Pets e mudanças: como preparar o animal para uma obra ou reforma em casa

Fazer uma obra ou reforma em casa não costuma ser algo tranquilo. Contudo, esse período pode ser ainda mais desafiador se houver pets no ambiente.
“Os animais domésticos estão acostumados com rotina. Portanto, uma obra em casa tende a impactá-los negativamente, podendo causar ansiedade, mudanças de comportamento, ou mesmo problemas físicos de saúde”, adverte o médico-veterinário Igor Moretto Soffo, supervisor da Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba).
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Segundo Igor, geralmente, os gatos sofrem mais, com chances de desenvolverem até problemas renais. “Nos felinos, a maioria das doenças de sistema urinário inferior, por exemplo, são doenças ligadas ao estresse. Então, neste contexto, eles perdem o ambiente que costumam frequentar no dia a dia, o que pode ser complicado”, explica o profissional.
Isole o animal
Fazer a obra de forma gradual e separar um ambiente para o pet ficar isolado durante a reforma é uma maneira de minimizar os transtornos. Porém, aconselha Igor, o pet deve ser acostumado a ficar restrito nesse espaço antes do início das obras.
“Muitas vezes, é interessante acostumar o animal a não frequentar aquele ambiente que passará por reforma, limitando o acesso dele a determinado local. Mas, é preciso fazer isso com antecedência, pois o isolar o animal depois vai causar um impacto grande”, diz Igor.
Enriqueça o ambiente
Além de separar um espaço seguro, é importante preparar o ambiente para receber o animal. “Ofereça brinquedos interativos e mastigáveis para manter o cão ocupado e mentalmente estimulado. No caso dos gatos, uma gatificação temporária, com itens familiares, como arranhadores e esconderijos, ajudará”, comenta a médica-veterinária Simone Rocha Souto, professora da UNISUAM, que lembra ainda da importância da caixa de areia e das telas, para impedir fugas.
Simone lembra que os pets costumam se incomodar com o barulho das obras. Dessa forma, ela aconselha ligar uma TV, ou uma música tranquila no local, para ajudar a reduzir o estresse no período.
Preste atenção no ambiente
Além de separar um espaço seguro, é importante preparar o ambiente para receber o animal
Arina Krasnikova/Pexels
Mesmo que o pet fique restrito a um cômodo da casa, é preciso atenção redobrada para que eles não escapem e se machuquem com itens da obra. Portanto, Simone dá os seguintes conselhos:
Evite a exposição a produtos tóxicos: tintas, solventes, colas e poeira podem ser prejudiciais aos animais;
Procure guardar os materiais após o dia de trabalho: mantenha ferramentas e materiais fora do alcance dos pets;
Comunique-se com a equipe de obra: é necessário garantir que todos saibam da presença dos pets em casa e tenham cuidado ao abrir portas ou ao se movimentar pelo ambiente;
Garanta a limpeza constante dos ambientes: isso diminui as chances de os animais ingerirem ou se machucarem com restos da obra;
Atenção redobrada se houver crianças no mesmo ambiente: os pequenos, facilmente, podem esquecer portas abertas.
Mantenha a rotina
Além da preocupação com o ambiente, para garantir o bem-estar animal durante a reforma, é importante manter a rotina do pet o mais próxima possível do que era antes da obra. Assim, mantenha o horário das refeições e, no caso dos cães, dos passeios.
Creches e hotéis são opções
De acordo com os profissionais, se os animais forem muito sensíveis, ou se os tutores notarem uma mudança brusca de comportamento durante a reforma, levar o pet para a creche durante o dia, hospedá-lo em um hotel, ou na casa de amigos, podem ser alternativas. Porém, o animal deve se acostumar com o local antes do início das obras.
“O ideal é oferecer um local seguro, afastado do barulho, como a casa de algum parente com itens familiares, a exemplo de cama, brinquedos, cheiros do tutor, e o mínimo possível de interferências”, finaliza Simone.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima