Os melhores tecidos para a decoração de inverno

Com a chegada do inverno, a busca por ambientes mais acolhedores é natural – e a escolha dos tecidos usados na decoração é peça-chave para garantir essa sensação de aconchego. Segundo a especialista em tecidos Paula Coussirat, sócia do Barra Três Ateliê, tecidos como bouclé, veludo, tweed, camurça e fibras como lã, chenille e linho são ideais para essa época do ano: “O toque aveludado e tramas bem marcadas trazem volume tornando o ambiente mais aconchegante e confortável”.
Para te ajudar a escolher os melhores tecidos para a sua decoração de inverno, a Casa Vogue preparou um guia completo. Confira:
Dicas e tendências
Esta sala de estar, assinada pela designer de interiores Kimberly Kelly, conta com sofá de veludo azul
Rob Stark
Paula Coussirat explica que o veludo está sempre em alta na decoração durante o inverno, porém, neste ano, outro tecido vem se destacando: o bouclé, conhecido por sua textura distinta que lembra pequenos laços ou nós. Além das aplicações tradicionais como cortinas e estofados, a especialista ainda revela que os tecidos podem revestir outras superfícies. “Teto, parede, fundo de mobiliário, luminárias, cúpulas de abajur… Onde tem tecido, tem aconchego. E para o inverno é isso que buscamos”, aconselha.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
No momento de escolher os tecidos para cortinas e estofados, vale investir em materiais que ajudem a criar uma barreira térmica. “Nas cortinas os tecidos podem ser mais pesados, como um linho mais encorpado ou veludo”, afirma. Já nos estofados, o “bouclé, tweed e veludo são muito convidativos”, completa.
Initial plugin text
Além da textura, a combinação entre tecidos e cores pode criar uma atmosfera acolhedora e alegre para os dias frios. “Padrões e estampas como listras, xadrezes e florais tornam os dias frios mais alegres, assim como as cores mais quentes como bege, ocre, ferrugem, argila e marrom”, orienta. Porém, para aqueles que desejam um ambiente mais clean sem perder o aconchego, Paula recomenda apostar em uma mistura de tramas e texturas de cores neutras.
LEIA MAIS
Natural ou sintético?
Assinado pelo Dimorestudio, este living é adornado com cortinas de linho natural
Andrea Ferrari
Sobre a escolha entre tecidos naturais e sintéticos, não há um veredito absoluto. “Tecido é uma experiência tátil única, o toque ‘agradável’ ou ‘desagradável’ é muito pessoal”, explica a sócia do Barra Três Ateliê. No entanto, Paula destaca que “lã e camurça são mais agradáveis no inverno”, pois promovem tanto conforto térmico quanto tátil, enquanto “um sofá de bouclé sintético de alta performance é muito prático para manutenção”. Vai da sua preferência.
Cuidados e manutenção
Nesta sala de estar, projetada pelo arquiteto Pedro Felix, o sofá possui acabamento de bouclé off-white
Fran Parente
Para manter os tecidos de inverno bonitos e funcionais, alguns cuidados são importantes. “Nos tramados e tricôs evitar o contato com pets e objetos pontiagudos, pois são mais fáceis de puxar fio”, diz Paula. Além disso, a manutenção deve incluir uma limpeza semanal com aspirador ou escova de pelos macios, a fim de evitar acúmulo de poeira. “Pelo menos uma vez ao ano a higienização com lavanderia especializada é recomendada para garantir a durabilidade”, pontua.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima