Como fazer o ‘RG animal’ para o seu pet? Confira passo a passo

Uma novidade funcional para quem tem pets é a possibilidade de criar um “RG animal”. Em abril deste ano, o governo federal lançou o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, também conhecido como SinPatinhas, plataforma para a emissão de uma carteira de identidade para cães e gatos.
Leia mais
O registro é gratuito e pode ser feito completamente pela internet. Com o cadastro, cada pet recebe um número de registro único e intransferível, que vai acompanhá-lo por toda a vida. Em paralelo, o tutor recebe um QR code para imprimir, plastificar e colocar na coleira, se desejado.
Por que fazer o RG para animais?
O registro vai além de uma ação fofa: o SinPatinhas cria um banco de dados com informações úteis sobre os cachorros e gatinhos que vivem no território nacional, auxiliando as autoridades governamentais a calcularem, por exemplo, quantos animais domésticos existem no país, quantos são castrados e quantos já foram microchipados.
A criação do SinPatinhas auxilia na identificação do pet em caso de desaparecimentos
Pexels/Irene/Creative Commons
O cadastro também pode ser útil caso o bichano fuja de casa ou se perca, facilitando sua identificação, visto que o documento inclui dados importantes sobre o pet e o tutor, como informações de contato.
Além disso, após o registro, o tutor recebe comunicados sobre programas de castração na sua cidade, assim como campanhas de vacinação e outras iniciativas públicas voltadas ao bem-estar animal.
O RG animal permite localizar informações dos tutores com maior facilidade
Freepik/Creative Commons
Como fazer o RG animal?
Em primeiro lugar, acesse o sistema do SinPatinhas no site do Ministério do Meio Ambiente. O login é feito com o seu cadastro do Gov.br, o mesmo usado para acessar outros documentos digitais.
Após o acesso, será necessário confirmar suas informações pessoais, como endereço e telefone. Em seguida, serão incorporados os seguintes dados do bicho:
Nome
Data de nascimento (pode ser a estimativa)
Cor da pelagem
Espécie (cão ou gato)
Sexo
Local de nascimento do animal
Também é possível informar se o pet é castrado ou tem microchip. Caso o tutor queira, o sistema ainda permite anexar uma foto 3×4 – se atente bem para que a face do bichinho apareça claramente.
Após preencher todos os campos necessários, o sistema irá gerar o cadastro digital e atribuir um número único e intransferível (exemplo abaixo).
O RG do pet irá conter informações essenciais de identificação, como nome, cor da pelagem e espécie
gov.br/Reprodução
Cada pessoa pode registrar quantos animais desejar, ficando vinculados à mesma conta do Gov.br. O cadastro ainda pode ser transferido de um tutor para outro, desde que os envolvidos concordem com a mudança.
Leia mais
Ao finalizar o registro, o tutor também pode gerar um arquivo PDF, assim é possível imprimir a carteirinha, além de uma tag para colocar na coleira – ambos terão o mesmo QR code de identificação do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima