Painel de muxarabi organiza e integra ambientes em apartamento de 160 m²

Em um apartamento de 160 m² no bairro Alto da Glória, em Curitiba, no Paraná, o projeto de reforma assinado pelas arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, do escritório UNIC Arquitetura (@unic.arquitetura), transformou a planta original para atender às demandas de um casal jovem que valoriza os momentos no lar.
Leia mais
“Redesenhamos o layout para integrar os ambientes e criar espaços mais fluidos e conectados”, conta Lisa.
A ideia, segundo as arquitetas, era otimizar cada metro quadrado, mantendo a leveza e a funcionalidade do projeto, e, ao mesmo tempo, trazer elementos marcantes, como o painel muxarabi, que se tornou protagonista na divisão e integração dos cômodos sociais.
SALA DE ESTAR | Sobre o aparador de madeira carvalho natural, executado pela Movelaria Wood, está o elemento decorativo adquirido na Loja Bali Home, que também forneceu o quadro instalado no painel. Cabideiro da Wooding
Eduardo Macarios/Divulgação
A principal estratégia foi derrubar barreiras entre cozinha, sala de estar e canto da churrasqueira, promovendo integração visual com o uso do muxarabi – elemento típico da arquitetura oriental.
“O painel de muxarabi organiza os espaços, garantindo privacidade quando necessário, sem comprometer a luminosidade nem a conexão entre as áreas”, explica Carolina.
COZINHA | O painel de carvalho natural, executado pela Movelaria Wood, dá acesso à cozinha, onde a bancada foi feita com o mesmo material, com tampo de pedra Chianca Di Ostuni da Infinity. Coifa de ilha redonda da Coifatec
Eduardo Macarios/Divulgação
Em relação ao décor, a sala de estar traz texturas suaves e mobiliário limpo, enquanto a cozinha se destaca pela marcenaria contínua que camufla portas e armários.
COZINHA | Para manter a unidade visual, os armários foram executados com a madeira dos painéis, carvalho natural, pela Movelaria Wood. Banquetas Pedrita, do designer Marcelo Caruso. No piso, porcelanato Downtown, da Portinari, na Impermix, o mesmo da área social
Eduardo Macarios/Divulgação
Além disso, a dupla de profissionais apostou em uma paleta neutra com presença marcante da madeira, a qual foi utilizada em painéis, mobiliário e detalhes de acabamento.
SALA DE JANTAR | A mesa do acervo dos moradores recebeu cadeiras Velma, na MCL. A estante foi executada com carvalho natural, laca branca fosca e tela tensionada iluminada pela Movelaria Wood e Eled Iluminação. O painel de correr de muxarabi dá acesso aos quartos
Eduardo Macarios/Divulgação
Parte de um dos quartos foi incorporada à área social e outra parte transformada em home office, solução que surgiu a partir das rotinas híbridas dos moradores. “Eles queriam um lar funcional, prático e com estética atemporal”, destaca Lisa.
Leia mais
“Pensamos em cada detalhe para criar um lar calmo, com ritmo e respiro. Um lugar para aproveitar o tempo, o silêncio e a presença”, define Carolina.
SUÍTE | A madeira carvalho natural está em toda a marcenaria executada pela Movelaria Wood. Arandela adquirida na Duo Light. Cadeira e quadros do acervo pessoal
Eduardo Macarios/Divulgação
As suítes seguem a mesma linguagem minimalista, com luz natural abundante e atmosfera acolhedora. “O ‘Apartamento Muxarabi ‘é sobre morar com significado em cada vão, cada trama e cada detalhe”, resume Lisa.
CLOSET | Separado pelo painel de muxarabi, o closet tem gavetas e prateleiras de laca branca fosca, com execução da Movelaria Wood
Eduardo Macarios/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima