Coala Festival, em SP, usa quase 700 samambaias na cenografia; entenda o conceito

Entre os dias 5 e 7 de setembro, o Memorial da América Latina recebe o Coala Festival 2025, cujo objetivo é trazer visibilidade a artistas brasileiros. Para a 11º edição, já estão confirmados os artistas Liniker, Black Alien e Caetano Veloso — e, claro, muitas samambaias!
Leia mais
Ao longo dos últimos anos, a cenografia do evento ganhou destaque pelo uso de cerca de 700 exemplares da espécie.
“O nome Coala remete imediatamente a uma selva. Mais especificamente à australiana, dominada por eucaliptos. No entanto, optamos por dar um toque brasileiro à identidade do festival, aproximando a estética da nossa própria flora, mais nativa e menos importada”, diz Christiano Pix, sócio e diretor criativo do Coala Festival.
Na edição de 2018, que contou com a participação de Gilberto Gil, o palco do Coala Festival já era ornamentado com várias samambaias
Wesley Allen/Divulgação
Para contrastar com a arquitetura brutalista de Oscar Niemeyer do Memorial da América Latina, a solução verde mais viável e acessível encontrada foi o uso da espécie.
As plantas são adquiridas no Ceagesp próximo ao início do festival, com antecedência suficiente para a instalação na cenografia, sem comprometer sua integridade pela exposição prolongada à aridez local.
Na cenografia do palco do Coala Festival, além de samambaias, são utilizadas outras plantas ornamentais
Fernando Schlaepfer/Divulgação
“Durante todo o processo, a manutenção das plantas também exige atenção. Borrifá-las com água regularmente é fundamental para preservar sua vitalidade e aparência até o final do festival”, comenta Christiano.
A maioria das samambaias do Coala Festival fica concentrada no palco, que requer maior apelo estético
Fernando Schlaepfer/Divulgação
Embora a maioria das samambaias fique concentrada no palco, com uso pontual de outras espécies ornamentais, alguns exemplares ficam ao alcance do público, espalhados pela arena em obras artísticas, sinalizações e passarelas. Assim, criou-se a tradição de, ao final do evento, o público levar as plantas como lembrança — uma cena que já até viralizou nas redes sociais.
Leia mais
“Nossa proposta é justamente oferecer experiências únicas e marcantes. E, embora essa prática não tenha sido planejada, se tornou um elemento que reforça o vínculo afetivo entre o Coala Festival e seu público”, fala o diretor criativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima