Pinturas e cerâmicas coloridas setorizam espaços em apartamento de 29 m² em SP

Localizado no Brooklin, em São Paulo, este apartamento de apenas 29 m² foi repaginado para ter aproveitamento total do espaço, além de utilizar cores de forma estratégica para delimitar cada ambiente. O projeto, idealizado pelo arquiteto Ricardo Abreu, do escritório Ricardo Abreu Arquitetos (@ricardoabreuarquiteto), foi solicitado pelos proprietários com o fim de locações temporárias.
Leia mais
Segundo Ricardo, os proprietários também desejavam valorizar a vista privilegiada para a cidade e aproveitar a iluminação natural, além de criar um apê acolhedor com raízes contemporâneas.
Assim, o arquiteto repaginou o layout, retirando as divisórias entre a parte interna e o terraço gourmet, unificando o imóvel. Os cômodos foram delimitados com o uso de pinturas e cerâmicas coloridas.
QUARTO | Na parede do dormitório, tinta alaranjada na cor Pote de Argila, da Coral. A cabeceira e o piso criam linearidade com o uso da cerâmica na cor GN, da Portinari. Marcenaria executada pela Jacskon Marcenaria. Decorações da Black Angel. Roupa de cama da Casa Riachuelo. Envidraçamento e persianas da TorreGlass
Alessandro Gruetzmacher/Divulgação
“É uma estratégia para evitar custos elevados de marcenaria. O abuso das cores foi o ponto de partida para provocar uma experiência única, alegre e divertida”, explica o arquiteto.
Além disso, a cerâmica é um material de fácil manutenção e limpeza, aspectos importantes em um apartamento voltado para curtas locações.
COZINHA | O ambiente é revestido com a cerâmica amarela na cor YL, da Portinari, criando uma oposição suave com bancada de granito preto
Alessandro Gruetzmacher/Divulgação
A cozinha foi pautada pela claridade, com revestimentos em amarelo-claro. O ambiente ainda ganhou um toque retrô com a bancada de granito preto, que criou um leve contraste no visual.
QUARTO | Localizado na área central do apartamento, o dormitório é marcado pela parede com tinta na cor Pote de Argila, da Coral. A cabeceira segue o uso de cerâmica na cor GN, da Portinari. A marcenaria curva, que funciona como mesa de cabeceira, foi executada pela Jacskon Marcenaria. Decorações da Black Angel. Roupa de cama da Casa Riachuelo
Alessandro Gruetzmacher/Divulgação
No piso, a cerâmica se repete, porém, em verde, e se estende até a cabeceira da cama. “Desta forma, o apartamento tem cada espaço individualizado, mas a escolha do mesmo piso e outra cor contrastante foi fundamental para romper esta segregação e integrar tudo”, diz Ricardo.
QUARTO | A cama, com enxoval da Casa Riachuelo, é ‘abraçada’ pela pintura laranja-terracota Pote de Argila, da Coral, bem como a cabeceira revestida com a cerâmica verde GN, da Portinari, também presente no piso. A mesa de cabeceira verde é da Tok&Stok, enquanto a laranja é uma extensão da marcenaria curva, executada pela Jackson Marcenaria. Decorações da Black Angel. Ar-condicionado da LG
Alessandro Gruetzmacher/Divulgação
A cama cria um ponto de suavidade devido ao enxoval branco e as almofadas coloridas em tons pastéis, que incrementam a composição convidativa ao descanso. Outra cor presente é a terracota, que reveste a parede atrás da cama, o teto e a marcenaria sinuosa.
ÁREA MULTIFUNCIONAL | À frente da cama, a parede ganhou pintura bege com a tinta Castanha Ribeirinha, da Coral. A mesa funciona como home office e apoio de objetos. O banco vermelho é revestido com a cerâmica DRD, da Portinari. Decorações da Black Angel. Cadeira da Tok&Stok
Alessandro Gruetzmacher/Divulgação
Em frente à cama, a parede bege cria contraposição com a pintura terracota e traz claridade à área designada para a televisão e a bancada de home office.
Leia mais
Um ponto de destaque, para o arquiteto, é o banco revestido de cerâmica vermelho-escuro, que dialoga com as paredes terracota e serve como espaço de convivência com vista direta para a capital paulista.
DETALHES | Decorações da Black Angel
Alessandro Gruetzmacher/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima