Cidade militar abandonada na Alemanha é engolida pela natureza e fica ‘fantasma’

Uma cidade na Alemanha, a qual foi construída pelo governo britânico nos anos 1950, durante a Guerra Fria, permanece completamente abandonada desde 2013 e hoje é tomada pela vegetação. A antiga base JHQ Rheindahlen foi, durante décadas, uma instalação militar e chegou a abrigar 12 mil soldados britânicos e suas famílias.
Leia mais
Erguido em um terreno de 376 hectares, o município contava com casas amplas de quatro dormitórios, além de áreas esportivas, supermercados, postos de gasolina, duas agências de correios, lojas de roupas e cinco escolas primárias britânicas.
Agora, a antiga cidade militar JHQ Rheindahlen fica escondida entre as árvores que tomaram conta das edificações
YouTube/TheBeardedExplorer/Reprodução
O local foi recentemente “redescoberto” pelo explorador urbano Colin Hodson, do canal do YouTube ‘The Bearded Explorer’, o qual documentou a sua visita em vídeo.
Leia mais
Durante o passeio, o youtuber percorreu ruas desertas, garagens intactas e imóveis com sinais mínimos de vandalismo, descrevendo o ambiente como “algo próximo de um cenário pós-apocalíptico”.
Em algumas áreas de JHQ Rheindahlen, árvores cresceram na frente de portas e janelas. A presença da fauna local — incluindo veados e esquilos — é um dos poucos sinais de vida na região
YouTube/TheBeardedExplorer/Reprodução
No verão europeu (entre junho e setembro), a vegetação é tão densa que esconde completamente muitas das construções. Em temporadas com menos folhagem, como a que Colin visitou, é possível visualizar com mais clareza o tamanho e a estrutura da antiga base militar.
A piscina do clube de JHQ Rheindahlen permanece cheia d’água, mas não é tratada há décadas
YouTube/TheBeardedExplorer/Reprodução
Desde que a área foi oficialmente devolvida à administração alemã em dezembro de 2013, diversos planos foram anunciados para reutilizá-la. Entre eles, propostas para abrigar refugiados e um projeto apresentado em 2015 por investidores árabes para transformá-la em um parque de diversões. Nenhum, no entanto, foi para frente.
No cinema da cidade de JHQ Rheindahlen, cartazes de filmes ainda estão no chão
YouTube/TheBeardedExplorer/Reprodução
Apesar do valor imobiliário potencial das construções, o futuro do município permanece incerto. Sem planos concretos em andamento e com o avanço da natureza sobre as estruturas, JHQ Rheindahlen segue como uma “cidade fantasma” à espera de definição.
Antes de ser desocupada, a paisagem de JHQ Rheindahlen era menos “selvagem”. Foto tirada em 2012, um ano antes do abandono total da cidade
Flickr/Claus Moser/Creative Commons
Abaixo, é possível visualizar o vídeo feito pelo youtuber Colin Hodson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima