Cogumelo desaparecido há 43 anos foi encontrado novamente em montanhas chilenas

O fungo puma não era visto desde que foi descoberto em 1982, em Nahuelbuta, no Chile Um pequeno cogumelo nativo das montanhas Nahuelbuta, no Chile, foi encontrado novamente, mais de 40 anos após o seu único avistamento registrado em 1982.
Leia mais
i
Na época, o micologista Norberto Garrido coletou mais de 200 espécies de fungos durante expedições às florestas montanhosas do sul do Chile. Entre os espécimes recolhidos, havia um fungo até então desconhecido, que ele chamou de “grande fungo puma” (Austroomphaliaster nahuelbutensisnde) em homenagem à região o foi encontrado, a cordilheira Nahuelbuta, que significa “a grande cordilheira do puma” na língua local Mapadungun.
O cientista descreveu formalmente o fungo em 1988, destacando sua cor marrom-acinzentada única com um toque de vermelho. A cabeça desses cogumelos apresentam uma ligeira depressão no meio e guelras brancas por baixo. Cada um tem cerca de 4 a 5 cm de altura e os caules são mais grossos na base.
Os cientistas compararam o DNA e a aparência do cogumelo encontrado com as amostras de 1982
Instagram/@fungifoundation/Reprodução
O grande fungo puma não havia sido registrado oficialmente desde então, e se pensava que estava extinto. Até que uma equipe de pesquisadores da Fungi Foundation, no Chile, decidiu procurá-lo.
Após uma busca de uma semana ao longo das montanhas de Nahuelbuta em maio de 2023, a equipe avistou uma mancha de cogumelos no solo da floresta que correspondia à descrição de Norberto Garrido.
Leia mais
A análise do DNA dos fungos e das amostras originais de 1982 confirmou que os investigadores tinham, de fato, redescoberto o grande fungo puma. Os cientistas agora esperam aprender mais sobre a espécie e determinar seu estado de conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima