida Mármores, separa a área do jantar e da cozinha. Mesa da ,ovoo, com cadeiras da Franccino Casa. Luminárias pendentes de Cristiana Bertolucci
Júlia Novoa/Divulgação
O projeto exigiu reconfiguração do layout original, adequação das instalações elétricas e de iluminação, além da inclusão de marcenaria sob medida para organizar os ambientes e otimizar a circulação.
Cada detalhe foi pensado para oferecer praticidade e facilidade de manutenção. “Refizemos toda a planta elétrica e trabalhamos soluções de acessibilidade discretas, mas essenciais para a rotina deles”, explica Marília.
HALL | O cabideiro da Casapronta e os quadros da FastFrame estão na entrada da casa. Ao fundo, é possível ver a cozinha, com armários executados pela marcenaria Osvaldo Soares, e bancada de quartzo feita pela Sólida Mármores
Júlia Novoa/Divulgação
Na entrada, quadros com fotos antigas da família dão boas-vindas e reforçam o caráter pessoal da casa. “A ideia era trazer a história para dentro, mas de forma natural, sem nostalgia forçada. Queríamos que o espaço contasse sobre a família de maneira espontânea”, destaca a arquiteta.
SUÍTE | A madeira predomina no ambiente, com armários executados pela marcenaria Osvaldo Soares. Na cabeceira de couro, arandela da Lumini. Ao pé da cama, banco da ,ovoo. Tapete da Phenicia
Júlia Novoa/Divulgação
Os materiais escolhidos equilibram resistência e estética. Porcelanato nas áreas comuns garante durabilidade, enquanto madeira nos quartos aquece os espaços e melhora o conforto térmico. Bancadas de quartzo, tecidos resistentes e tapetes próprios para ambientes rurais completam o conjunto, sempre com foco na ergonomia e no uso contínuo.
SUÍTE | Na cama com cabeceira executada pela marcenaria Osvaldo Soares, estão almofadas da Codex Home. Papel de parede da Celina Dias. Luminária de mesa da Lumini. Espelho da Novo Ambiente. Móvel da TV adquirido na Casapronta
Júlia Novoa/Divulgação
A paleta de cores explora tons suaves, que se espalham entre azul, verde, terracota e areia. Eles aparecem em almofadas, móveis e objetos decorativos, pontuando o décor com leveza e personalidade.
Uma das peças que carrega mais afeto é o sofá xadrez da sala, que dialoga com a memória afetiva da família, mas em uma linguagem atual e livre de excessos.
BANHEIRO | O espaço é revestido de pedra natural pela marmoraria Sólida Mármores, com marcenaria executada pela Osvaldo Soares. Iluminação da Vertz
Júlia Novoa/Divulgação
A marcenaria sob medida foi determinante para dar unidade e funcionalidade aos ambientes, enquanto o mobiliário solto, de design brasileiro, foi escolhido com atenção às necessidades dos moradores.
Poltronas confortáveis, com medidas específicas para facilitar o uso por pessoas idosas, foram posicionadas em pontos estratégicos para estimular a convivência e o descanso.
Leia mais
Mais do que uma reforma, o projeto criou um lar onde convivem memória, cuidado e contemporaneidade. “Construímos um espaço de permanência, onde cada decisão carrega propósito e cada detalhe conta uma história”, declara Marília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima