Concreto, verde e madeira decoram apartamento de 25 m² que tem até home office

No bairro do Butantã, em São Paulo (SP), um estúdio de 25 m² foi transformado pelo escritório Pátio Arquitetos (@patio.arquitetos), sob coordenação do arquiteto Henrique Alexandre Pereira. O projeto revela como a arquitetura pode criar amplitude mesmo em metragens reduzidas.
Leia mais
A partir da planta original entregue pela construtora, a reforma eliminou apenas a alvenaria que isolava a varanda, optando pela integração total dos ambientes. Assim, o apartamento abriga áreas de dormir, trabalho, cozinha e convívio.
SALA DE JANTAR | A mesa de jantar, da Bergen Home e Decor, em formato redondo, facilita a circulação. O banco de granito Itaúnas escovado, com execução da A&J Mármores, percorre toda a parede, com revestimento de Flat Mate 7,5 x 7,5 cm, cor verde Mint, da Portobello. Cadeira Yes, da Overseas Design. Quadro da DePoster
Arthur Duarte/Divulgação
O escritório desenhou uma marcenaria para evitar a fragmentação dos espaços, criando continuidade visual e funcional. “A ideia era que o apê fosse, ao mesmo tempo, um ponto de descanso e um lugar de partida. Funcional e fluido, mas que também acolhesse e inspirasse o dia a dia do morador”, comenta Henrique.
Um bom exemplo é o banco em granito, que nasce na bancada da cozinha e se estende até a área social, funcionando como apoio e elo entre os cômodos.
COZINHA | A bancada de granito Itaúnas escovado, executada por A&J Mármores, recebeu armários baixos de MDF Branco Diamante, com execução da Móveis Archdesign, responsável também pelas prateleiras de MDF Freijó Puro
Arthur Duarte/Divulgação
A decoração é enxuta. A mesa de jantar, de desenho leve, assim como as cadeiras, complementam a estética contemporânea. Há, ainda, uma gravura abstrata que remete a paisagens naturais, em tons que dialogam com os materiais do projeto.
Um pórtico em MDF no padrão freijó natural abriga a cama, enquanto se prolonga para formar um home office compacto e iluminado, posicionado junto à janela para aproveitar a luz natural.
DORMITÓRIO | Um pórtico de MDF Freijó Puro, da Duratex, demarca a cama, rodeada de armários. Os gavetões abaixo, feitos de MDF Branco Diamante, da Duratex, garantem mais espaço de armazenamento. Roupa de cama da Trousseau
Arthur Duarte/Divulgação
Segundo o arquiteto, o conceito do projeto é “minimalismo afetivo”. A paleta de cores neutras — com destaque para o branco, a madeira clara e o granito — é pontuada por um tom de verde claro no revestimento aplicado em algumas paredes.
Leia mais
“Essa escolha reforça a atmosfera de leveza e cria um contraste delicado com a textura do concreto aparente no teto”, detalha Henrique.
HOME OFFICE | Mesmo com medidas diminutas, foi possível inserir um pequeno escritório no apartamento com uso de marcenaria desenhada pelo arquiteto Henrique Alexandre Pereira. Escrivaninha de MDF Freijó Puro, executada por Móveis Archdesign. Cadeira Home Office Feniks, da Tok&Stok. Persiana com tela solar 5%, da marca Vogaflex
Arthur Duarte/Divulgação
Morador do imóvel, o arquiteto e artista 3D Nathan Tako resume a sensação de viver no estúdio: “Achei que fosse precisar renunciar algumas coisas por conta da metragem, mas o projeto mostrou o contrário. Tudo tem um lugar certo e o espaço flui de forma natural. É funcional sem deixar de ser bonito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima