Tapetes, tecidos e acabamentos ideais para quem tem cães e gatos em casa

Dividir o espaço com um cão ou gato não deve ser sinônimo de uma casa feia e mal cuidada. Sabendo escolher os materiais adequados, é possível garantir o bem-estar dos animais sem abdicar do conforto e da estética na hora de decorar a casa.
“Ambientes pensados para os pets reduzem danos. Por isso, é importante fazer escolhas conscientes de materiais e deixar o ambiente acolhedor para eles, utilizando, por exemplo, arranhadores para gatos, a gatificação, investindo no posicionamento de caminhas e mantinhas em pontos estratégicos, evitando assim o uso do tapete como área de descanso, por exemplo; além de definir locais para tapetes higiênicos”, comenta a médica-veterinária Yasmin Fittipaldi, da Cobasi.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Os melhores tapetes para quem tem pets
Projeto assinado pela arquiteta Marina Carvalho
Evelyn Muller
Segundo Yasmin, quem tem pets em casa precisa optar por tapetes que acumulem pouco pelo, sejam fáceis de lavar e que possam ser limpos com aspirador. Para a veterinária, também é importante evitar peças muito claras devido às sujeiras mais aparentes.
Neste sentido, Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede de higienização e blindagem de estofados, aconselha a opção por tecidos sintéticos, como o polipropileno, nylon e poliéster. “São os mais recomendados porque não absorvem com facilidade líquidos e odores, são menos propensos à retenção de pelos e mais fáceis de higienizar. Os tapetes com base antiderrapante também são indicados para evitar escorregões e deslocamentos causados pelos pets”, diz Fritz.
Outro ponto a ser considerado é a questão da pigmentação, conforme explica a arquiteta Patricia Penna, responsável pelo escritório Patricia Penna Arquitetura & Design. “É vital que sejam considerados materiais que não soltem tinta, pigmentação e que tenham tramas resistentes aos bichinhos. Portanto, tapetes de fibras naturais como algodão, lã, seda, entre outros, não são boas indicações, pois além de já serem feitos de materiais que apresentam alguma fragilidade natural, costumam ser tingidos com pigmentos naturais que facilmente se desprendem quando lavados”, alerta Patricia.
No que diz respeito à limpeza dos tapetes, os profissionais indicam aspiração frequente, limpeza imediata em caso de xixi, fezes ou outras sujeiras, lavagem periódica a cada três a seis meses, além de uma boa ventilação para evitar mofos e proliferação de bactérias.
“Para um melhor controle da limpeza dos tapetes, precisamos ter alguns cuidados com os pets, como a escovação dos animais para evitar pelos soltos e a limpeza das patas após passeios”, acrescenta Yasmin.
Tecidos de cortinas ideais para casa com pets
Projeto assinado pela arquiteta Tatiana Sawamura
Ana Helena Lima
Quem convive com gatos em casa deve ter atenção especial na hora de escolher tecidos para cortinas. Isso porque, explica Yasmin, gatos gostam de arranhar e escalar. Assim, o ideal, diz ela, seria optar por persianas de alumínio ou PVC. “São boas alternativas para evitar escaladas de gatos e muito fáceis de limpar com pano úmido”, diz.
Para quem não abre mão dos tecidos, a veterinária orienta a escolha dos mais pesados, como o blecaute, visto que os felinos preferem escalar tecidos mais leves, além disso, ela indica a opção por cortinas curtas, que são menos atraentes para os gatos.
“Em linhas gerais, tecidos de tramas muito largas não são os mais indicados, pois tendem a “soltar fio”, com grande facilidade. Tecidos que permitam fácil manutenção e limpeza, como aqueles de tramas mais fechadas e por vezes com fibras sintéticas são os mais indicados. A indústria têxtil evoluiu muito e há hoje, em mercado, excelentes alternativas sintéticas, resistentes à insolação e umidade, mas sem aquele tão conhecido aspecto plástico”, completa Patricia.
Para a limpeza das cortinas, Fritz orienta a aspiração frequente para a remoção de pelos, poeira e resíduos e a lavagem periódica, ao menos, uma vez ao ano.
Os sofás mais adequados para quem tem pets
O sofá é um ponto de atenção para quem tem pets em casa
Photo By: Kaboompics.com/Pexels
O sofá é outro ponto de atenção para quem tem pets em casa. Segundo Fritz, para quem tem gatos, que costumam arranhar, o ideal é evitar tecidos como linho e chenille, que possuem tramas abertas e são mais atrativos para as garras. “Nesse caso, tecidos mais lisos e fechados, como suede, couro sintético, lona e sarja, são mais resistentes e menos propensos a danos”, comenta o profissional.
Já para cães, a preocupação maior costuma ser a sujeira, o pelo e a umidade. Dessa forma, tecidos fáceis de limpar, resistentes a manchas e que não absorvem tanta umidade são os mais indicados. “Couro sintético, por exemplo, pode ser uma boa escolha para cães de médio e grande porte.”
A limpeza do sofá deve ser feita diariamente, com aspiração e remoção pontual de sujeiras com pano úmido, se o tecido for impermeável. Uma lavagem profissional é indicada a cada seis meses. “A impermeabilização e o uso de capas ou mantas protetoras são opções para proteção do sofá para quem tem pets”, aconselha Yasmin.
Como escolher pisos e tintas para casas com pets
As tintas devem ser laváveis, permitindo a limpeza diária de sujeiras com pano úmido
Anastasia Shuraeva/Pexels
De acordo com os profissionais, na hora de escolher pisos, tintas e acabamentos para casas com pets, dois pontos devem ser considerados: a estética do lar e a segurança dos animais. “Se o bem-estar do animal está em primeiro lugar, é imperativo evitar pisos de acabamento polido. Este acabamento tende a gerar problemas articulares nos cães, pois são deslizantes demais. Pisos com acabamento natural ou rústico, são mais indicados”, alerta Patricia.
Para quem mora em apartamento e deseja minimizar os barulhos as patas dos pets, a arquiteta indica materiais de composição mais sólida, como pedras, madeiras e até mesmo porcelanatos. “Ao contrário dos tradicionais “carpetes de madeira”, ou quaisquer materiais de menor densidade”, diz.
Quanto às tintas, “o ideal é que sejam laváveis, permitindo a limpeza diária de sujeiras com pano úmido”, finaliza Yasmin.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima