Espelhos em certos lugares podem trazer má sorte. Evite esses erros!

Aprenda a posicionar o item para promover mais equilíbrio, harmonia e boas vibrações na sua casa Você já se perguntou como a posição do espelho pode influenciar a energia do seu espaço? O segredo para um ambiente mais equilibrado pode estar na escolha do local ideal para o objeto. Isso porque um posicionamento inadequado é capaz de criar bloqueios ou até atrair energias negativas. Confira as orientações de especialistas para aproveitar ao máximo esse elemento na decoração!
Leia mais
Marcia Fernandes, especialista em espiritualidade, mais conhecida como Marcia Sensitiva (@marciasensitiva), revela que os espelhos não apenas refletem a imagem física, mas também o campo energético do que está ao nosso redor.
“Quando posicionamos eles corretamente, podem ampliar as energias positivas, trazendo mais luz para os ambientes. Se mal colocados, podem gerar uma ‘confusão energética’, misturando ou inibindo vibrações, causando até mesmo a estagnação de uma energia que deveria circular”, explica.
Repare que a parede de espelho, da Alma Glass, confere amplitude ao ambiente, enquanto o teto vinílico, da Origens Carvalho, replicando o piso laminado existente, da Duratex, ajuda a alongar. Poltrona de couro laranja assinada pela Salva Design, na Casa Ocre. Fotografia da série “Arquitetura que toca o céu”, de Leandro Neves, que também assina o projeto de interiores
Luiza Schreier/Divulgação
No Feng Shui, os espelhos refletem e intensificam a energia vital. “Assim como a luz, expandida por um espelho, pode gerar a sensação de maior espaço, o elemento amplifica a energia de um ambiente. Ao posicionarmos um espelho, ele interferirá no fluxo de energia, tornando-o mais dinâmico e ativo, o que pode ser benéfico ou desafiador, dependendo do potencial energético do local”, elucida a arquiteta especialista na prática milenar, Carolina Henares do escritório Měidé Feng Shui.
Locais onde os espelhos devem ser evitados
Carolina ressalta que um espelho não atrai energia negativa ou azar, por si só. No entanto, ele tem a capacidade de amplificar e expandir o que é refletido. Espiritualmente, Marcia alerta para os locais onde os espelhos não devem ser posicionados:
Em frente à porta de entrada: é perigoso, pois pode repelir a energia positiva que entra no lar, fazendo-a “bater e voltar”. Se for da vontade do morador, uma solução seria colocar dois espelhos no hall de entrada, um de frente para o outro, pois isso anularia qualquer negatividade que, da mesma forma, tentasse entrar.
De frente para a cama”: nem pensar! Durante o sono, viajamos no astral, e um espelho de frente para a cama pode perturbar o nosso sono e até mesmo abrir “brechas espirituais indesejadas.
Em frente a objetos desorganizados ou locais escuros: os espelhos duplicam o que veem, portanto, se refletirem uma energia estagnada ou baixo-astral, podem ampliá-la.
Leia mais
Quais são os lugares mais indicados para posicioná-los?
Os espelhos em corredores, onde a permanência é breve, são uma boa escolha para melhorar o fluxo de energia. O projeto é assinado pelos arquitetos Raquel Rangel e Julio de Luca, do escritório Sertão Arquitetos
Manuel Sá/Divulgação
Conforme a especialista em Feng Shui, antes de colocar o espelho, é importante avaliar o que será refletido para garantir que a energia amplificada seja positiva. O objeto deve ser posicionado em locais onde desejamos ampliar e potencializar boas vibraçõs no ambiente. São eles:
Quartos de vestir ou áreas de passagem: ambientes onde a pessoa não permanece por muito tempo são ideais, pois o espelho cumpre sua função sem interferir no descanso ou na calma necessários em outros cômodos;
Corredores ou cantos pequenos e escuros: espelhos podem ser usados estrategicamente para trazer mais energia, luz e sensação de amplitude a esses espaços que poderiam ser estagnados;
Sala de jantar: posicionar um espelho que reflita a mesa de jantar, especialmente quando está posta, é excelente para expandir a abundância, a fartura e as reuniões familiares;
Banheiros: a presença de espelhos em banheiros não é problemática no Feng Shui, desde que estejam limpos e em bom estado. O foco é mais na funcionalidade e no reflexo pessoal do que na ativação de energia vital como em outras áreas.
Sinais de que um espelho pode estar atraindo energia negativa
Os sinais podem se manifestar de forma semelhante a sentimentos de desconforto ou uma sensação de que algo está errado. “Sentimentos de cansaço, insônia ou irritabilidade perto do espelho, objetos quebrando próximos a ele, plantas que não crescem no campo de visão do espelho, enfim, confie também na sua intuição. Se há a sensação de que há algo errado no ambiente com o espelho, troque imediatamente”, expõe Marcia.
Além do impacto no sono e bem-estar, outros indícios podem ser observados através da harmonia entre os moradores e na fluidez da vida. “Para casais, podem surgir questões no relacionamento, o que pode gerar desarmonia e conflitos; também há desafios financeiros e profissionais, como a dificuldade em manter um emprego, instabilidade financeira, e uma sensação geral de que as coisas estão dando errado; ou de que há um caos familiar persistente”, inclui Carolina.
Leia mais
Para limpar essa energia negativa, a sensitiva recomenda uma limpeza com suco de limão e dez gotas de anil em uma sexta-feira, ou uma combinação de água e sal grosso.
“Passe no espelho com um pano branco, de dentro para fora. Por ser um amplificador energético como os cristais, você também pode reequilibrar a energia do espelho, deixando ele 12 horas na luz do Sol e 12 horas na luz da Lua Cheia”, aconselha Marcia.
O poder do que é refletido pelo espelho
No contexto do Feng Shui, refletir plantas com um espelho pode amplificar a energia vital e trazer uma sensação de expansão, vitalidade e beleza para o ambiente. O projeto é do escritório Volar Interiores e o paisagismo é assinado pela Blomma Paisagismo
Favaro Jr./Divulgação
Acredita-se que os espelhos têm a capacidade de refletir e, potencialmente, modificar a energia de um local, seja ela positiva, seja negativa.
“Deixar um espelho refletindo bagunça ou lixo, pode amplificar uma energia caótica no ambiente. Da mesma forma, se ele refletir símbolos espirituais, altares, ou objetos e plantas relacionados à prosperidade (como um girassol, por exemplo), essa vibração também será ampliada”, pontua a sensitiva.
A especialista em espiritualidade atenta também para espelhos que refletem portas. “Pode abrir caminhos espirituais indevidos, por isso, evite. Outro reflexo que deve ser evitado é o do banheiro, pois é a região mais fria da casa e, por ser uma área de descarte, pode drenar a energia de prosperidade”, avisa.
Leia mais
Influência do tamanho e formato do objeto na energia do ambiente
No caso de espelhos de corpo, considere um tamanho adequado para que seja possível se ver sem cortar a cabeça ou os pés. Nesse projeto de Raphel Assaf em parceria com a Help Reformas, o quarto do casal está integrado à varanda, garantindo maior bem-estar para os moradores. Espelho da Ondo e roupa de cama da Selleto Home 
André Nazareth/Divulgação
O tamanho está diretamente relacionado a sua capacidade de influência: quanto maior for o espelho, maior será seu reflexo e sua área de atuação no fluxo de energia, potencializando seus efeitos no ambiente.
“Espelhos usados para se vestir – de corpo inteiro –, o mais importante é que reflitam a pessoa por completo, sem cortar a cabeça ou os pés na imagem. Isso é importante para a percepção de completude e autovalorização. Em banheiros, podemos ter espelhos menores para maquiagem ou para o rosto, onde a função principal é diferente”, comenta Carolina.
Espelhos orgânicos no banheiro servem tanto para a função prática de refletir a imagem quanto para adicionar um toque estético moderno e elegante ao ambiente. Projeto da arquiteta Vanessa Mondin
Cristiano Bauce/Divulgação
Já os formatos podem ser associados aos cinco elementos do Feng Shui: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água). Nesse contexto, forma e função devem andar em harmonia, priorizando sempre a integridade da imagem refletida e a fluidez energética. A escolha estratégica pode contribuir para o equilíbrio energético do ambiente, por exemplo:
Retangular/Quadrado: associado ao elemento Terra, que representa estabilidade, solidez e segurança.
Redondo/Oval: associado ao elemento Metal, que simboliza clareza, organização e precisão.
Orgânico/Irregular: associado ao elemento Água, que remete à fluidez, adaptabilidade e intuição.
Leia mais
Espelho quebrado traz azar: mito ou verdade?
Segundo a superstição popular, acredita-se que quebrar um espelho pode fragmentar a alma e trazer azar por um período de tempo
Unsplash/Savannah B./Creative Commons
Segundo algumas crenças espirituais, o espelho quebrado pode simbolizar o rompimento de um campo de proteção. “Mas nem sempre um espelho quebrado deve ser enxergado de forma negativa. Ele pode nos indicar a liberação de uma energia que estava estagnada, e até pode ser um aviso de que algo precisa ser encerrado ou mudado”, opina Marcia.
No entanto, a especialista em espiritualidade diz que, se você sentir que a causa da quebra do objeto seja espiritual, ela aconselha: “Descarte os cacos fora de casa, embrulhados em um pano preto ou saco de lixo (também preto). Pode também, após isso, acender uma vela branca mentalizando proteção”, continua.
Já na prática milenar, os espelhos compostos por vários pedaços, ou que estejam quebrados, criam uma distorção significativa no fluxo de energia. “A imagem refletida aparece fragmentada, o que pode simbolizar e atrair a fragmentação da energia pessoal e familiar. Isso é considerado extremamente prejudicial e deve ser evitado”, pensa Carolina.
Leia mais
e
⁠Dicas para uso seguro do espelho sem causar efeitos indesejados
É importante posicionar os espelhos com sabedoria para potencializar boas energias e evitar influências negativas. Na foto, projeto do escritório Casa 100 Arquitetura, espelho redondo do estúdio Nada se Leva, da Firmacasa
Renato Navarro/Divulgação
As especialistas compartilham algumas dicas para posicionar o espelho de forma estratégica e otimizar a energia dos ambientes da sua casa:
Posicione o espelho temporariamente no local desejado por uma ou duas semanas;
Observe atentamente as mudanças nos acontecimentos e na energia do ambiente;
Sempre use espelhos para refletir o que é bonito, como símbolos positivos, luzes naturais, entre outros;
Mantenha os espelhos limpos, tanto fisicamente quanto energeticamente;
Use proteções como cristais perto dos espelhos, como um quartzo ou ametista, para manter o campo vibracional elevado;
Garanta que o espelho esteja em ótimas condições, sem quebras, manchas ou desgastes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima